Segunda, 09 De Julho De 2018

Notícias sobre Filmes, Séries e Netflix

Maria da Inglaterra em Quadrinhos

Essa √© uma biografia da cantora piauiense Maria da Inglaterra. A hist√≥ria foi produzida a partir de uma entrevista publicada no Jornal Correio Corisco e complementada por relatos do sonoplasta Z√© Dantas. Trata-se do primeiro trabalho da s√©rie “Minha Gente Querida” que pretende homenagear grandes personalidades piauienses.¬†Leia mais aqui

A hist√≥ria inicia de forma inusitada, ap√≥s observar uma intensa luz pr√≥ximo √† sua casa, Maria tem um sonho com duas pessoas que haviam morrido em um acidente de avi√£o e que havia lhe ensinado algumas m√ļsicas.

Maria, mesmo n√£o tendo experi√™ncia como cantora, resolveu aceitar o desafio e se inscreveu num concurso de m√ļsica. A partir da√≠ seguiu a sua trajet√≥ria de sucessos. O seu talento foi atingindo um n√ļmero cada vez maior de pessoas at√© ser reconhecida nacionalmente ao se apresentar no programa Doming√£o do Faust√£o.

Em seguida, sua luta gira em torno de gravar seus CDs e DVDs. Pode-se ver as diversas dificuldades e o apoio que ela conseguiu receber. Essa é uma revista de 38 páginas em que são citados alguns fatos da vida da cantora de maneira muito breve, concentrando-se em como iniciou a sua carreira e a dificuldade em produzir o DVD.

A obra seria mais bem enquadrada como um livro ilustrado do que como uma hist√≥ria em quadrinhos, j√° que a narrativa, na maioria das p√°ginas √© descritiva. Apenas nas primeiras p√°ginas aparecem os di√°logos com bal√Ķes.

Maria da Inglaterra √© uma personalidade com in√ļmeras hist√≥rias para ser contadas, algumas delas s√£o citadas muito rapidamente e se fossem o foco da obra ficaria bem mais interessante: como foi o seu in√≠cio como artista, a perda do marido, as diversas mudan√ßas de cidade … Al√©m disso, seria interessante conhecer a personalidade dela, algo que a torna √ļnica entre os demais.

Jota A, provavelmente o cartunista mais premiado do Brasil em sal√Ķes de humor aqui e no exterior, faz as ilustra√ß√Ķes e usa de boas caricaturas para real√ßar o rosto dos personagens baseados na vida real, os demais que s√£o fict√≠cios n√£o ganham o mesmo cuidado no seu tra√ßo. Em alguns momentos, passa a impress√£o de que os rostos s√£o colados, devido a diferen√ßa de tratamento do rostos em compara√ß√£o ao resto do corpo. Apesar dos desenhos n√£o terem me agradado, o trabalho gr√°fico √© excelente, a capa, as cores, o uso de texturas reais para as roupas, a escolha do papel, a diagrama√ß√£o; melhora e muito o aspecto f√≠sico da obra. Nesse aspecto, senti falta de ter uma p√°gina de extra com fotos de algumas das personalidades que aparecem na obra.

Maria da Inglaterra em Quadrinhos é um documento histórico de uma pessoa tão conhecida pela população piauiense e que merece ser imortalizada numa obra. Além disso, é importante utilizar uma história em quadrinhos para ajudar financeiramente uma pessoa que não pode mais usar do instrumento do seu trabalho (sua voz não pode cantar) e todo o valor arrecadado será doado à artista.

Os organizadores desse trabalho estão de parabéns pela iniciativa. A realidade dos artistas de sucessos traz diversos louros, porém a possibilidade de serem impossibilitados de fazer a sua arte, desperta o temor de como será o seu futuro. Comparecer e ajudar é uma atitude necessária seja de quem é artista, de quem consome a arte ou de quem acredita na nobreza da causa.

O quadrinho está à venda na Toccata Discos, localizado na rua Angélica, 920. Bairro de Fátima, Teresina РPI, 64049-532. Telefone: (86) 3233-5181.

Quem é Maciel Resende

Sou psic√≥logo por profiss√£o e um nerd em tempo integral. Eu gosto de cinema, s√©ries, filmes, livros mas a minha paix√£o s√£o as hist√≥rias em quadrinho que est√£o presente em minha vida desde a inf√Ęncia. Atualmente cismei em querer escrever, opinando sobre essa minha paix√£o.

  

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: