Quarta, 22 De Agosto De 2018

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Resenha | Unavowed: um excelente point & click.

Jogos do estilo point & click sempre foram muito queridos por jogadores de PC e várias desenvolvedoras se especializaram nisso. Os fãs do gênero sempre lembram com carinho de clássicos como Day Of The Tentacle, Full Throttle, Sam and Max, Grim Fandango e a série Monkey Island, todas da Lucas Arts; há também a série King’s Quest, Gabriel Knight e o jogo Phantasmagoria, da Sierra. O gênero também gerou fama para alguns desenvolvedores, como Tim Schaffer(grande nome da Lucas Arts e atual fundador da Double Fine, uma das empresas que nasceram com o fim desta). O gênero passou por altos e baixos, mas com o sucesso de desenvolvedoras como a Telltale e a ascensão de desenvolvedoras indepentes, o gênero voltou a ser notado, E Unavowed é um grande exemplar.

A Wadjet Eye Games, criadora do jogo, já tem 12 anos de experiência e seu foco é neste estilo de jogo, em seu modelo clássico: história e personagens intrigantes, puzzles desafiadores e atmosfera envolvente com ótima trilha sonora. A série Blackwell(uma série de cinco jogos, envolvendo uma médium e seu guia espiritual em uma jornada) e o curto jogo Shivah(sobre um rabino investigando uma morte misteriosa) são dois exemplos premiados da desenvolvedora. Fundada por Dave Gilbert, Unavowed é o seu mais recente lançamento, estreando no dia 8 de agosto pelo Steam e o GOG.

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Imagem de The Blackwell Legacy

Unavowed n√£o foge da f√≥rmula j√° citada. Os Unavowed do t√≠tulo s√£o pessoas inseridas em um mundo sobrenatural, e que protegem a humanidade dos horrores que invadem o mundo mundano. Protegidas por um ‚Äúv√©u‚ÄĚ m√≠stico, eles passam despercebidos e os combates que travam n√£o s√£o normalmente notados. Mas agora, as incurs√Ķes sobrenaturais aumentaram estranhamente‚Ķ

O jogo come√ßa durante um exorcismo e aqui o personagem principal √© introduzido. Este √© o momento em que UnavowedI d√° uma oportunidade de personaliza√ß√£o, de como o protagonista vai se apresentar e sua profiss√£o, pois o exorcismo requer que o possu√≠do lembre disso. S√£o definidos¬† g√™nero e profiss√£o e isso afeta a hist√≥ria, e d√° algumas op√ß√Ķes de di√°logo. O g√™nero nem afeta tanto, mas pode oferecer uma situa√ß√£o embara√ßosamente engra√ßada em um ponto do jogo. No mais, a escolha do g√™nero e da profiss√£o(bartender, policial ou ator/atriz) n√£o afetar√£o muito os rumos do jogo.

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Uma maneira exótica de conhecer outras pessoas.

Os eventos que se passam neste momento servem como tutorial e introduzem o(a) protagonista ao grupo, tornando-o(a) parte dos Unavowed.

Personagens

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Da esquerda para a direita: Logan, Mandana, Eli e Vicky.

Você

Independente de sua escolha de origem, uma coisa √© certa: sua vida se tornou um inferno literal ao ser possu√≠do por um dem√īnio. Os Unavowed acham o personagem ap√≥s um ano que ele passou possu√≠do, e muitos dos problemas que eles lidar√£o daqui pra frente s√£o consequ√™ncia do que ele(a) fez enquanto esteve possu√≠do(a).

Se for um(a) bartender, ter√° o dom de fazer as pessoas se abrirem com voc√™; se for policial, poder√° usar sua autoridade e conhecimentos; e se for ator(atriz), poder√° enganar fingindo ser outra pessoa. Todas as profiss√Ķes lhe d√£o qualidades espec√≠ficas, valorizadas pelos Unavowed.

Eli Beckett

Eli(diminutivo de Elijah) é um quarentão bem educado e simpático, e o homem que exorciza nosso personagem. Ele é um mago de fogo e aparenta ter muito menos idade do que já tem. Foi antes um mundano, um contador, que descobriu seus talentos mágicos de forma que quase provocou uma tragédia, tendo sido descoberto a tempo pelos Unavowed.

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“Sou vegano e fa√ßo crossfit”

Um homem que gostava de sua profiss√£o mas que tamb√©m adora a magia, e costuma compara-la √† contabilidade, com aten√ß√£o aos detalhes dos rituais. Fan√°tico por n√ļmeros, Eli tamb√©m lida bem com estat√≠sticas o que o torna um aliado inteligente, poderoso e anal√≠tico. Sente bastantes saudades de sua antiga profiss√£o e de sua fam√≠lia.

Mandana

Esta √© a personagem que esta segurando o(a) protagonista enquanto o exorcismo vai sendo feito. √Č uma jovem bonita, polida(por√©m direta), usa roupas casuais e um um hijab(aquele v√©u isl√Ęmico que cobre a cabe√ßa e esconde os cabelos). Mandana √© um dos membros mais antigos dos Unavowed locais, tendo mais de 400 anos de idade.

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N√£o, n√£o vamos repetir a piada.

Uma espadachim excelente, Mandana √© filha de uma pirata de origem irlandesa e de um Djinn(sim, um g√™nio, daqueles da l√Ęmpada). Aprendeu a lutar com a m√£e e a lidar com amea√ßas sobrenaturais com o pai, Kalash. Assim como o pai, ela pode habitar uma garrafa, mas n√£o pode conceder desejos.

Logan

Dependendo de qual profissão você escolheu, Logan pode ser um amigo. Independente disso, ele vai se juntar aos Unavowed. Um alcóolatra em recuperação, Logan adquiriu o dom da mediunidade após seu irmão ter sido assassinado e é acompanhado pelo espírito de uma menina de dez anos, KayKay. Ela é uma guia espiritual e ambos costumam ajudar fantasmas a passar para o outro lado.

Logan é sempre visto jogando um jogo em um celular, mas faz isso por KayKay, que ama o jogo.

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Sim, KayKay.

Vicky

Ex-policial, Vicky Santina vem de uma família de homens e ,mulheres da lei. Após um incidente sobrenatural, Vicky é tida como louca e expulsa da polícia, sendo proscrita pelos colegas e a família. Acaba se juntando aos Unavowed após um dos casos em que os personagens irão investigar durante o jogo,

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Não foi um bom início.

Kalash

Um djinn muito antigo, Kalash fundou o braço norte-americano dos Unavowed. Sério, carrancudo e rígido, ele é uma criatura determinada a fazer o que for preciso para manter o mundo mundano seguro de ameaças sobrenaturais.

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Ele não é um personagem jogador, sendo apenas o líder do grupo.

Melkhiresa

Nome do dem√īnio que possui o corpo do personagem principal. Ningu√©m sabe o porqu√™ dele ter passado mais de um ano causando um rastro de morte e sofrimento. √Č dever dos Unavowed descobrir isso, corrigir os danos e frustrar os seus planos.

História

Os melhores point & click tem uma hist√≥ria envolvente e muito bem contada, e Unavowed n√£o √© exce√ß√£o. A cidade de Nova York √© um excelente pano de fundo para o desenrolar dos acontecimentos e, durante as investiga√ß√Ķes, percorremos v√°rias de suas mais famosas √°reas: Bronx, Brooklyn, Staten Island, Wall Street, Chinatown‚Ķ Em cada √°rea, sabemos um pouco mais sobre ela, do ponto de vista de Mandana e Eli, que as conheceram em outros tempos.

Cada caso remete a algo que nosso personagem fez enquanto esteve possuído(a), sempre envolvendo algum tipo de ser sobrenatural diferente. Todos eles envolvem escolhas que irão afetar o jogo, que tem vários finais. O sofrimento causado é muito grande, mas o jogo nunca deixa tudo caminhar pelo lado mais sombrio; o humor está muito presente em Unavowed. E isso é uma tradição no gênero, que raramente fica sério demais. A falta de tato de Eli e Mandana com o mundo atual, as travessuras de Kay Kay, o jeito ríspido e sarcástico de Vicky… são coisas que tornam a experiência do jogo bem mais balanceada.

A história também é muito bem amarrada. O primeiro ato dela segue muito bem feito, mas é durante o segundo ato é que a história mostra o seu brilho, em um plot twist sensacional que revira não só tudo o que sabemos sobre o(a) protagonista como também sobre o papel de Melkhiresa nisso tudo.

Os seres sobrenaturais que comp√Ķem o universo do jogo s√£o tamb√©m fascinantes. Temos poltergeists, fadas, dr√≠ades, elementais, o povo marinho(mer-folk, no original; h√° uma piada interessante sobre sexismo envolvendo esse nome), esp√≠ritos da bananeira(parte do folclore tailand√™s), musas‚Ķ N√£o faltou pesquisa por parte da desenvolvedora para tornar Unavowed rico e ex√≥tico.

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Um exemplar do povo marinho.

Os personagens brilham bastante. Logan sempre fica preocupado quando passamos perto de bares e seu monólogo com Kay Kay(só ele pode ouvi-la) é engraçado; o drama de Eli, seu histórico e sua família tem peso no jogo; embora seja séria, Mandana tem seus momentos de humor; e a rispidez de Vicky também é divertida.

Gr√°ficos

Para quem gosta de um jogo retr√ī, os gr√°ficos s√£o apropriados. Tem cara de jogo da d√©cada de 90, embora pare√ßa mais limpo e os personagens s√≥ se movimentam horizontalmente e verticalmente. N√£o √© nada que atrapalhe a experi√™ncia, f√£s do g√™nero n√£o ter√£o problemas. Principamente pelos cen√°rios.

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Unavowed capricha bastante nos detalhes do cen√°rio. Casas tem uma decora√ß√£o √ļnica, com mob√≠lia, posteres e pap√©is de parede peculiares; as ruas tem paredes e muros cheios de grafite e pixa√ß√£o, contrastando o belo e o decadente; for a algumas cutscenes breves, por√©m bem colocadas para maximizar o drama da situa√ß√£o.

Tudo isso com excelente trilha sonora condizente com o ambiente e situação, além de ótimos efeitos sonoros.

Gameplay

Este fator é típico de qualquer point & click, e Unavowed se mantém na simplicidade dos melhores do gênero. A jogabilidade se baseia em movimentar personagens com o click do mouse, interagir com o ambiente, coletar itens, combiná-los e usá-los. Pode-se também conversar com os personagens a qualquer momento para obter dicas do que fazer ou coisas mais específicas(no caso de Eli).

O jogo também permite que o(a) protagonista use habilidades especiais de cada personagem. Em cada caso, é permitido escolher dois para acompanhar o jogador, sendo que em alguns o jogo exige que um ou outro personagem faça parte do grupo. Eli pode resolver qualquer coisa que precise ou envolva fogo; Mandana é forte e atlética, pode resolver problemas que envolva isso; Logan pode resolver coisas envolvendo fantasmas e Vicky tem influência com policiais, além de conhecimentos como detetive.

No fator desafio, o jogo não impressiona. A Wadjet Eyes costuma focar nesse fator, com puzzles difíceis, mas aqui ela pegou leve. Ainda são divertidos, mas não será nada que te fará quebrar a cabeça por dias ou horas. Muitos dos desafios envolvem ir e voltar de um lugar a outro, falar com personagens e mostrar itens e combina-los. Não foge muito disso, embora em Chinatown tenha momentos bem pensados.

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Entrar neste restaurante me deu um pouco de trabalho.

O jogo peca também em momentos envolvendo Vicky e Logan. O fato é que o papel deles não é tão essencial(Vicky só tem mesmo um grande uso no jogo) e lidar com fantasmas não resolve muita coisa em Unavowed, o que é um desperdício para Logan. E se você escolher ser policial, o papel de Vicky fica bem redundante.

Veredito

Com tudo o que foi dito, Unavowed merece ser jogado, e mais de uma vez. N√£o s√≥ o jogo oferece m√ļltiplas op√ß√Ķes de decis√Ķes, como tamb√©m h√° a op√ß√£o de carreira que muda certas coisas(se escolher ser policial, voc√™ e Vick se conhecem; se for bartender, voc√™ conhece Logan, e assim por diante). O climax oferece tamb√©m mais decis√Ķes, que podem lhe oferecer diferentes finais. O jogo tem uma mitologia rica e potencial para continua√ß√£o; se fizer sucesso como a s√©rie Blackwell, isso √© uma possibilidade.

Para garantir o fator replay, √© bom mexer nas op√ß√Ķes. Ao ligar a op√ß√£o de coment√°rio, voc√™ ver√° um video bem humorado de Dave Gilbert recomendando fazer isso ap√≥s terminar o jogo uma vez, pois os coment√°rios d√£o spoilers. De fato, isso √© uma tradi√ß√£o da desenvolvedora.

Se você gosta do gênero ou de uma história envolvente com personagens fortes, Unavowed está mais do que recomendado. O jogo está a um bom preço no Steam e no GOG, e pode ser adquirido no site da empresa também. Não percam esta experiência.

Link para adquiri-lo no Steam: https://store.steampowered.com/app/336140/Unavowed/

Link para adquiri-lo no GOG: https://www.gog.com/game/unavowed

Trailer do jogo:

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