Quinta, 21 De Fevereiro De 2019

LOJA QUINTA CAPA

Quem somos

A livraria Quinta Capa Quadrinhos abriu as portas no dia 09 de julho de 2010. São 08 anos trabalhando com quadrinhos, mas, diferentemente da maioria das livrarias no mercado, não existimos apenas para vender livros ou quadrinhos.

Muitos motivos nos levaram a entrar para o mercado de quadrinhos e produtos geeks. Tornar a livraria um ponto de encontro onde poderíamos tomar café, conversar com amigos e trocar ideias sobre o que gostamos foi um desses motivos. E gostamos tanto que não queremos apenas vender, queremos divulgar, queremos produzir.

Afinal, já fazíamos isso antes mesmo de abrir as portas deste empreendimento. O Núcleo de Quadrinhos do Piauí (NQ), entidade que fizemos parte e que, à frente dela, realizamos 11 das 13 edições anuais da Feira HQ, é pregresso à nossa atual fase.

Junto com o NQ, produzimos 04 revistas, intituladas Feira HQ, com os trabalhos premiados da exposição competitiva que realizávamos, além de lançarmos 02 outras publicações: Humor Sangrento (reimpressão comemorativa de 30 anos do primeiro quadrinho lançado no Piauí, em 1977); e Cabeça de Cuia – A dor que antecede a praga (sobre uma das mais conhecidas lendas do Piauí).

 

Antes da livraria, nós já criávamos conteúdo, publicando artistas que fazem ou faziam quadrinhos em nosso Estado. Quando abrimos a livraria, continuamos com esse objetivo.

A partir de 2010, lançamos o livro A Liga do Destino, de Valdemar Morais, 02 edições do Máscara de Ferro (de minha autoria) e 05 títulos do meu irmão e sócio Caio OliveiraPanza, All Hipster Marvel, Alan Moore Mago Supremo, R’lyehboy e Super Ego. Além desses, apoiamos a reimpressão do artbook e gibi do artista Joniel Santos.

Nas próximas semanas, relançaremos o quadrinho, que estava esgotado, Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo(sobre importante fato histórico do Piauí no processo de independência do Brasil). O projeto só foi possível graças a colaboração dos leitores na plataforma online Catarse.

 

Ou seja, montamos um catálogo! O que prova que, além de livraria, somos uma editora de quadrinhos.

Após 08 anos, a Quinta Capa procura se reinventar, abrindo novos espaços de discussão e promoção do quadrinho. Como faremos isso? Através de um site nosso, sendo o ponta pé inicial desta nova caminhada, principalmente porque ele será construído junto aos colaborados que são nossos amigos, nossos clientes, nossos parceiros, conquistados ao longo de toda essa experiência.

quintacapa.com.br será não apenas uma vitrine, mas, novamente, um ponto de encontro para os amantes dos quadrinhos, como também de vários temas e pautas correlacionadas: cinema, tv, literatura, games, RPG e música. É o nosso canal de convergência, aquele que fala a nossa língua.

Nosso foco não é ser mais um site de entretenimento e notícias, apesar de também o fazermos. Queremos ofertar análises, resenhas e opiniões sobre um leque enorme de opções disponíveis aos apaixonados da nona arte, os quadrinhos, e o cinema, assim como outros assuntos comuns ao nosso público.

Queremos apresentar aquele título, ou aquele produto, que você deveria conhecer, ou ajuda-lo a formar sua opinião sobre outros não tão prodigiosos assim, ou seja, fazer a crítica, seja escrita ou através de vídeos que serão produzidos por nossos editores e por nós.

Existe uma infinidade de quadrinhos nacionais sendo lançados anualmente e que não chegam até aqui, no Piauí. Um dos objetivos de nossa livraria é vender esses produtos. Do nosso site, é divulga-los.

Outro ponto a ser trabalhado será o Cantinho do Caio, página de Caio Oliveira no facebook, que conta hoje com quase 56 mil seguidores, também estará em nosso site, iniciando nosso catálogo de quadrinhos on-line, que deve, no futuro, divulgar outros artistas, que poderão vir a ser publicados sob nosso selo editorial.

Mas o Cantinho do Caio é muito rico para ficar apenas no papel, iremos com ele para camisas, canecas e outros itens colecionáveis a serem vendidos na nossa loja, física e virtual.

Antes de me despedir, não posso ignorar a simbologia da data. São quase oito anos de livraria, em 2018, e, da mesma forma que a escala musical volta ao início, à oitava, ao oitavo sonido, o oito representa um novo começo, um reinício. Sua escrita em Kanji, as duas retas que se abrem embaixo do ideograma (八 = Hachi), representam a “abertura da sorte”, de forma que o 8 se popularizou como esse símbolo, tanto na China quanto no Japão.

Perdoem-me pela superstição, mas para comemorar este novo ciclo, nada melhor que abrir novas portas ou janelas e se mostrar de cara nova, portanto estamos lançando uma nova logomarca para reforçar essa demarcação de nossos novos rumos e conquistas.

 

Então, convidamos vocês para curtir nossa livraria, conhecer os textos dos nossos editores e colaboradores em nosso site, serem apresentados aos nossos gibis e aguardar os frutos dessas novas sementes.

Espero que continuem com a gente!

Bernardo Aurélio

Gerente da livraria Quinta Capa Quadrinhos

Rua Dirce Oliveira, 3047. Ininga. Teresina – PI. CEP 64048-550

(86) 3237-1184 ou (86) 99819-3178

[email protected]