Segunda, 17 De Dezembro De 2018

Anuncie Aqui!

Horácio Mãe – o personagem preferido de Maurício por Fábio Coala

Horácio é um personagem especial para o Mauricio de Sousa, ele era o único que é escrito por ele até hoje e nele estão as reflexões do autor sobre a vida. Por isso Horácio Mãe gerou tanta expectativa. Essa Graphic MSP foi escrita e desenhada por Fabio Coala, criador do site Mentirinhas veja aqui .

A história acontece quando Horácio percebe que está sozinho no mundo para animar-se ele se apega a ideia de que a sua mãe está viva e passa a procurá-la. No caminho, ele encontra um mamífero estranho chamado de Napinho que conta a ele a existência de uma misteriosa cratera onde os animais que ali caem não conseguem sair. A floresta é a única saída de lá, porém ali vivem dinossauros raptores que caçam os animais de lá. O povo de Napinho a chamou de Buraco Tenebroso da Morte Agonizante onde foi visto um enorme tiranossauro que Horácio acredita ser a sua mãe. No caminho, eles salvam a vida de Tecodonte, um outro dinossauro que em agradecimento resolve ajudá-los.

                O enredo contém várias reflexões em relação a obediência a regras que ninguém lembra a origem mas que apenas mantém todos obedientes mesmo causando prejuízo aos menores. Isso é o maior destaque da obra, manter o caráter existencialista pelo qual o personagem foi criado. Os desenhos seguem bem o clima das HQs do Maurício além de inserir umas lindas paisagens em quadro maiores. Eu tive a sensação de estar assistindo uma animação com bastante movimento. Porém, a obra também tem as suas deficiências, entre elas está a motivação dos personagens, tudo aparece ocorrer de forma imediata ou através de alguma coincidência. Como o enredo em si é interessante, deixei-me levar pela história para ver onde ela iria chegar. Contudo, eu encontrei uma outra decepção, um final repentino que eu teria aceitado se no último quadro viesse com um “Continua”.

Horácio Mãe é uma aventura infantil alongada em que vale a pena pelas reflexões, cujos os mais ardorosos fãs vão encontrar familiaridades com o traço do Coala. A obra peca pela motivação dos personagens e em não saber finalizar, mas a aventura em si garante a diversão da leitura.

  • 8/10
    Roteiro - 8/10
  • 9/10
    Desenhos - 9/10
  • 7/10
    Narrativa - 7/10
  • 9/10
    Edição Nacional - 9/10
8.3/10

Resumo

Horácio Mãe é a Graphic MSP de Fábio Coala com o personagem preferido de Mauricio de Sousa. Na história, Horácio resolve descobrir quem é a sua mãe e enfrenta os perigos do período jurássico para isso. No caminho cheio de aventuras, reflete sobre seguir as regras pré-estabelecidas.

Quem é Maciel Resende

Sou psicólogo por profissão e um nerd em tempo integral. Eu gosto de cinema, séries, filmes, livros mas a minha paixão são as histórias em quadrinho que estão presente em minha vida desde a infância. Atualmente cismei em querer escrever, opinando sobre essa minha paixão.

  

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: