Domingo, 04 De Novembro De 2018

Anuncie Aqui!

Chilling Adventures of Sabrina | Resenha do Quadrinho Que Deu Origem À Série

Quando a Netflix lançou o trailer da nova série desta feiticeira, deu um susto em muita gente. E não falo apenas porque os trailers lançados são assustadores: O Mundo Sombrio de Sabrina contrasta muito com a Sabrina que conhecíamos. Sim, estou falando da aprendiz de feiticeira da antiga sitcom que vimos pela Globo, Record e Nickelodeon. Estarão matando nossa infância?

O que poucos sabem é que esta mudança drástica não foi idéia de nenhum estúdio: ele começou nos quadrinhos. O autor Roberto Aguirre-Sacasa, que já trabalhou pra Marvel e também escreveu para séries como Glee e a atual Riverdale, havia chamado a atenção quando o mesmo pegou Archie, um clássico dos quadrinhos adolescentes da década de 40, e o colocou em um cenário de apocalipse zumbi em Afterlife With Archie. Após a sexta edição, que focou em Sabrina, o sucesso foi tanto que anunciaram um quadrinho solo da mesma.

Imagem relacionada
Reaparição da personagem.

Assim nascia o título Chilling Adventures of Sabrina (traduzido aqui como O Mundo Sombrio de Sabrina, para a série).

Sobre Sabrina

Outro fato é que esta amada bruxa adolescente havia surgido originalmente nos quadrinhos de Archie, na década de 1960.; mais precisamente no título Archie’s Mad House número 22. Logo virou personagem recorrente do título. Enquanto os personagens principais viviam em Riverdale(sim, a mesma do seriado), Sabrina vivia na cidade vizinha, Greendale.

Imagem de sua primeira aparição.

Nos quadrinhos originais, ela surgiu devido a uma poção mágica que deu errado. Apenas no seriado de 1996 é que sua origem foi reformulada, introduzindo o lance de ser meio-bruxa(meio sangue?). Suas histórias envolviam a mesma tentando ajudar outras pessoas secretamente com seus poderes.

Mas os tempos são outros…

O enredo

Embora a personagem tenha surgido primeiramente no título de Afterlife With Archie, a história se passa na década de 1960 e não tem relação com o universo alternativo representado pelo mesmo. Na sociedade secreta das bruxas, as mesmas são permitidas constituir família apenas com outros bruxos. Mas o pai de Sabrina conseguiu permissão para casar-se com uma mortal e Sabrina nasceu dessa união. Não foi um momento feliz: sua mãe tentou fugir com ela e acabou enlouquecendo, sendo internada em um sanatório pelo resto de sua vida. Seu pai veio a desaparecer logo depois, deixando uma poderosa e atormentada criança aos cuidados de suas tias.

Imagem relacionada

Todo este pano de fundo empurra Sabrina para seu momento mais importante: o momento em que ela completará seus 16 anos e finalmente poderá se assumir como bruxa perante os seus iguais… e é aqui que a trama se complica.

Esqueçam a bruxa boazinha

As bruxas aqui retratadas não são exatamente Wiccans e a sociedade delas tá bem longe de Harry Potter: estas são bruxas raiz, do tipo do filme A Bruxa, envolvendo Satã, sacrifícios e tudo o mais.

Imagem relacionada
Cena de A Bruxa.

A princípio parece uma versão dark e com mais humor negro de Harry Potter: os jovens aprendem magia ou em escolas para bruxos ou em casa, aprendem sobre sua história e são batizadas com água profana. E esse batismo ocorre em uma idade em que o jovem tem condições de decidir por si o que quer para o seu futuro: abraçar a bruxaria ou viver seus dias como mortais.

Imagem relacionada
A pressão é grande, mas é uma decisão maior do que escolher um curso universitário.

E é justamente esta decisão que irá atormentar a pobre Sabrina, quando esta se apaixona.

Roteiro

Todo o mencionado anteriormente é apresentado sem atrapalhar a narrativa. As primeiras edições são usadas para apresentar os principais personagens, posiciona-los nos pontos certos da trama e lançar um pouco de luz sobre a sociedade bruxa, além do impacto de Sabrina no mesmo. Roberto Aguirre-Sacasa sabe dosar os flashbacks e não os deixa atrapalhar a trama. Muito pelo contrário: eles dão força à mesma.

Quanto aos personagens, o autor preservou vários personagens da mitologia clássica da personagem. Temos suas tias, Hilda e Zelda, e o brusco e sarcástico gato Salem. E temos também um grande rol de novos personagens.

Os personagens

Sabrina Spellman

Imagem relacionada

Filha de um bruxo e uma humana, Sabrina cresceu atormentada pelas outras crianças devido a isso. Para permitir que ela cresça mais saudável, suas tias se mudam com ela para Greendale e passam a educa-la na bruxaria por conta própria enquanto Sabrina estuda em uma escola normal.

Sabrina tem grandes dons mágicos que surpreendem suas tias. Se sente à vontade na sociedade dos bruxos e anseia pelo seu aniversário de 16 anos quando poderá se tornar oficialmente uma bruxa; mas o envolvimento com Harvey a faz ficar dividida quanto ao que realmente quer.

Hilda e Zelda Spellman

Resultado de imagem para hilda and zelda chilling adventures comic
As da frente. Hilda de óculos e Zelda a de cabelos escuros.

Ambas são tias e guardiãs de Sabrina. Hilda é jovial e paciente(apenas ameaças ao bem-estar de Sabrina a tiram do sério). Zelda, em contraste, é mais durona e pragmática que sua irmã. Ambas tem a relação clássica de irmãs, com discussões bobas e discordâncias, porém são bastante unidas e respeitadas na comunidade das bruxas.

E elas também são canibais.

Salem

Imagem relacionada

No seriado antigo, Salem era um poderoso bruxo condenado a viver seus dias como um gato por tentar conquistar o mundo. É um personagem de língua afiada e a escolha de um gato como sua nova forma condiz com sua personalidade. É o familiar de Sabrina.

Resultado de imagem para salem gif

No novo quadrinho, Salem não era um bruxo mas um humano que seduziu uma bruxa(sem saber), engravidou-a e recusou-se a casar com ela. Por isso foi transformado em um gato. Para piorar, o maluco enquanto gato tentou causar o apocalipse(imagina se fosse bruxo). Como penitência, o próprio tinhoso o incubiu de proteger Sabrina e, em troca, teria sua forma humana de volta.

Ambrose

Resultado de imagem para chilling adventures of sabrina comic ambrose

Primo britânico de Sabrina, foi expulso de sua escola por ter se revelado aos mortais e está em uma espécie de prisão domiciliar na casa dela. A princípio parece um arrogante com o qual Sabrina vai se dar mal, mas se mostra amigável e a ajuda sempre que pode. Tem como familiar um par de cobras, Nag e Nagaina.

Harvey Kinkle

Imagem relacionada

Astro do futebol americano da escola, Harvey e Sabrina acabam se apaxionando. Ele não sabe de sua natureza mas desconfia que ela esconde algo.

Harvey foge do estereótipo do jock americano. Se mostra um rapaz sensível, humano e falho. A edição 4 dá bastante destaque a ele, em um grande momento do quadrinho.

Madame Satã

Opa, madame errada.

Inicialmente surgida na década de 40, na revista Pep Comics, Madame Satã era uma mulher tão diabólica que, ao morrer, foi transformada em sócia do próprio diabo para espalhar maldades. Em sua forma humana era bela, mas em sua forma verdadeira ela tem rosto verde com um formato de caveira.

Resultado de imagem para madam satan

Em Chilling Adventures, ela se chamava Iola e namorava o pai de Sabrina, Edward. Ao ser trocada por uma mortal, ela fica tão desolada que acaba se matando, indo parar no círculo do inferno voltado aos suicidas. Porém, duas bruxas amadoras de Riverdale(humanas normais brincando com magia) acabam libertando uma furiosa e vingativa Madame Satã, que vai fazer tudo para se vingar de Edward…atacando a todos relacionados a ele, principalmente Sabrina.

Resultado de imagem para chilling adventures of sabrina madam satan comic
Agora sim…

Edward Spellman

Resultado de imagem para edward spellman comics

Pai de Sabrina, um bruxo poderoso e bastante respeitado na sociedade bruxa. Embora vá de encontro com os preceitos da bíblia satânica(seguida a risca pela mesma), conseguiu que o conselho aprovasse seu casamento . Desaparece misteriosamente após um fato bizarro… mas será que tudo não faz parte de seus planos?

Betty e Verônica

Imagem relacionada

As “bruxas” amadoras que ressuscitaram Iola por acidente. Inicialmente parte de um triângulo amoroso com Archie desde o início de seu quadrinho.

Resultado de imagem para archie betty and veronica

Em Chilling Adventures, pouco se tem referência à Archie. Mas se infere sutilmente que o propósito da conjuração mal sucedida envolve o rapaz. Acabam sendo recrutadas pela Madama Satã para seus planos.

Resultado de imagem para avengers age of ultron veronica
Curiosidade: a Veronica de Era de Ultron é referência à Veronica de Archie. Já que Bruce Banner já tinha sua Betty…

Arte

Robert Hack captura muito bem o espírito da década de 1960, explorando bem o jeito de se vestir, penteados e o espírito da época, do ponto de vista de uma cidade pequena. Ele tem um dom para retratar o macabro, com tudo em tons de sépia e excelente uso de cores.

Imagem relacionada

O contraste impera aqui e Hack sabe conduzir atmosferas mais leves e fazer a transição com cenas mais macabras de forma natural e sutil. É um excelente narrador e constrói personagens expressivos e sem exageros.

Qualidades e defeitos

Chilling Adventures of Sabrina traz um mundo sobrenatural paralelo muito parecido com o mundo normal. A sociedade bruxa procura se manter a parte do mundo para se proteger de sua agressividade(vide inquisição), mas guarda muitas semelhanças com a nossa. A bíblia satânica é praticamente um reflexo da bíblia cristã, com seus preceitos e suas contradições.

Os temas envolvendo satanismo podem incomodar leitores mais sensíveis. Aguirre e Hack, no entanto, não deixam a coisa desbancar pro mal gosto e sabem equilibrar os tons.

Imagem relacionada
Como nessa cena.

Se o quadrinho peca em algo é em retratar Ambrose e Salem. O primeiro é um britânico afetado e estereotipado e é difícil se importar com ele. Salem, que sempre foi memorável, também não chama muito a atenção nas primeiras edições, mas ganha uma edição focada nele no número seis.

A periodicidade é outro problema. A primeira edição foi lançada em 2014 e só este ano veio a oitava edição(façam as contas). Como Aguirre também trabalha para a TV, é compreensível que o mesmo não possa se dedicar ao quadrinho. Prevejo que a série não seguirá muito o quadrinho, da mesma forma que Game of Thrones passou a seguir seu próprio rumo.

O que esperar da série?

Ela começa hoje, dia 26 de outubro. E pelo que vimos do trailer(aguarde texto sobre a série neste mesmo site), o espírito dos quadrinhos está bem preservado, com o contraste entre o leve e o macabro. O trailer em si é perturbador pelos temas satânicos, coisa em comum com os quadrinhos.

Ambrose aparentemente terá sua sexualidade melhor explorada, coisa mais sutil no quadrinho. E apenas em trailers mais recentes fomos introduzidos à Salem, e não sabemos o quão semelhante ele será ao que já conhecemos.

E a expectativa para conferir Madame Satã é grande. A atriz Michelle Gomez já é conhecida de fãs de Doctor Who como a diabólica Missy e nela encarnou uma espécie de Mary Poppins maligna. A expectativa de vê-la em um papel ainda mais sinistro e menos caricato é grande.

Resultado de imagem para missy doctor who gif

A série parece ter agradado à crítica, com um bom aproveitamento. Aguardem para breve uma crítica nossa.

E no Brasil?

Não há informações se alguma editora se interessa em trazer o quadrinho para o Brasil. O problema da periodicidade pode ser um dos obstáculos. Com o sucesso da série, quem sabe a Panini ou outra editora se interessa em trazer?

Mas se não quiser esperar, clique neste link e encomende o primeiro(e,até agora, único) encadernado em inglês.

https://www.amazon.com.br/Chilling-Adventures-Sabrina-Roberto-Aguirre-Sacasa/dp/1627389873?gclid=CjwKCAjw9sreBRBAEiwARroYm7He0bPiqX1KJVCUV_d63zDRxEZvBWr2mF4Wnr5lUk6xrzjPxhchsBoCFzcQAvD_BwE&hvadid=291271537438&hvdev=c&hvlocphy=1001629&hvnetw=g&hvpos=1t2&hvqmt=b&hvrand=15854587048220125155&hvtargid=kwd-299613116122&keywords=chilling+adventures+of+sabrina&qid=1540567990&sr=8-1&tag=hydrbrgk-20&ref=sr_1_1

 

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: