Segunda, 04 De Fevereiro De 2019

LOJA QUINTA CAPA

Resenha | Hellboy (Edição Histórica Vol.07) – Paragens Exóticas

Para quem acompanha o personagem Hellboy no Brasil, personagem criado por Mike Mignola em 1993, e publicado até hoje pela editora americana Dark Horse, a editora Mythos deu prosseguimento aos encadernados da sua coleção histórica em julho de 2017 com o volume 07, chamado de Paragens Exóticas.

Resultado de imagem para imagens hellboy vol 07 edição histórica
Mythos Editora/Mike Mignola (Autor, Ilustrador)

Nesse encadernado são publicadas as minisséries O TERCEIRO DESEJO e A ILHA, que saíram nos EUA em 2007.
Nessa edição, temos Hellboy vagando inicialmente pela Africa após se demitir do Boreau de Pesquisas e Defesa Paranormal – BPDP.

Muito do charme do herói demoníaco se dava pelas aventuras fechadas, com muita ação e terror inspirado na obra de H.P Lovecraft. Porém, essa não é a intenção das histórias presentes nesse volume 07. O Autor e criador do personagem usa dessas minisséries para aprofundar a sina do personagem, que desde a primeira aparição, nas edições que formam o encadernado AS SEMENTES DA DESTRUIÇÃO (VOL. #01), está fadado a desencadear o fim do mundo existente, abrindo as portas do apocalipse com a sua mão direita.

Resultado de imagem para imagens hellboy vol 07 edição histórica
Hellboy está fadado a desencadear o fim do mundo desde a sua primeira minissérie , AS SEMENTES DA DESTRUIÇÃO

Na primeira minissérie, O TERCEIRO DESEJO, o herói vaga pelo continente africano se deparando com os mitos e seres sobrenaturais da região. É incrível a forma como Mignola consegue trazer tantos elementos folclóricos, porém, mantendo a história simples e rápida de ser acompanhada. Dessa forma, Hellboy se depara com Ananse, Sereias, Mohlomi, além de outros espíritos e deuses africanos.
Cabe destacar a forma como o autor une a história das sereias que raptam Hellboy ao conto A Pequena Sereia (1837) de Christian Anderson. O leitor mais atento se maravilha com a quantidade de informações contidas na história.
Resultado de imagem para imagens hellboy vol 07 edição histórica sereias
Porém, é na segunda minissérie do encadernado que o Autor revela de forma contundente o passado e o destino do herói demoníaco. Em A ILHA, Mignola nos mostra alguns mistérios que estão escondidos desde a criação do personagem. Ao leitor é mostrado como o mundo foi criado no universo de Mignola, quem é o dragão da profecia do fim do mundo, como a raça humana surgiu e os destinos dos monstros que habitavam o mundo nos tempos ancestrais, tudo isso com forte inspiração Lovecraftiana e no traço minimalista do escritor/desenhista.
Resultado de imagem para imagem de hellboy A ILHA
Ogdru Jahad, o dragão primordial responsável pelo fim do mundo.

Não abrindo mão de manter o tom aventuresco e de terror que acompanham Hellboy desde sua criação, o encadernado da Mythos é destinado aqueles leitores que já acompanham o personagem há anos, já que o novato que venha a pegar essa obra em mãos não entenderá o tanto que é discutido nas páginas de Paragens Exóticas. O trabalho editorial brasileiro é muito competente, contendo não só as capas originais, como entrevistas e prefácios de Mike Mignola. Mas, o preço de capa é elevado, já que 160 páginas custam R$ 69,90, valor altíssimo e característico da editora Mythos.
Sendo esse volume 07 o ponto de partida cronológico para a saga que mostrará a morte do herói, que já foi republicado no Brasil em um encadernado único chamado de A MORTE DE HELLBOY pela própria Mythos, a obra deve constar na estande dos colecionadores do personagem, já que é ponto crucial para entendermos como o universo de Mignola funciona e o destino do herói demoníaco que é um exemplo de personagem que pertence não às grandes editoras, e, sim, ao seu Autor, mantendo uma unidade de roteiro e desenhos de fazer inveja aos ditos super-heróis.

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: