Terça, 10 De Julho De 2018

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Dark Souls e sua influência na cultura gamer

A era do fogo parece ter se estendido bem mais do que o Escolhido havia previsto.

Dark Souls √© um jogo dif√≠cil. √Č um jogo que n√£o vai te perdoar por estar cansado ou por precisar pausar. √Č um teste para ver o qu√£o bem voc√™ lida com situa√ß√Ķes adversas e com o stress. E o pior de tudo: A culpa sempre vai ser sua, ent√£o git gud e tente de novo.
Hidetaka Miyazaki certamente criou um universo obscuro, repressivo e at√© mesmo claustrof√≥bico por vezes, mas isso n√£o iniciou em Dark Souls, mas sim em¬†Demon’s Souls, um RPG que at√© hoje √© reconhecido como um dos melhores jogos de PS3.
Sua sequ√™ncia espiritual, Dark Souls, apresentou o mesmo esquema de controle de Estamina, com algumas poucas modifica√ß√Ķes no sistema de magia, e ficou t√£o popular que houve uma peti√ß√£o lend√°ria para que o jogo fosse lan√ßado tamb√©m para os PCs.
Lendário também foi o Port feito para o PC, que de tão mal feito que foi, precisa até hoje de um aviso na Steam dizendo que é extremamente recomendado jogar com um controle acoplado ao computador.
Mas não é sobre isso que viemos falar aqui.

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A era do fogo

Para quem n√£o sabe, a lore em volta do jogo Souls, de uma maneira geral, se referem a ciclos, normalmente no final apocal√≠ptico deles. A Era do Fogo se refere ao primeiro jogo, onde na hist√≥ria, o mundo s√≥ foi formado ap√≥s o primeiro fogo ter sido dado aos primeiros Lordes que derrotaram os drag√Ķes. Seu objetivo √© manter a era do fogo pelo maior per√≠odo de tempo poss√≠vel… Ou extingu√≠-la de uma vez e tornar-se o rei em meio as trevas.
O jogo ficou tão mitificado dentro da comunidade gamer por não ser minimamente misericordioso com o jogador que faz movimentos sem pensar, que finalizar Dark Souls se tornou quase um troféu para todos os mortais que não quebraram o controle do vídeo game tentando.
O jogo se tornou t√£o simb√≥lico, e com uma comunidade t√£o facilmente identific√°vel, que n√£o demorou muito at√© que sua f√≥rmula fosse copiada at√© a semi-exaust√£o por jogos como Lords of the Fallen, Nioh, The Surge…

Exaust√£o, de novo e de novo…

Acredito que boa parte da exaustão em relação ao Dark Souls não vem de sua fórmula, que vamos combinar, funciona tão bem agora quanto o MetroidVania funcionou nos anos 90/2000.
Boa parte da exaustão não vem da comunidade, mas sim da mídia

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Dark Soul 1 é como o Dark Souls do Dark Souls!

Com certeza em algum momento de suas vidas voc√™s j√° ouviram a express√£o “√Č como o Dark Souls do…”. A m√≠dia faz quest√£o de falar isso a cada novo game lan√ßado, o que √© na verdade, apenas um atestado sobre como eles n√£o fazem ideia do que Dark Souls √©.
Isso pode e VAI frustrar bastante alguns gamers que, ou querem algo diferente do Dark Souls e passam longe dos jogos, ou realmente querem algo como o Dark Souls e acabam com um jogo totalmente diferente em m√£os!
Especialmente agora, em que o gênero Soulslike está enveredando para lugares diversos, com jogos como Eitr, Below e Necropolis.
Dark Souls √© um jogo marcante, e o que o define √© muito mais do que um atributo ou sua dificuldade. √Č sua atmosfera opressiva, √© seu gameplay fluido, sua ambienta√ß√£o majestosa… √Č muito mais que somente um jogo dif√≠cil.

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