Domingo, 02 De Dezembro De 2018

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Opini√£o| Porque Dr√°cula √© um dos vil√Ķes mais assustadores que j√° vi.

 

Com a estreia da segunda temporada da anima√ß√£o¬†Castlevania na Netflix, decidi tagarelar sobre o porqu√™ de Vlad Dr√°cula Tepes ser um dos melhores vil√Ķes que eu j√° vi na m√≠dia mainstream.

A quem me conhece, sabe que eu sou maluco pela série de jogos do Castlevania, que nasceu no Nintendinho. Quando a netflix anunciou que ia fazer uma animação do jogo, eu deixei minhas expectativas o mais baixas que elas poderiam fisicamente ficar, mas para minha surpresa o show acabou sendo muito bom!

Tão bom que, em termos de desenvolvimento, fez mais pelos personagens em um episódio do que os desenvolvedores em quase 30 anos de franquia, pra ser bem honesto com vocês.

Nos jogos, Dr√°cula √© um vil√£o unilateral, que est√° l√° s√≥ para ser derrotado por pelo o menos dez gera√ß√Ķes de Belmonts, tendo tr√™s ou quatro varia√ß√Ķes no sobrenome do assassino de Dr√°cula. Foi somente no jogo de PS1¬†Symphony of the Night protagonizado pelo Alucard que tivemos um pequeno lampejo da motiva√ß√£o do vil√£o (que, se fosse eu, j√° teria desistido na quinta morte pela mesma fam√≠lia).

Mas na anima√ß√£o √© um pouco diferente…

Netflix-Castlevania

Sobre a motivação do personagem

A animação (roteirizada por Warren Ellis, diga-se de passagem) inspirou-se no plothook deixado por Symphony of the Night: Drácula tem um verdadeiro ódio pela humanidade porque sua esposa, e mãe de Alucard, foi morta em uma inquisição acusada de bruxaria.

Na série animada, passamos o primeiro episódio inteiro vendo a história dos dois e como um mudou o outro. Drácula ensinou alquimia e medicina para a moça; e ela estava ensinando humanidade ao vampiro, que já era meio desacreditado na raça humana.

Anos depois, quando enquanto ele estava fazendo uma viagem pelo mundo, ela foi acusada de bruxaria por usar de métodos alternativos (e funcionais) para a medicina, sendo julgada e condenada a queimar em uma fogueira. E é aí que as coisas dão merda.

A persona de Drácula nessa animação passa por um período de ódio intenso e declara guerra contra a humanidade. Ele tem tanto ódio que ao fechar os punhos, o faz com força o suficiente para verter sangue.

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Embora os primeiros minutos nos fazem sentir simpatia pelo Vampiro, isso logo √© lavado quando vemos (em detalhes) a matan√ßa que ele faz com seu ex√©rcito de dem√īnios, exatamente um ano depois.

E talvez seja por isso que eu considere ele um vilão tão assustador: Porque ele eu consigo sentir empatia por ele. Não só consigo sentir empatia, como cheguei a em vários momentos torcer por ele.

Foi só então que eu percebi que eu estava torcendo contra a humanidade. Não estou dizendo que isso acontecia frequentemente, mas acontecia. lol

O que motiva o Vampiro a declarar uma guerra pela humanidade n√£o √© somente a tristeza de ter um ente querido sendo tirado da vida dele violentamente. N√£o √© o √≥dio que d√° lugar a esse sentimento. √Č a profunda decep√ß√£o com a humanidade, por ter condenado uma das poucas pessoas corajosas o suficiente para arriscar a pr√≥pria vida entrando no castelo de um vampiro apenas para poder ajudar melhor sua ra√ßa. Se fosse somente √≥dio, tudo poderia ser resolvido com a ca√ßa dos culpados, mas essa misantropia se torna bem clara quando o personagem diz:

“Inocentes? N√£o existem inocentes! N√£o mais! Qualquer um deles poderia ter se levantado e dito, ‘n√£o, n√≥s n√£o agiremos mais como animais’.”

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O impacto de uma obra sobre o p√ļblico

Eu, particularmente como p√ļblico consumidor, gosto de hist√≥rias com um prop√≥sito transformador. Quando o autor quer dizer alguma coisa, e bota essas mensagens dentro de personagens para interagir entre si. Para mim, Dr√°cula √© um bom (e assustador) vil√£o porque muito de sua raiva e misantropia podem refletir algo que sinto que eu sinto, especialmente no per√≠odo em que estamos de 2018 onde vivemos pelo combo “Sentir raiva o tempo todo √© cansativo e desgastante + n√£o sentir raiva parece moralmente irrespons√°vel”.

Um vil√£o que reflete um defeito em n√≥s, que potencializado ao extremo, me fez torcer por um genocida. E √© pra isso que existem os her√≥is. Uma boa luta n√£o √© somente uma cena de a√ß√£o onde os personagens se enfrentam em uma batalha puramente f√≠sica; mas tamb√©m √© um di√°logo corporal. √Č reflexo do que os personagens acreditam e da√≠ nasce o verdadeiro conflito, onde um “argumento” sai vitorioso. Voc√™s podem ver mais sobre isso com esse v√≠deo.

N√£o estou dizendo que os protagonistas ou her√≥is precisam ser perfeitos ou “um exemplo”; at√© porque na pr√≥pria s√©rie animada eles n√£o s√£o. Tramas brutais e obscuras precisam de protagonistas brutais e obscuros para fazerem parte do cen√°rio de forma n√£o destoante. E este tamb√©m √© um dos fatos que tornam Trevor Belmont o protagonista perfeito para a s√©rie (apesar da segunda temporada ter focado no meio-vampiro Alucard), pois, em menor grau ele tamb√©m √© desacreditado com tudo e mesmo assim faz oposi√ß√£o ao vampiro.

A segunda temporada, que teve uma grande parte focada no desenvolvimento dos personagens, apresenta a psique tanto de Trevor e seus amigos quanto de Drácula e seu exército de maneira mais aprofundada, o que é muito satisfatório.

Talvez para mim a experiência de assistir Castlevania tenha sido mais rica por essa sensação de empatia pelo antagonista. E vocês? O que acharam da animação? Também foram desumanizados pelo vampiro? Comentem!

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