Quarta, 19 De Dezembro De 2018

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Resenha: The Legend of Zelda – Ocarina of Time (Akira Himekawa)

ADAPTA√á√ÉO PARA O MANG√Ā DO CL√ĀSSICO DA NINTENDO OCARINA OF TIME FALHA EM SER UMA HIST√ďRIA COESA E PASSAR EMO√á√ÉO AOS N√ÉO APRESENTADOS √Ä FRANQUIA DE THE LEGEND OF ZELDA

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√Č ineg√°vel a import√Ęncia da franquia The Legend of Zelda para o p√ļblico dos v√≠deo games e, em especial, aos jogadores que acompanham a trajet√≥ria da empresa Nintendo. Sendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, a saga de Link em busca da princesa Zelda e da salva√ß√£o do mundo de Hyrule √© um sucesso de p√ļblico e de cr√≠tica at√© hoje.
H√° que se notar que muito desse fasc√≠nio pela saga surgiu em 1998 quando do lan√ßamento do lan√ßamento de The Legend of Zelda; Ocarina of Time para o Nintendo 64. Contando com gr√°ficos 3D at√© ent√£o in√©ditos na franquia, o jogo se tornou um cl√°ssico instant√Ęneo, sendo o jogo mais vendido de 1998, e, at√© os dias de hoje, apontado como um dos melhores jogos j√° feitos na hist√≥ria da ind√ļstria de games.
Acompanhando Link, o herói do tempo, os jogadores percorrem o mundo de Hyrule em busca de artefatos e dos sábios que podem parar o reinado de terror de Ganondorf, o vilão da saga que busca a Triforce, objeto mágico de grande poder que pode remodelar o mundo conforme o desejo de quem a possuir.
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A produtora Nintendo, dona da franquia, publicou já em 1999 no Japão a adaptação para o mangá de Ocarina of Time. Contando com o roteiro e desenhos de Akira Himekawa, não só Ocarina of Time foi adaptada para os mangás, já que diversos títulos da franquia foram produzidos com o tempo.
A editora Panini Comics anunciou em 2017 que publicaria as adapta√ß√Ķes da saga de Link em formato de luxo, contando com 05 volumes que compreenderiam: Ocarina of Time Parts, Oracle of Seasons &¬†Oracle of Ages,¬†Majora‚Äôs Mask/A Link to the Past,¬†The Minish Cap/Phantom Hourglass e¬†Four Swords.
Foi justamente Ocarina of Time o volume escolhido para ser lançado primeiramente em dezembro de 2017 no Brasil pela Panini.
 
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Infelizmente, a transposição do jogo para outra mídia, no caso, para as páginas do mangá, não gera uma boa adaptação. No caso, tem que se ter noção de que um jogo tem sua narrativa própria, onde o jogador assume o comando de um personagem e vai desbravando um universo já determinado. Cria-se uma narrativa onde jogador e personagem se mesclam em busca de alcançar um final satisfatório.
Quando se fala em transpor essa saga para uma mídia diferente, no caso, um mangá, trata-se de uma nova forma de abordagem, elucidando a história que quer ser contada, seus elementos, a apresentação de seus personagens e seus dramas, além da forma como se está contando a narrativa.
No caso de Ocarina of Time muitos pontos dep√Ķe contra a qualidade dessa adapta√ß√£o. N√£o, n√£o se critica que a narrativa possui fidelidade alt√≠ssima do mang√° para com o jogo, esse que talvez seja o ponto forte da publica√ß√£o. Se critica a forma como essa narrativa √© mostrada ao leitor.
No mang√°, temos a hist√≥ria de Link, um garoto que foi deixado na floresta Kokiri e que se tornar√° o her√≥i do tempo, respons√°vel por salvar o mundo de Hyrule de um grande mal, enquanto procura a princesa Zelda. O mang√° aborda desde a vida de Link na floresta Kokiri, onde √© sempre lembrando que √© o √ļnico que n√£o tem uma fada que o acompanhe, passando pelo seu conv√≠vio com a Grande √Ārvore Deku, o encontro de Link com um grande mal que amea√ßa o mundo de Hyrule e a sua busca por repostas em um mundo em que as for√ßas das trevas est√£o √† beira de causar grandes cat√°strofes.
O mang√° √© dividido em arcos, sendo eles o Arco da Inf√Ęncia e o Arco da Idade Adulta. Cada arco ainda tem uma hist√≥ria extra presente neste volume da Panini.
Todos os elementos do jogo est√£o presentes. E, mesmo sendo o ponto forte da obra, s√£o essas caracter√≠sticas que n√£o deixam o mang√° fluir bem. A hist√≥ria encontra solu√ß√Ķes r√°pidas e imediatistas para as cenas de a√ß√£o e tens√£o do mang√°. √Č dessa forma que, por exemplo, Link derrotar√° Gohma, um monstro enorme, com apenas uma pedra atirada de um estilingue no olho da criatura. Poderia funcionar em um v√≠deo game, mas torna a narrativa fraca e sem emo√ß√Ķes.
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E a f√≥rmula se repete √† exaust√£o na hist√≥ria. Link encontra uma arma e derrota o monstro da vez de forma quase imediata. Seja no dom√≠nio aqu√°tico dos Zora, seja na Death Montain dos Goron. √Č a narrativa de um v√≠deo game sendo usada em uma hist√≥ria em quadrinho sem qualquer filtro, o que compromete a narrativa.
Mesmo quando Ocarina of Time tenta criar certa drama, não consegue. O maior exemplo é a história de Link já adulto contra o dragão que está na Death Montain. Para mostrar que Link conhecia o dragão e hesitaria em machucar a criatura, conta-se uma história rápida do passado dos dois. Porém, a história é narrada em poucas páginas e não cria de forma alguma a empatia necessária para justificar tamanha hesitação no herói.
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Outro ponto fraco na narrativa estritamente ligada ao jogo é a falta de presença do vilão Ganondorf. Apesar da sua figura intimidadora, o vilão passa a maior parte do tempo distante da narrativa, sem que ele seja desenvolvido como um bom vilão tem que ser, bastando apenas que o leitor saiba que ele almeja a Triforce e pronto.
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Talvez o √ļnico ponto forte da narrativa sem questionamento seja a rela√ß√£o Link/Sheik/Zelda. Mostrando uma virada de roteiro interessante (para quem n√£o jogou o jogo l√° em 1998), o desenvolvimento da trama dos personagens funciona tanto no primeiro encontro de Link com Zelda, quando nas situa√ß√Ķes onde Sheik ajuda Link j√° na idade adulta.
E por falar em narrativa, chegamos a outro ponto controverso do mang√°: seus desenhos e como influenciam a hist√≥ria contada. O tra√ßo de Akira Himekawa, que na verdade √© um pseud√īnimo de duas criadoras que trabalham juntas, apesar de ser limpo nos cen√°rios, √© uma verdadeira confus√£o na transi√ß√£o de quadros. O desenho simplista adotado n√£o faz jus √† grandiosidade do que est√° sendo contado. O maior exemplo disso s√£o as p√°ginas do mundo aqu√°tico dos Zora. Quando Link √© engolido pelo Rei Zora para que salve a princesa Ruto, o leitor n√£o sabe se est√° em um ambiente aqu√°tico, des√©rtico ou de fogo. √Č uma constante na obra. A ambienta√ß√£o √© muito fraca, sendo um dem√©rito para a hist√≥ria.
Por√©m, se o conte√ļdo de Ocarina of Time deixa a desejar, seu acabamento √© lindo. Tendo sido publicado em papel offset, p√°ginas coloridas, com orelhas e com um marca p√°ginas, o trabalho editorial da Panini √© um deleite para os olhos, merecendo a alcunha de Perfect Edition.
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Contando com um conte√ļdo fraco e um acabamento editorial de luxo, The Legend of Zelda Ocarina of Time n√£o √© uma boa adapta√ß√£o do cl√°ssico jogo da Nintendo, pois n√£o possui um roteiro inspirado que o distancie da narrativa de v√≠deo game, j√° que √© um mang√° e n√£o um jogo. Seus desenhos simples e sua narrativa simplista mostram apenas alt√≠ssima fidelidade para com a obra original, n√£o trazendo nada de novo para quem conhece a obra h√° 20 anos e nem para o leitor novato que quer ler um bom mang√°.
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Nota:
Roteiro: 05/10
Arte: 05/10
Narrativa: 04/10
Acabamento da edição nacional: 10/10
Nota final: 06/10
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Ficha Técnica:

N√ļmero de p√°ginas: 384
Formato: (15,5 x 21 cm)
Colorido/Preto e branco/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 29,90
Lançamento: Dezembro de 2017.
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