Domingo, 17 De Março De 2019

LOJA QUINTA CAPA

Resenha | Orixás Renascimento (Mir, Ferreira, Viana & Vinole)

Alex Mir trás o quarto livro da série Orixas, denominado Renascimento. O álbum trás duas histórias com personagens diferentes: Iroco e Oxum – o vôo do pavão. Orixás já é uma série premiada, ganhando o Troféu HQ Mix de Roteirista Revelação em 2018 e o Prêmio Angelo Agostini em 2017. Um gibi fruto de leitura sobre a cultura africana-brasileira, o autor enumera na obra a bibliografia que ele utilizou como fonte de pesquisa.

 

Resultado de imagem para Orixás Renascimento Alex Mir imagem

 

A primeira história – Iroco – ocorre numa aldeia em que as mulheres não engravidavam há 15 anos e estavam com receio de perder os seus maridos. Assim, a sua melhor opção seria ir até a árvore Iroco solicitar ajuda. Contudo na árvore habita um espírito que não é nada amigável conhecido como Or. A entidade faz um acordo com cada uma delas, mas nem todas estão dispostas a cumprir o combinado e é claro que uma traição com uma entidade poderosa não iria ficar barato.

Oxum – o vôo do pavão é a segunda história que traz vários personagens. Ogum, Iemanjá, Nanã e Oxalá estão indignados com o fato de terem sido abandonados por seu pai, Olorum. Por isso, eles decidem se apropriar da energia vinda dos humanos, o Axé, que até então ficava apenas com o pai Olorum. Ao descobrir de tal plano, Olodunmare, outro nome utilizado por Olorum, se enfurece e roga-lhe uma praga. Sem outra alternativa, Oxum se dispõe a ir ao encontro do seu pai resolver a situação, para isso ela está disposta a fazer sacrifícios para ser bem sucedida em sua jornada.

O quadrinho traz a temática da mudança de vida que nem sempre é satisfatória, mas provém das consequências das nossas ações.

Resultado de imagem para Orixás Renascimento Alex Mir imagem

 

O paulista Alex Mir faz uma adaptação de uma cultura bem antiga para a narrativa em quadrinhos e consegue prender a atenção do leitor. Contudo, próximo ao final de cada história, alguns acontecimento parecem ocorrer de forma muito rápida, podendo ter algumas páginas a mais pra desenvolver melhor a ideia entre o meio e o fim. Apesar disso, a história em si é interessante e demonstra além de um conhecimento do autor, um respeito aos costumes dos afrodescendentes.

Os desenhos são de Laudo Ferreira na história Iroco. Laudo também é vencedor algumas vezes dos Prêmios Angelo Agostini e HQ Mix.  Ele tem um traço simples mas bem feito, capaz de expressar muito bem as emoções de cada personagem, nos momentos mais dramáticos, Laudo traz imagens impactantes e capricha nos detalhes. Oxum o vôo do pavão tem desenhos da pernambucana Germana Viana, que traz um figurino muito rico da cultura africana, além disso ela utiliza o enquadramento de maneira criativa o que acrescenta na narrativa.

Orixás Renascimento vale a leitura e entrega ao leitor uma bom material introdutório sobre a cultura afro-brasileira. Como o quadrinho é fruto de uma vasta pesquisa, percebe-se o respeito pela cultura ali exposta. Isso traz uma importância ao quadrinho por ser uma referência para o grande público de crenças que costumam ser demonizadas e tratadas de forma estereotipada.

 

Resultado de imagem para Orixás Renascimento Alex Mir imagem

 

O álbum traz como extras o posfácio, com informações complementares da série Orixás, além de sketches, galeria de arte, um pequeno dicionário de termos que aparecem na história, a biografia dos autores, a bibliografia que serviu de referência para a construção da história e os agradecimentos aos colaboradores que apoiaram no Catarse.

 

 

 

Ficha Técnica:

· Capa cartão, 56 páginas coloridas

· Editora – Independente

· Lançamento dezembro de 2018

· Preço de capa – R$ 24,99

· Tamanho – 17×26 cm

  • 8/10
    Roteiro - 8/10
  • 8/10
    Desenhos - 8/10
  • 7/10
    Narrativa - 7/10
  • 9/10
    Edição Nacional - 9/10
8/10

Summary

Orixás Renascimento é um quadrinho independente escrito por Alex Mir e desenhado por Germana Viana e Laudo Ferreira. O álbum traz duas histórias sobre entidades conhecidas da cultura afro-brasileira e trata sobre o quanto as mudanças na vida são consequências das nossas atitudes.

Quem é Maciel Resende

Sou psicólogo por profissão e um nerd em tempo integral. Eu gosto de cinema, séries, filmes, livros mas a minha paixão são as histórias em quadrinho que estão presente em minha vida desde a infância. Atualmente cismei em querer escrever, opinando sobre essa minha paixão.

  

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: