Sábado, 06 De Outubro De 2018

Notícias sobre Filmes, Séries e Netflix

Companhia das Letras Relança O Eleito, de Thomas Mann

Mais uma obra de Thomas Mann é resgatada: O Eleito (272 páginas, preço sugerido R$ 64,90). O volume, que chega às livrarias no final do mês, saíra anteriormente no Brasil pela editora Mandarim com tradução de Lya Luft e agora retorna como o sétimo título a integrar a belíssima coleção do autor que a Companhia das Letras lança em capa dura.

Neste romance de 1951, o autor reconta a fabulosa epopeia medieval do Papa Gregório, homem que vive a dualidade de ser fruto de um pecado e querer servir a Deus com toda sua alma.

Thomas Mann redescobriu a lenda do Papa Gregório, esse “Édipo cristão”, produto de um incesto, que tinha a “força do arrependimento para perdoar todos os pecados”, quando procurava um tema para o seu herói Adrian Leverkühn, protagonista de Doutor Fausto. Tempos depois, o escritor tomou consciência do fascínio da história em si e escreveu O eleito.

Narrado por um monge irlandês, o romance acompanha a vida de Gregor, lançado ao mar num cesto, ainda bebê, por ser o fruto pecaminoso de um casal de irmãos nobres. Ele sobrevive milagrosamente e é criado numa ilha por pescadores e um monge. Já adulto, o destino fará com que ele reencontre a mãe, agora rainha, e repita o pecado do incesto, pois ambos ignoravam seus laços de sangue. Banido de novo, ele buscará o caminho da evolução moral e espiritual, para então encontrar a redenção divina.

Thomas Mann nasceu em Lübeck, na Alemanha, em 1875. Em 1929, foi premiado com o Nobel de literatura. Quando Hitler tomou o poder, Mann partiu para o exílio, nos Estados Unidos. Retornou à Europa em 1952 e viveu na Suíça até sua morte, em 1955.

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: