Quinta, 21 De Fevereiro De 2019

LOJA QUINTA CAPA

D&Dezembro | Você não é o seu alinhamento.

Preparar o personagem é uma coisa que não muda muito de jogo pra jogo. Você define os atributos, toma decisões que o individualizem enquanto personagem jogável(raça, classe, clã, entre outros), distribui pontos, consulta tabelas… e aí vem aquele momento pra definir a personalidade da criatura.

A maioria dos sistemas faz isso de forma simples. O Mundo das Trevas tinha uma excelente mecânica de Natureza(aquilo que você é) e Comportamento(o que você mostra para a sociedade) que funcionava muito bem. Outros, como GURPS e Savage Worlds, usam um sistema de vantagens e desvantagens para moldar a personalidade do personagem. E outros deixam tudo a cargo do jogador, sem prender a uma mecânica.

Em Dungeons&Dragons e Pathfinder, o sistema é bem mais simples e se manteve praticamente intocado desde sua concepção: o cruzamento entre como o personagem lida com a sociedade(Leal, Neutro e Caótico) e o seu caráter(Bom, Neutro ou Mal). O famoso alinhamento.

Muitas classes são praticamente definidas por ele e toda a concepção do personagem se encontra presa neste cruzamento. O Leal e Bom é o certinho, o Caótico e Bom é o maluco com bom coração, o Leal e Mal é tipo um político corrupto… e por aí vai.

Mas precisa ser assim? O Paladino vai ser eternamente o personagem chatão que a gente só escolhe pelos poderes?

Apesar das classes e raças muitas vezes também terem estereótipos associados que complicam a escolha de algo único, a criatividade do Mestre e dos Jogadores são a mágica que pode fazer a diferença. A seguir vamos citar alguns exemplos de como dar um pouco mais de sabor aos diferentes alinhamentos existentes.

Order of The Stick

Foi voltando a ler a tirinha de Rich Burlew que passei a ver os personagens como mais do que os seus alinhamentos: eles são bússolas morais e nada mais. Eles não conseguem captar as nuances que as experiências de vida trazem aos personagens ou o que eles gostam, o que os irrita ou lhes agradam. Os personagens não são apenas suas opiniões e atitudes.

A seguir, vamos discorrer sobre alguns alinhamentos, usando a tirinha como exemplo.

Leal

Esta metade do alinhamento refere-se ao quão legalista o personagem é. Ele está adaptado à sociedade. Isso também pode refletir em outros pontos de sua personalidade: ele pode ser mais organizado e disciplinado. Por isso Monges são, em geral, Leais.

Leal e Bom

Pense no Superman.

Resultado de imagem para superman
Uma figura, pra te ajudar.

Ele é um cara que você pode sempre contar de que vai fazer a coisa certa. Defensor da lei e da ordem e também dos fracos e oprimidos, ele é o cara que vai te dar bons conselhos e também nunca vai te deixar na mão.

Parece chato, né? Ser tão perfeitinho?

Exceto que o Superman não é irrepreensível. Lembrem-se de que para proteger sua identidade ele é obrigado a faltar com a verdade. E também não é imune a tomar decisões impulsivas ou perder a paciência. E o seu personagem também não deveria ser.

Roy Greenhilt, de Order of The Stick, é um exemplo de herói Leal e Bom.

Resultado de imagem para order of the stick roy

Um guerreiro humano, Roy é o líder do grupo. O que é uma tarefa ingrata, pois a diversidade de alinhamentos tornam a Order of The Stick um grupo bem difícil de lidar. Insônia e raiva são parte de seu cotidiano. O sarcasmo sai de sua boca com naturalidade.

Resultado de imagem para order of the stick roy
Belkar é uma de suas maiores fontes de preocupações.

E ainda assim ele é Leal e Bom.

Roy não é perfeito. Em dado momento, ele até mesmo cogitou abandonar um dos membros do grupo. Claro que ele acabou fazendo a coisa certa, pois no final do dia ele é um bom homem. E em vários momentos, ele tomou decisões que incomodou o grupo mas que foi o certo a fazer.

E isso não significa também que ele é virjão. É só ver seu relacionamento com Celia, a elemental do ar. É um relacionamento bem apimentado, o que refuta qualquer tese de que Leais e Bons são todos bem certinhos.

Resultado de imagem para order of the stick roy and celia
Como eu nunca pensei nisso?

Leal e Neutro

Nada é mais importante que a lei. Não importa se a lei é injusta, o personagem vai seguir as regras ao pé da letra. Mas não precisa ser apenas o que é ditado pela sociedade: códigos pessoais também valem para serem seguidos.

Claro, isso não significa que o personagem é um robô.

Itto Ogami, de Lobo Solitário, é um bom exemplo de Leal e Neutro.

Resultado de imagem para lone wolf and cub

Ele vive pelo seu código, mas tinha uma esposa que amava e ama o seu filho, apesar da maneira estranha pela qual cria o menino.

O Juiz Dredd, por outro lado, seria um extremo. Uma caricatura do alinhamento.

Imagem relacionada

Em Order of The Stick, vemos um exemplo de um personagem que teve sua derrocada após se tornar Leal e Neutra. Miko Miyazaki se tornou tão obcecada pelo código dos paladinos, que se desviou do caminho da bondade.

Resultado de imagem para order of the stick miko

Leal e Mal

O político corrupto ou o CEO inescrupuloso de uma grande empresa. Esse personagem vai fazer de tudo, dentro da lei, para conseguir o que quer. Ele irá distorcer as regras, mas nunca irá mais longe do que isso. Também prospera em governos corruptos.

General Tarquin, de Order of The Stick, é um exemplo peculiar do alinhamento. É carismático mas tem uma patológica mania por controle, podendo chegar a extremos até mesmo com pessoas próximas. Ele é carismático e, apesar de ser capaz de cometer atos indizíveis, sua amizade com Malack mostra que ele não é um monstro completo.

Resultado de imagem para tarquin order of the stick
E que senso de drama!

O clérigo goblin Red Cloak também mostra uma certa “humanidade” quando passa a se importar com os hobgoblins que sempre desprezou.

Resultado de imagem para redcloak order of the stick hobgoblins
O momento da mudança.

Neutro

Tá aí um alinhamento que exige alguma disciplina pra interpretar. Aqui temos um personagem que não se importa com nenhum aspecto da sociedade o suficiente para seguir ou infrigir. De fato, ele pode muito bem funcionar em sociedade, mas também violaria as regras da mesma se necessário.

Neutro e Bom

Os personagens neste alinhamento ajudam como podem, no limite de suas possibilidades. Seguem mais a sua consciência do que as regras no local onde se encontram inserido. Se acharem certo violar a lei ou as regras sociais para alcançar o bem maior, o farão.

Daigo é um bom exemplo de personagem Neutro e Bom. Em dado momento, aconselha Hinjo, um paladino, a parar de ser tão perfeito pois seu povo precisa de um líder, não de um cavaleiro andante. Ele é um soldado fiel, mas enquanto luta sua prioridade é Kazumi, sua namorada.

Imagem relacionada
Spoilers!

Neutro Verdadeiro

Pode ser chamado apenas de Neutro. Este é a combinação mais complicada, pois é um personagem destacado: não se importa com a sociedade para estar nela ou violar suas regras e tampouco sobre ajudar pessoas ou prejudica-las. Muitos confundem isso com se comportar como desejar, mas é muito mais complicado.

O Neutro só funciona em grupo se achar que o meio onde esta inserido esta em perigo, em autopreservação ou em benefício próprio. Os druidas são normalmente neutros pois existem apenas para proteger a natureza, um ambiente nem bom nem mal mas necessário. Um personagem neutro pode ser alguém que só se importa com o conhecimento e age apenas por isso mesmo.

Vaarsuvius é um exemplo de personagem que está em jornada apenas pelo conhecimento. Ele tem amizade com membros do grupo e tem uma família que ama, mas é flexível e não se sente inclinado a fazer o bem maior ou ser mesquinho.

Resultado de imagem para vaarsuvius order of the stick
Se importar com os familiares, por outro lado…

Neutro e Mal

Sem remorso algum, os personagens neste alinhamento farão de tudo pra conseguir o que querem. Desprezam as leis mas também não são descontrolados a ponto de sair em uma orgia de violência. Sem escrúpulos ou honra, são capazes de trair aliados se acharem que vão se beneficiar.

Tsukiko, a Theurge, é um grande exemplo. Ela quer se provar à Xykon e inicia um jogo perigoso com Red Cloak. Tem uma fascinação pouco saudável por mortos-vivos, daí sua obsessão por Xykon(que é um lich).

Resultado de imagem para redcloak order of the stick hobgoblins

Caótico

Essa é a tendência que oferece mais catarse aos jogadores e oferece mais possibilidade de interpretações engraçadas. Seja por incompatibilidade ou mesmo por desprezo, os Caóticos não se importam com convenções sociais e são altamente indisciplinados. Após parar em cada cidade, é certeza de que os caóticos vão querer ir à taverna, encher a cara e arranjar confusão.

A vida nunca é calma com eles.

Resultado de imagem para order of the stick roy nightmares

Caótico e Bom

Enquanto o Neutro e Bom ainda se esforça um pouco para manter as aparências, esse aqui não se importa com o que os outros pensam: o certo é o que importa, e danem-se as leis e tradições! Bárbaros e Bardos bondosos são certeiros neste alinhamento.

Hailey Starshine, uma ladra é um excelente exemplo deste alinhamento.

Resultado de imagem para order of the stick hailey

Hailey está bastante confortável em seu papel de ladina e não se importa com as leis, apenas com sua integridade e com seus amigos e amado.

Imagem relacionada

Caótico e Neutro

O mais imprevisível dos alinhamentos e o que pode render mais situações extraordinárias. Um legítimo espírito livre, ele segue seus caprichos, independente de onde irá leva-lo ou das consequencias disso. Também é o alinhamento de uma pessoa insana, ou beirando isso.

Julio Scoundrél é um exemplo heróico de um personagem Caótico e Neutro, sendo procurado pela lei em várias cidades por ter seduzido as pessoas erradas.

Resultado de imagem para order of the stick julio scoundrel

Caótico e Mal

Existe um motivo pra que este alinhamento sempre ter sido mais restrito à vilões. Caos e maldade são como gasolina e fogo. Uma combinação desastrosa. São criaturas caprichosas e descontroladas, sem um pingo de respeito pela vida e sofrimento alheios.

Xykon, o grande vilão de Order of The Stick, é o exemplo mais óbvio do que é ser Caótico e Mal. Caprichoso e inconsequente, ele mostra uma sabedoria muito grande para alguém neste alinhamento. Um bom exemplo disso é em seu duelo contra um turbinado Vaarsuvius, onde ele ensina a ele(ou ela?) o verdadeiro significado do poder.

Imagem relacionada

E se vocês pensam que ser Caótico e Mal é apenas morte e destruição, saibam que os sentimentos da súcubo Sabine por Nale são genuínos.

E menção honrosa à Belkar, que por incrível que pareça é um dos heróis!

Imagem relacionada

Se gostaram dos exemplos e dos personagens, saibam que The Order of The Stick é uma tirinha grátis publicada semanalmente há mais de dez anos.

http://www.giantitp.com/Comics.html

A tirinha também tem encadernados com material extra. Segue links dos mesmos:

As tirinhas também tem encadernados, caso o leitor também se interesse:

 

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: