Quinta, 27 De Dezembro De 2018

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D&Dezembro | Resenha – The Indie Hack.

Não demorou muito tempo depois que escrevi este artigo, que me dei conta que o PDF de The Indie Hack(cujo financiamento no catarse eu participei) já estava disponível para o download. Com a confusão do natal, não tive muita oportunidade para ler, mas pude focar e termina-lo.

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“Mas… j√°????”

Tendo apenas 43 p√°ginas, n√£o foi dif√≠cil termin√°-lo. The Indie Hack √© um RPG Old School minimalista ao extremo. Mas isso n√£o significa que seja t√£o simples quanto parece; embora o livro d√™ um jeito de tirar qualquer d√ļvida, a medida que avan√ßamos nele.

O que é The Indie Hack?

The Indie Hack (TIH) é um jogo de RPG de fantasia minimalista, construído a partir das ideias no The Black Hack, que é jogado com lápis, papel, dados e imaginação. Ele pega o jogo old-school e adiciona um toque indie: você tem heróis, magia, armadilhas e monstros, porém os jogadores tem maior controle sobre a riqueza da história.

Os personagens n√£o s√£o governados por ideias abstratas de bondade e ordem, mas por Mestres (que tentam impressionar) e Deusas (que tentam apaziguar quando est√£o pr√≥ximos da morte). Os personagens t√™m relacionamentos entre eles e tamb√©m com PNJs que evoluem dentro da mec√Ęnica. Jogadores respondem perguntas focadas nas classes sobre o mundo durante a cria√ß√£o do personagem, para ajudar o MJ desenvolver o cen√°rio e o tom da aventura.

Existem sete classes que podem ser escolhidas: O Veterano sobrevive através das batalhas. O Exorcista bane os Mortos-Vivos. O Caçador consegue achar qualquer coisa em território selvagem. O Trapaceiro evita armadilhas e abre fechaduras. O Elementalista manipula fogo, água e pedra. O Ocultista invoca coisas mortas. E o Forasteiro é… bom… diferente.

Em The Indie Hack, você não coleciona XP, você coleciona cicatrizes

O conceito trazido na contracapa resume muito bem a ideia dele: √© um jogo com poucas regras e conte√ļdo m√≠nimo e essencial.

Mas ter menos significa ter mais?

Regras

Os testes do jogo, seja para realizar uma façanha ou combate, se resumem no uso de dois dados de seis faces(2d6): um claro e outro escuro(não precisa ser realmente um branco e outro preto). O claro representa o desafio proposto e o escuro representa a atividade do personagem para encara-lo. Detalhe: o jogador rola ambos os dados. Os resultados são interpretados a respeito da diferença entre ambos os dados e comparados a uma tabela.

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E aqui vem a introdu√ß√£o de um conceito diferente: o detalhe. O detalhe representa uma modifica√ß√£o em uma situa√ß√£o, indiv√≠duo, item ou cen√°rio. S√£o tr√™s tipos de detalhe: forte, adicionados ap√≥s a rolagem de dados para alterar significantemente uma pessoa, lugar ou coisa(causar dano, por exemplo); fraco, que s√£o mudan√ßas temporais e superficiais(um detalhe fraco pode dar direito a uma pergunta ao personagem que deseja obter informa√ß√Ķes); e um detalhe de cena, que influencia o cen√°rio ou as t√°ticas usadas.

Outra coisa: o jogador é quem decide o que será o detalhe. Num combate, por exemplo, um detalhe forte pode ser o dano na criatura. Se o resultado garantir um detalhe a um aliado, este pode decidir que encontrou o ponto fraco de um oponente. O mestre pode garantir o detalhes benéficos, caso o próximo ataque do aliado seja bem sucedido.

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“ACHEI O PONTO FRACO!”

Criação de personagens

Os personagens criados em The Indie Hack só tem três atributos: Brutalidade(que representa a força), Precisão(seria o equivalente à destreza) e Perspicácia(inteligência e sabedoria). Cada um deles pode ser aplicado nas jogadas(Brutalidade para um teste de força ou ataque com machado). Mestre e jogadores decidem se os atributos começarão positivos, zerados ou negativos(+1, 0 ou -1).

Como exemplo, vamos ficar com o 0. Com os atributos zerados, adicione +1 a um deles, deixe outro zerado e outro em -1. Jogando 1d6 e consultando uma tabela, ser√° decidido qual atributo ganhar√° +1.

Ap√≥s obter esses atributos, chegou a hora de decidir a classe. A classe complementar√° os atributos, oferecer√° perguntas para personalizar, e ser√£o oferecidas aptid√Ķes naturais e outros detalhes(como relacionamentos, dentro e fora do grupo).

Descrição do Veterano, o guerreiro de The Indie Hack.

Caindo

Ao atingir sua capacidade máxima de dano, o personagem cai. Ele pode voltar a vida se suplicar aos deuses para mais uma chance. Sendo bem sucedido, o personagem poderá voltar mas terá de cumprir uma promessa à uma das divindades(Mãe, Criança ou Anciã).

Evoluindo

A evolução é controlada pelo mestre mas os jogadores definem com ele o ritmo da evolução. A experiência pode se traduzir em ganho de habilidades, feitiços e proficiência; aumento da capacidade de Caído; mudança e formação de relacionamentos, entre outros pontos relevantes.

Veredito

A apresenta√ß√£o das regras n√£o √© dif√≠cil, mas o conceito de detalhe √© estranho de se pegar a princ√≠pio. Felizmente, ao final dele, temos o exemplo de uma aventura no qual quaisquer d√ļvidas a respeito das regras s√£o sanadas.

A filosofia por trás dos jogos ao estilo Hack pode assustar jogadores iniciantes. A insegurança e a necessidade de referência pode deixar alguns meio paralisados pois o livro deixa bastante espaço para o jogador preencher. Por exemplo, o livro é tão simples que não conta com uma lista de feitiços mas a descrição das habilidades dos personagens arcanos dão exemplos de detalhes que podem ser gerados para gerar os feitiços desejados. Ele não norteia muito, deixando a cargo do jogador e do mestre, não sendo necessariamente uma coisa ruim para um grupo criativo.

E aproveitando a men√ß√£o ao exemplo de aventura, embora ele seja bem did√°tico e compreens√≠vel, nota-se uma falha na adapta√ß√£o do conte√ļdo. N√£o √© nada que afete a compreens√£o do que est√° sendo passado mas, mesmo n√£o tendo acesso ao material original em ingl√™s, √© poss√≠vel notar v√°rias falhas na tradu√ß√£o que torna a leitura desta parte t√£o crucial um pouco estranha.

Mas não é nada que realmente tire o brilho da obra, pois a mensagem é ainda muito bem passada.

Assim como The Black Hack, o livro incentiva o leitor a usar as regras apresentadas para criar seu conte√ļdo, assim como alterar o que est√° l√° para as suas pr√≥prias necessidades(ou seja, “hackear” o jogo). Como o financiamento ultrapassou a marca de 5.000 reais, uma de suas metas liberadas √© um hack do jogo, The Altered Hack,uma adapta√ß√£o do cl√°ssico game Altered Beast para o sistema.

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Se você gosta de um RPG criativo e simples, The Indie Hack pode ser uma boa pedida para você.

Link para a loja da editora:

https://fabricaeditora.com.br/loja/

 

 

 

 

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