Terça, 10 De Julho De 2018

Notícias sobre Filmes, Séries e Netflix

Dica de Leitura – BLACKSAD (Sesi-SP)

O cen√°rio de publica√ß√Ķes de quadrinhos no Brasil est√° em ebuli√ß√£o. Para o bem e para o mal.
Infelizmente, as publica√ß√Ķes que saem no Brasil est√£o em um ritmo muito acelerado e com altos pre√ßos de capa, incapacitando o leitor comum a consumir mais boas hist√≥rias em quadrinhos.
Porém, e esse lado positivo age como forma até de esconder a situação da quantidade excessiva de títulos e do alto custo do preço de capa, é inegável que as histórias que o leitor tem nas prateleiras, em sua maioria, são materiais de primeira qualidade, tornando até uma situação cruel a falta de dinheiro para tantos títulos do fã de bons contos que quer ler do bom e do melhor.
√Č nesse cen√°rio que a editora SESI-SP est√° situada, com a publica√ß√£o do √≥timo BLACKSAD.
Resultado de imagem para imagem Blacksad
A editora, que também é responsável pela publicação do clássico quadrinho europeu VALERIAN, vem publicando desde julho de 2017 as histórias do detetive antropomorfo Blacksad, tendo lançado até agora 02 volumes: ALGUM LUGAR EM MEIO ÀS SOMBRAS e ARCTIC-NATION.O quadrinho é obra de dois autores espanhóis, Juan Díaz Canales e Juanzo Guarnido.
O mercado europeu é bem diferente do que o leitor brasileiro conhece. No Velho Mundo, as histórias não são publicadas em formato mensal, como as americanas, ou semanais, como no Japão com os mangás. Lá, o trabalho dos artistas, em sua maioria, é publicado em volumes com uma história fechado e em formato de luxo em geral. Na Europa, o maior mercado de consumo de quadrinhos é a França, sendo BLACKSAD lançado primeiro no país gaulês (2000), mesmo os roteiristas sendo espanhóis.
Os dois volumes lançados até agora pela SESI-SP contem 56 páginas, formato gigante (21,5 x 29 cm),  lombada quadrada, com preço unitário de R$ 49,00. E são um deleite aos olhos do apreciador de boas histórias em quadrinho, apesar do preço salgado.
Acompanhamos o detetive Blacksad em uma representação de nosso mundo, mas com animais em vez de pessoas. O clima Noir é figura constante das histórias, principalmente do primeiro volume  РLUGAR EM MEIO ÀS SOMBRAS.
Resultado de imagem para imagem Blacksad
Cabe aqui destacar que o primeiro volume serve mais como introdução ao personagem Blacksad, já que trata de estabelecer o ambiente, a personalidade do felino e o clima da história. Tudo começa com a morte de uma atriz famosa que teve um relacionamento amoroso com o detetive no passado. Com a morte da personagem, Blacksad vai encarar o submundo do entretenimento, passando por corrupção, crimes e assassinatos. Mais noir impossível!!!!
Se o primeiro volume serve para nos apresentar o personagem, o segundo (Arctic-Nation) apresenta o universo em que a hist√≥ria est√° inserida. Percebemos que a hist√≥ria se passa nos Estados Unidos da d√©cada de 50, sendo citada uma grande guerra onde Blacksad lutou (talvez, a 2¬ļ Guerra Mundial). Mas isso tudo √© sugerido, n√£o dito diretamente no texto.
Ao investigar o desaparecimento de uma crian√ßa, o detetive vai para uma cidadezinha onde se depara com quest√Ķes raciais brutais, nos mostrando a pobreza que veio quando f√°bricas instaladas para a guerra foram fechadas, trazendo a pobreza e desesperan√ßa para uma comunidade.
Resultado de imagem para imagem Blacksad
Já tendo publicado 02 de 07 volumes que compreendem a publicação de BLACKSAD, a editora SESI-SP fez um trabalho editorial excelente, já estando o terceiro volume (ALMA VERMELHA) em pré-venda.
Essencial para os f√£s de materiais europeus, BLACKSAD √© uma f√°bula moderna que, apesar de n√£o ser no n√≠vel de MAUS e REVOLU√á√ēES DOS BICHOS – duas das f√°bulas recentes que entraram para o imagin√°rio do p√ļblico, √© essencial para o leitor de boas tramas detetivescas, devendo ser uma compra certa, mesmo com o elevado pre√ßo de capa.
Resultado de imagem para imagem Blacksad
Links para compra:
http://amzn.to/2BoKkAF
http://amzn.to/2EkK5cC
http://amzn.to/2EiLQXI

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: