Terça, 10 De Julho De 2018

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RPG: Os 5 melhores e piores tipos de jogador

Todo jogador de RPG, seja novato ou veterano, hora ou outra encontrou algum destes estereótipos dentro da mesa de jogo. Aqui estão os 5 piores tipos de jogadores de RPG!

1) O legalzão

Sabe aquele personagem obscuro, que sempre est√° quieto e em algum canto escuro dentro da taverna enquanto todos os outros personagens est√£o interagindo com o ambiente? Este √© o legalz√£o. Legalz√£o √© uma tradu√ß√£o pr√≥pria que eu dei para o termo gringo¬†edgelord. O problema com estes personagens √© que, embora eles pare√ßam muito legais na cabe√ßa dos jogadores, eles n√£o s√£o por um simples motivo: Paradoxalmente, os jogadores que criam este personagem tentam atrair o m√°ximo poss√≠vel de aten√ß√£o ao personagem dele ao mesmo tempo que n√£o faz nada ou interage quase com coisa nenhuma! √Č como se todos precisassem prestar aten√ß√£o no personagem dele enquanto ele √©…¬†legalz√£o.

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2) O Munchkin

N√£o existe uma tradu√ß√£o para este termo, que j√° √© velho na comunidade de RPG, mas existe um engra√ßad√≠ssimo jogo de tabuleiro que satiriza esse tipo de jogador. A tradu√ß√£o de RPG √© algo como “Jogo de Interpreta√ß√£o”; mas Munchkins n√£o d√£o a m√≠nima! O objetivo dos Munchkins nada mais √© do que conseguir os melhores stats, melhores equipamentos e usar o m√°ximo poss√≠vel as regras para melhorar seu personagem.
Conhecidos por n√£o escutarem mais nada que o mestre fala que n√£o envolva “iniciativa”, “Dano” e “Ataque”, Munchkins se tornaram comuns no cen√°rio do RPG de mesa atual devido √† enorme massa de jogadores de Games eletr√īnicos que migram para o RPG de mesa sem estarem acostumados √† ficar preso em um sistema infinito de melhorias.

Elminster-Sundering-Tyler-Jacobson3) O Ator

Mas n√£o se preocupem, nem todo munchkin √© um problema por n√£o saber se sentir imerso no jogo. √Äs vezes, tamb√©m temos que lidar com pessoas que ficaram T√ÉO imersas no jogo e em seus personagens que parecem nunca sa√≠rem do personagem. Embora pare√ßa algo legal ficar imerso dentro do seu personagem, os jogadores muito¬†atores acabam esquecendo do fator divers√£o dentro do jogo, muitas vezes tomando decis√Ķes que v√£o contra qualquer tipo de bom desenvolvimento por causa de alguma coisa no background de seu personagem, ou simplesmente porque “n√£o faz sentido que ele se uma √† estranhos com interesses em comum”.
E mesmo quando a partida acaba e todos querem pedir uma pizza, √© bem poss√≠vel que ele n√£o saia do personagem e pergunte: “Hmm, e o que seria tal refei√ß√£o a qual voc√™s referem como pizza?”. Acaba criando um clima de falta de uni√£o ou comunica√ß√£o entre as pessoas dentro do grupo e podem atrapalhar bastante a divers√£o.

4) O Advogado das Regras

Regras são importantes em qualquer tipo de jogo, e o RPG não é uma exceção. Mas boa parte do foco do jogo de interpretação está na diversão de todos os envolvidos, e se pra isso é necessário quebrar alguma regra específica, modificar ou criar, assim será. Porém, os advogados das regras não compreendem isso. Eles irão sempre questionar tudo que os Mestres ou outros personagens fazem que parece um pouco além do esperado, e com certeza pegarão seus livros e abrirão como um personagem de Yu-Gi-Oh para apontar exatamente na linha que diz que essa ação é ou não possível.
No D&D 3¬™ edi√ß√£o, havia uma regra que dizia que “passar ao lado de personagens n√£o custa uma a√ß√£o”. √Č √≥bvio que isso significa que andar ao lado de NPCs ou encontrar com algum e resolver ignorar n√£o gasta um ponto de a√ß√£o, mas em dada partida minha, um advogado das regras nos convenceu que n√£o.
Ele convenceu um mago do grupo a controlar a mente de uma cidade e juntou todos os NPCs da vila em uma linha reta e passou ao lado de todos para sair do lugar em velocidade de escape. Não preciso nem comentar que até hoje damos risada disso.

5) O Ca√≥tico-Est√ļpido

Em diversos RPGs temos um alinhamento de grade 3×3, onde falamos se somos “Ordeiros, Neutros ou Ca√≥ticos” e dentro desse alinhamento, podemos ser “Bons, Neutros ou Ca√≥ticos”. Mas eu defendo que deveria haver um quarto alinhamento. O Est√ļpido. S√£o personagens que tomam a√ß√Ķes ruins ou aleat√≥rias sem nenhum motivo aparente. Afinal, esse √© o Caos, n√©? N√£o! Embora √†s vezes seja divertido jogar com personagens loucos ou insanos, eles certamente podem acabar com uma campanha.

Mas nem tudo é só tristeza no mundo! Às vezes, temos a sorte de cair com um jogador que simplesmente é uma grande contribuição ao grupo. Aqui estão os cinco melhores tipos de jogadores:

1) O preparado

RPG √© algo trabalhoso e cansativo √†s vezes. Pode demorar semanas ou at√© meses para que se engate em alguma campanha realmente, e √†s vezes estamos t√£o abarrotados de coisas no nosso dia a dia que podemos esquecer de alguma coisa ou outra. √Č aqui onde este anjo entra em a√ß√£o.
O preparado, já antecipando este tipo de coisa, já prepara medidas de precaução contra isso. Ele leva dados extras, fichas, e quem sabe até mesmo um resumo de coisas importantes que aconteceram até aquele momento. Este, com certeza, é um salvador de campanhas.

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2) O estimulante

Não são todos os jogadores que se sentem confortáveis à primeira vista em interpretar seus personagens. Pode demorar um pouco até que a insegurança seja quebrada e o personagem ganhe uma vida completa, e é aqui onde o jogador estimulante entra.
Normalmente ele cria personagens extrovertidos e √© bastante engra√ßado em suas interpreta√ß√Ķes. Sempre que algu√©m arrisca interpretar um personagem, especialmente jogadores novos, ele sempre parece est√° l√° para apoi√°-lo com um en√©rgico “ISSO MESMO!” vindo de seu an√£o beberr√£o.

3) O atento

O jogador atento é definitivamente um tipo interessante de se jogar. Ele ajuda o Mestre à desenvolver ainda mais a história apresentada por estar atento à tudo, e sempre questionar o mestre. Muitas vezes, o GM pode esquecer que os jogadores não vivem dentro de sua cabeça e pode acabar esquecendo ou até mesmo se cansando de constantemente precisar caracterizar tudo, e é aqui que o atento ajuda o mestre e consequentemente o grupo.
Ele est√° sempre fazendo perguntas, que podem surpreender at√© mesmo o mestre, que se ver√° for√ßado a criar mais conte√ļdo e se aprofundar ainda mais na imers√£o da aventura. Ele pode tomar caminhos inesperados e fazer perguntas estranhas, mas definitivamente √© um player que √© uma √≥tima adi√ß√£o ao grupo.

4) O jogador experiente

√Č f√°cil esquecer que o RPG √© um jogo de interpreta√ß√£o e que a interpreta√ß√£o de fato √© algo importante, com todas as regras e tudo, especialmente quando se √© iniciante. Olhar as regras sempre, dar dicas de a√ß√£o em meio ao combate, mostrar magias em livro… Tudo isso √© o chamado metagaming, e pode definitivamente estragar a imers√£o.
O jogador experiente √© o tipo do jogador que sabe dar dicas aos jogadores iniciantes sem cair no metagaming, como algu√©m que grita¬†“Escudo!” na batalha ao inv√©s de discutir toda a estrat√©gia em meio √† luta.

5) O anfitri√£o

Este √© um que definitivamente toda mesa tem ou deve ter. √Č aquela pessoa, que apesar de todas as coisas, est√° disposto √† ser o anfitri√£o das campanhas e sess√Ķes; com comidas e bebidas. √Č definitivamente o mais legal de se ter em uma mesa.
E você

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