Domingo, 13 De Janeiro De 2019

Anuncie Aqui!

Quem veio primeiro, Aquaman ou Namor? Conheça a história dos Reis de Mundo Submarino!

Há muitos casos de personagens ‘‘parecidos’’ nos quadrinhos, mas não há dois personagens mais parecidos, ou tiveram histórias mais parecidas, do que o Aquaman, da DC Comics, e o Namor da Marvel Comics. Um deles é mais conhecido que o outro, graças a anos de desenhos animados e, mais recentemente, um filme estrelado por Jason Momoa. O outro ainda precisa de sua versão cinematográfica, ou aparecer mais em qualquer mídia fora dos quadrinhos. Apesar disso, esses dois monarcas submarinos têm muito poucas coisas em comum, além de serem apenas nobres atlantes. Conheça alguns paralelos desses dois personagens que estão vivo há décadas nos quadrinhos.

A Era de Ouro (1939 – 1955)

Namor the Sub-Mariner (Namor McKenzie) foi criado em 1939, como resposta da Timely Comics* ao Superman. Além de ser superforte, ele podia respirar debaixo d’água e voar. Filho de uma princesa Atlante e capitão do mar humano, as primeiras aventuras de Namor McKenzie era lutando contra os Estados Unidos, ameaçando inundar Nova York pelos crimes da humanidade contra o mundo. Ele só se tornou um herói mesmo quando se juntou à batalha contra as potências do Eixo em 1940.

Aquaman foi criado dois anos depois na DC Comics em 1941. Embora ele fosse outro herói submarino, era muito diferente de Namor. Inicialmente, ganhou seus poderes graças a seu pai, um famoso biólogo marinho que descobriu as ruínas de Atlântida e ensinou a seu filho (que não recebeu sequer um nome real) como respirar embaixo d’água e conversar com a vida marinha. Mas, como Namor, a maioria dos inimigos de Aquaman no início eram comandantes de submarinos nazistas e outros bandidos do Eixo.

A semelhança dos dois é essa mesma: chutar bundas de nazistas em alto-mar na Era de Outro dos Quadrinhos.

A Era de Prata (1956 – 1969)

Como foi o caso com a maioria dos super-heróis, as aventuras de Namor perderam força e público após o fim da Segunda Guerra Mundial, e seus quadrinhos foram cancelados. Ele praticamente desapareceu de cena, além de um breve reavivamento durante os anos 50 que não durou muito tempo. No entanto, Stan Lee e Jack Kirby reviveram Namor nas páginas do Quarteto Fantástico no início dos anos 60, onde ele se tornou um personagem famoso da Marvel novamente, visto como um herói e um vilão ocasional dependendo de como estava o humor dos editores.

Durante a Era de Prata, Aquaman ganhou uma história de origem inteiramente nova. Em 1958, os leitores descobriram que seu nome real era Arthur Curry, e ele era filho de uma princesa Atlante e de um faroleiro humano.

Parece com a origem do Namor? Não, imagina, DC!

A Era de Bronze (1970-1985)

Durante os anos 70/80, os dois heróis submarinos só tinham, esporadicamente, quadrinhos solos, mas ambos eram membros vigorosos de superequipes famosas. Namor fazia parte dos Defensores e depois dos Vingadores. Aquaman era um membro da Liga da Justiça da América e um de seus líderes. Muitas de suas histórias da Idade do Bronze para ambos os personagens incluíam rivais querendo o trono de Atlantes e tentando iniciar guerras com o mundo da superfície. Mas a maioria de suas aparições foram fazendo parte em supergrupos mesmo.

A Era das Trevas (1986 – 2000)

O começo dos anos 90 os quadrinhos viveram um dos seus piores momentos editorias e criativos. Namor atingiu seu momento mais importante nos quadrinhos por incrível que pareça. Deixaram seu cabelo e barba crescer e trocaram sua personalidade. O cara virou o Vegeta da Marvel. Não muito tempo depois, o aqua normalmente limpo como um bebê também deixou o cabelo e barba crescer, e, como Namor, tornou-se muito mais um anti-herói que desprezava o mundo da superfície. As origens de Aquaman foram novamente mudadas para não ficar muito parecido com a origem do Namor, mas fora isso, os personagens foram extremamente semelhantes durante este período horrível dos quadrinhos.

Curiosamente, também nessa época, durante o evento Marvel vs. DC, Namor e Aquaman lutaram pela primeira vez. Namor estava com sua aparência clássica, possivelmente para fazer os dois personagens parecerem diferentes o suficiente em sua luta. O vencedor foi escolhido pelos leitores, e o vencedor na batalha foi, na verdade, o Aquaman, que venceu chamando uma baleia.

Era Moderna (2001 – Dias Atuais)

No século XXI, ambos os heróis finalmente tiveram seu melhor momento nos quadrinhos e popularidades. Aquaman manteve uma atitude mais séria de “não mexa comigo” dos anos 90, mas seu visual refletiria a versão mais popular do personagem, como ele apareceu nos desenhos animados clássicos dos anos 60 até os anos 80. Com Jason Momoa muito mais parecido com o Aquaman dos anos 90, seu visual voltou ao cabelo longo, mas com o traje clássico. Namor permaneceria um personagem importante para Marvel quando se juntou aos X-Men. Devido à sua capacidade de voar (algo que nem os Atlantes nem os humanos podem fazer), ele foi classificado como um mutante (mesmo que seja um pouco exagerado).

Com Aquaman agora nos cinemas, isso atrasou ou indefinidamente fechou as portas para o Namor na cultura pop? O tempo dirá, mas mais cedo ou mais tarde Namor conseguirá uma adaptação digna, e quando o fizer, as comparações entre os dois personagens farão com que a dúvida seja debatida por mais alguns anos.

*A Timely Comics é uma editora de histórias em quadrinhos americana das décadas de 30 e 40 que, na década de 1950, se tornou Atlas Comics e, anos depois, viria a se tornar a Marvel Comics

Imagens: Marvel Comics / DC Comics

 

 

Quem é PikachuSama

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.

 

  

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: