Terça, 10 De Julho De 2018

Notícias sobre Filmes, Séries e Netflix

Resenha: D&D 5th Edition: Starter Set

4 anos depois do lançamento da quarta edição de D&D, a Quinta Edição foi lançada e estreada com um Kit: Dungeons and Dragons: Starter Set

Os rumores que a Wizards of the Coast planejavam criar uma “versão definitiva do D&D” não era brincadeira, e para isso, a empresa responsável pelo jogo, Wizards of the Coast disponibilizou gratuitamente as regras básicas do jogo para download, que você pode conferir clicando aqui.
Logo após isso, a empresa também lançou o Starter Set, assim como fazia no passado com edições mais antigas, onde em uma caixa, havia todo o material necessário para se jogar algumas poucas horas de RPG de mesa.
Devido a polêmica em relação a tradução e lançamento do D&D no Brasil, a edição em português está congelada e sem muita perspectiva de mudança do estado atual. Por isso, pode demorar muito tempo até que este produto fique realmente acessível ao público brasileiro que não deseja importar.

Dungeons-and-Dragons-Starter-Box_670x670.jpg

O Starter Set, assim como se propõe à fazer, tem tudo que é absolutamente necessário para se jogar pequenas aventuras de RPG de mesa, fazendo um ótimo trabalho em apresentar o jogo para iniciantes. A caixa contém Um set de dados azuis-mármore, 5 fichas de personagens já prontos e uma em branco, um livreto de regras e um livro com seis campanhas diferentes.
E só.
O livreto de regras não é nada mais do que uma versão resumida das regras que eles já disponibilizaram online, só que em edição física e em papel couché. O livreto de aventuras é uma grata surpresa, uma vez que no passado, essas edições vinham com somente uma ou duas.
Os personagens são bem básicos, e realmente é algo para iniciantes e se encaixa perfeitamente dentro da campanha dos livretos. Dois humanos guerreiros, um halfing ladino, um elfo, um anão… Coisas realmente básicas, quase como selecionar um personagem em um jogo de luta.
O Starter Set também permite o aumento de nível dentro do jogo, mas os upgrades e habilidades novas destes personagens já vem pré-prontas e escolhidas, não exigindo qualquer tipo de demora na continuação do jogo.
Também há a ficha livre, que pode ser preenchida com as habilidades e magias disponíveis no livreto de regras, mas eu não apostaria nisso. Os encontros das campanhas foram feitos para AQUELES personagens já prontos.

Conclusão?

D&D 5ª Edição, apesar das polêmicas envolvendo-a, conseguiu chegar bem próximo de realmente ser a edição definitiva de D&D. Isso se deve ao feedback de inúmeras pessoas em relação às regras disponibilizadas Online e à este Starters Set.
Mas embora ele provenha com realmente tudo que é necessário para se fazer uma pequena campanha, é realmente somente o que é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO. Não há mapas, pôsteres ou mesmo tolkiens de monstros e players, o que é uma pena, tendo em vista que as campanhas preparadas apresentam cenários até interessantes. Boa parte da caixa acaba por ser preenchida somente por um papelão branco, o que pode ser um pouco decepcionante.
Pela sua falta de disponibilidade no Brasil, este Kit acaba por se tornar extremamente caro, e talvez até inacessível para audiências que não sabem Inglês. Mesmo para colecionadores, é algo duvidoso para se ter, uma vez que o preço do produto se tornou tão elevado que vale mais a pena comprar os livros definitivos da 5ª edição do jogo.
Apesar disso, é um material de qualidade em relação ao que se propõe à fazer, que é apresentar jogadores novos ao mundo do RPG e de suas mecânicas. Eu, particularmente, apostaria em produtos deste formato para o mercado nacional e divulgação em eventos, por exemplo, por permitir um método de ação rápida, fazendo com que os jogadores possam pular direto para a experiência real sem gastar horas inventando um personagem.
E você? O que acha deste tipo de jogo? Deixe nos comentários abaixo!

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: