Segunda, 09 De Julho De 2018

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Bloodborne РBem vindos a caçada!

 
Aproveitando os embalos tanto da PSN Plus oferecendo o jogo no serviço, quanto a postagem nova do site sobre P.H. Lovecraft, venho aqui falar pra vocês sobre Bloodborne. Jogo exclusivo de Playstation 4, lançado em março de 2015, produzido pela FromSoftware e publicado pela Sony.
Falar sobre Bloodborne sem fazer compara√ß√Ķes com Dark Souls e Demons Souls √© praticamente imposs√≠vel, mas vamos l√°, em entrevistas, o diretor Hidetaka Miyazaki, o diretor das tr√™s s√©ries deu declara√ß√Ķes esclarecedoras, “Bloodborne possue o mesmo DNA de Demons Souls”, para os conhecedores de g√©netica b√°sica sabem que isso n√£o quer dizer igualdade, e que, apesar da semelhan√ßa, “Nunca foi produzido com a inten√ß√£o de ser um Demons Souls 2”, afinal a Sony queria uma IP nova para apresentar na nova gera√ß√£o de consoles que na √©poca estava por vir, pois a produ√ß√£o de Bloodborne come√ßou paralela a de Dark Souls 2.
Com carta branca da Sony, Miyazaki colocou muito do seu gosto pessoal no t√≠tulo, que rendeu um jogo excelente em todos os aspectos, se inspirando em Dr√°cula e especialmente Lovecraft, o ultimo em especial por ser de muito estima para o diretor, ele ambientou todo o jogo em um clima que chega ser mais agressivo daquele visto em Dark Souls, particularmente eu defino Dark Souls como “pesado”, Bloodborne chega a ser “grotesco”, pois al√©m de mais denso visualmente, o gameplay √© mais agressivo, que ser√£o detalhados nos t√≥picos mais a frente:

ENREDO

Bem vindos a Yharnam, a cidade mais famosa do mundo pelas suas curas as mais diversas enfermidades, contando com uma arquitetura g√≥tica exuberante e √ļnica. Muitos viajantes se aproximaram em busca das curas milagrosas e por muito tempo houve apenas a paz, mas com o tempo, uma forte doen√ßa chegou a cidade, com ela, tanto moradores quanto viajantes passaram a se tornar feras grotescas e ensandecidas por sangue. Para combater esse mau que apenas a cura n√£o dava mais conta, um grupo de ca√ßadores foi criado com o objetivo de eliminar todas essas criaturas e limpar a cidade e √© a√≠ que entra o jogador, como mais um visitante em busca da cura de suas enfermidades, √© necess√°rio provar o seu valor em ca√ßada para receber a cura.
Como dito antes, diversas refer√™ncias a P.H.Lovecraft est√£o presentes, mas inseridas de maneira bem sistem√°tica e sutil, como todo bom jogo do Miyazaki, aberto a interpreta√ß√Ķes. A internet est√° cheia de teorias que s√£o muito boas de ver pois ajuda at√© mesmo voc√™ a criar sua pr√≥pria interpreta√ß√£o, al√©m de fica uma recomenda√ß√£o de leitura.

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GAMEPLAY

Como √© poss√≠vel observar na imagem, Bloodborne √© aquilo que a comunidade gamer chama de¬†soul’s like,¬†ou seja, semelhante a Dark Souls, mas ele n√£o √© igual, diferente do seu primo mais velho, Bloodborne conta com um gameplay mais acelerado e agressivo e com um sistema de risco recompensa mais¬†atrativo, onde ap√≥s levar um dano, o personagem tem a chance de “tomar de volta” seus pontos de vida em um prazo curto de tempo gerando dano no inimigo. Para equilibrar mais ainda, foi inserido armas de fogo, que tem por fun√ß√£o, desarmar os inimigos, permitindo mais fugas r√°pidas, contra-ataques e ataques cr√≠ticos.

As armas s√£o mais vers√°teis e tecnol√≥gicas comparadas as fantasiosas de Dark Souls, tendo uma transforma√ß√£o dispon√≠vel para cada arma que altera completamente seu m√©todo de uso mas permite ainda mais intera√ß√£o no combate, que conta com um sistema de cura r√°pido com o uso de um bot√£o apenas. N√£o h√° a presen√ßa de armaduras, apenas trajes que auxiliam nos status do personagem, afinal o uso de armadura prejudicaria a mobilidade que √© a chave do jogo, assim como tamb√©m h√° escudos presentes no jogo, mas fica a conta e risco do jogador usar, palavras dos desenvolvedores do jogo: “N√£o adianta nada usar escudo contra inimigos agressivos”.
DLC

Em novembro de 2015 foi lan√ßada a dlc:¬†The Old Hunters,¬†que transporta o jogador para o Pesadelo do Ca√ßador, onde tem que lidar com o terr√≠vel passado da era das ca√ßadas, um ambiente ainda mais brutal com as mais diversas revela√ß√Ķes.
A expans√£o conta com um mapa gigantescos, novos inimigos, novas armas, novos boss e ainda mais conte√ļdo para a rica hist√≥ria.

TRILHA SONORA

A trilha sonora foi uma co-produ√ß√£o entre a divis√£o de m√ļsica da¬†Sony Computer Entertainment, neste caso tanto da SCEA como da SCEJ, e a produtora do jogo, a¬†From Software.¬†Gravada nos¬†est√ļdios Abbey Road, e nos¬†est√ļdios AIR, ambos em¬†Londres, a banda foi criada com uma orquestra de 65 pessoas, com um coro de 32, juntamente com v√°rios artistas e instrumentos solo. Foram compostos cerca de 94 minutos de m√ļsica na From Software e as misturas foram feitas na sede da PlayStation na Calif√≥rnia. Nomes de peso fazem parte dessa composi√ß√£o: Yuka Kitamura (Dark Souls II), Ryan Amon (Assassin’s Creed Unity),¬†Cris Velasco (God of War,¬†Borderlands 2,¬†Mass Effect 3), Nobuyoshi Suzuki, Tsukasa Saitoh da From Software (King’s Field IV,¬†Armored Core 3) e Michael Wandmacher (Drive Angry,¬†Piranha 3D,¬†Punisher: War Zone,¬†Twisted Metal). Depois tamb√©m foi feita uma trilha sonora in√©dita s√≥ para a dlc.
CONCLUSÃO
Eis a√≠ uma obra de arte na √°rea de games, digno da atual gera√ß√£o de games, pega uma f√≥rmula j√° usada e consegue aplicar de uma maneira √ļnica, uma hist√≥ria profunda que usa a obra de P.H.Lovecraft de maneira maestral, ent√£o para aqueles donos de PS4 que inclusive possuem PSNPlus, aproveitem que o jogo est√° dispon√≠vel no servi√ßo, usufruir dessa obra de arte chega quase a ser uma obriga√ß√£o como gamer.

Texto do Mateus Batista

Quem é timEU

Um indiv√≠duo entre outros 7 bilh√Ķes que comp√Ķe uma √ļnica esp√©cie entre outras 3 milh√Ķes de esp√©cies j√° classificadas que vive num planetinha que gira em torno de uma estrelinha que √© uma entre outras 100 bilh√Ķes de estrelas em uma gal√°xia entre outras 200 bilh√Ķes de gal√°xias num dos universos poss√≠veis e que vai desaparecer.

  

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