Domingo, 24 De Fevereiro De 2019

LOJA QUINTA CAPA

RPG |Uma Introdução ao hobby de jogos de interpretação

Olá, aventureiros!

Meu nome é Francisco Helisson, e tentarei nesse primeiro post, dar um norte aqueles que estão iniciando o hobby ou que tem interesse em jogar ou conhecer RPG. Com definições de termos e tentando traçar uma linha histórica do hobby, que a cada dia ganha mais adeptos.

Quando fazemos menção a Role Playing Game ou simplesmente RPG, a primeira associação que nos vem à cabeça é o jogo Dungeons and Dragons ou D&D. Nada mais lógico, não? Pois o mesmo foi o primeiro jogo do gênero a surgir no mundo.

Dungeons & Drangons foi criado por Gary Gygax e Dave Arnerson em meados da década de 1970. Tendo como base o universo literário de Tolkien e adaptando regras de boardgames e wargames. A primeira edição de D&D, teve como uma das suas principais bases um conjunto de regras para Wargames medievais, chamado ChainMail.
A proposta inicial do jogo em si, se remete a reunir um grupo de pessoas, e através de regras pré estabelecidas nos “livros do jogo”: criar personagens para vivenciar aventuras fantásticas, conquistar tesouros inimaginaveis e superar desafios sobre humanos. Mas, o objetivo principal do hobby é a diversão das pessoas reunidas no grupo!

Resultado de imagem para Dungeons & Dragons book first
Livro do Jogador de Dugeons & Dragons.

Com o surgimento do RPG, através do D&D muitos autores, ou melhor dizendo, game designers começaram a expor novas idéias para a ficção dos jogos de interpretação.

Assim surgiram cenários como o Mundo das Trevas (ambiente de Vampiro: a Máscara, Lobisomen: o Apocalipse e outros mais), Shadowrun (cenário cyberpunk) e diversos outros que completam a lista de gêneros de fantasia.

O que são jogos Overpowered e Old School

Bem, devo adiantar que isso são estilos de jogo. Um remetendo mais a forma de contar histórias e utilizar regras e o outro em como os personagens estão acima dos meros mortais e conseguem feitos inimagináveis. Overpower é um estilo de jogo no qual os personagens são extremamente poderosos, se destacando dos demais e, por isso, eles são chamados de heróis.

Se fosse usar uma menção visual, diria que animes como Naruto Shippunden, Fate Stay Night entre outros, possuem personagens que remetem ao estilo.

Old School é um estilo de narrar voltado ao desapego às regras ou ao uso mínimo delas. Tudo é mais interpretativo e menos mecânico. Nele não existe equilíbrio e a letalidade para os personagens é alta. Mas a satisfação após o término de uma missão torna-se maior, pois as limitações dos personagens são suas principais dificuldades.

Nesse estilo, os personagens geralmente têm menos pontos de vida, suas habilidades não fazem tanto a diferença em combate mas a imaginação do jogador e como ele usa seu personagem, sim!

Como menção visual, posso citar animes como: Record of Lodoss War. Livros como o Feiticeiro de Terra Mar e a Série Caça Feitiços.

Quem é PikachuSama

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.

 

  

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: