Quinta, 19 De Julho De 2018

Notícias sobre Filmes, Séries e Netflix

Dono da Ugra Press fala a verdade sobre a Amazon

Sabe aquelas verdades que todos sabem mas n√£o querem ou n√£o podem falar?

O mercado editorial de quadrinhos no Brasil hoje vive disso, uma verdade que não é dita, abertamente, pelos grandes editores, mas que muitos youtubers já gritam aos quatro ventos.

Vivemos uma realidade que, de acordo com a lei¬†12.529/11 deixou de ser criminosa, mas o dumping (a√ß√£o ou expediente de p√īr √† venda produtos a um pre√ßo inferior ao do mercado, para se desfazer de excedentes ou para derrotar a concorr√™ncia) ainda pode ser punido administrativamente, e o governo tem se esfor√ßado para endurecer essas puni√ß√Ķes.

Mas o que nos chama aten√ß√£o √© a fala de Douglas Utescher sobre essas verdades n√£o ditas. Douglas √© criador, s√≥cio e editor da UGRA PRESS, uma editora, loja virtual, produtora e, desde julho de 2015, loja f√≠sica na Rua Augusta, em S√£o Paulo, onde se encontram grande n√ļmero de autores de quadrinhos independentes.
Ele foi convidado do HQs & Negócio, do canal Papo Zine, no youtube e falou sobre o assunto:

“A quest√£o dos pre√ßos na Amazon gera v√°rias distor√ß√Ķes. Consigo entender muito quando vejo os leitores confusos com esses pontos, porque √© √≥bvio. Quando compro uma garrafa de leite, n√£o sei qual que √© o c√°lculo que se faz pra chegar ao valor daquilo. Quando eu s√≥ comprava quadrinhos, eu tamb√©m n√£o tinha uma no√ß√£o muito clara, de como que isso √© “precificado”. Ent√£o, se chega algu√©m vendendo quadrinhos por metade do pre√ßo, √© natural que as pessoas comecem a achar que √© normal, que pode ser vendido pela metade do pre√ßo. O que muita gente n√£o sabe √© que muitas vezes ele est√° sendo vendido pela metade do pre√ßo, no preju√≠zo. A Amazon pagou mais por aquele quadrinho do que ela t√° vendendo.”
“Quando n√£o √© isso, √© feito √† base de pressionar as editoras, de ficar aliciando, de dizer: olha, faz uma promo√ß√£o aqui com a gente! De qualquer maneira, o efeito disso √© o qu√™? Cria uma distor√ß√£o na cabe√ßa das pessoas: “eu que n√£o sou trouxa. Se a Amazon vende a R$20 porque o fulaninho da esquina n√£o pode vender?”

“Em algum momento o consumidor vai come√ßar a pagar esse desconto. E a conta √© muito simples. Imagina que voc√™ tem uma editora, durante toda sua vida voc√™ deu desconto pras distribuidoras e pros lojistas de 40 ou 50%. De repente chega um novo fulano, muito poderoso, voc√™ sente que precisa trabalhar com ele, mas pra voc√™ trabalhar com ele, vez ou outra ele vai chegar pra voc√™ e falar assim: “Olha, eu vou querer 60, vou querer 70% (de desconto)”. Que √© que voc√™ vai fazer? Se antes ele (uma revista) custava R$100, eu vou colocar o pre√ßo de capa dele a R$120, por que da√≠ quando esse novo fulaninho me pedir, eu tenho de onde tirar”.

Quais as consequências que podemos imaginar deste cenário?

  1. Temos um mercado fragilizado por compradores viciados,
  2. Lojistas pequenos pressionados por uma realidade com a qual não podem competir, podendo levá-lo a sair do mercado, o que pode conduzir a uma diminuição de livrarias ou bancas de revistas;
  3. Refor√ßo do papel da Amazon, ou outras lojas virtuais (quais?), como √ļnica op√ß√£o de compra (monop√≥lio)
  4. Submissão das editores às vontades da Amazon, responsável pela grande distribuição de quadrinhos no mercado.

 

O que podemos fazer? A √ļnica solu√ß√£o √© n√£o comprar revistas caras. Mas as pessoas n√£o resistem a um desconto de 50% em um lan√ßamento bacanudo. Eu, como livreiro, estou dando prefer√™ncia √†s edi√ß√Ķes mensais, de pre√ßo baixo e convidando autores independentes a mandarem seu material para n√≥s. Dos t√≠tulos que custam mais de R$100, mas que na realidade n√£o deviriam valer R$80, eu pe√ßo uma ou duas, apenas pra dizer que tenho na prateleira e que l√° ficar√£o, pois de mim n√£o ter√£o um desconto como o da concorrente

Fica a reflexão e o agradecimento à Douglas Utescher, por falar tão abertamente.

Obs: obrigado pelo thumbnail, Papo Zine.

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: