Quinta, 21 De Fevereiro De 2019

LOJA QUINTA CAPA

Ciências | Starman e a busca do desconhecido

Caros amigos amantes científicos, hoje nesta data tão singela que precedeu diversos acontecimentos nacionais e internacionais de magnitude excepcional, exatamente às 16hs (Horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy da NASA, localizado em Cabo Canaveral – Flórida, foi lançado o Foguete Falcon Heavy da empresa SpaceX, que marca até então uma nova fase da exploração espacial privada antes dominada pelo governo norte-americano.

Elon Musk e seu novo hobby…

A SpaceX do bilionário norte-americano Elon Musk (que falaremos em um outro post) desenvolveu após diversos testes de lançamentos mal-sucedidos, uma nova forma de enviar algo ou alguém para o espaço. A façanha deste jovem visionário possibilita a partir de hoje a retomada da exploração espacial com objetivos específicos (Lua e Marte). A Lua por motivos que todos nós sabemos (remetente a corrida espacial da guerra fria) está sozinha e abandonada por muitas décadas (desde Apollo 17 – 1972) da qual precisa ser novamente colonizada desta vez com bases fixas.
Já o nosso vizinho planeta – Marte – está com seus dias “foverer alone” com os dias contados, pelos menos na cabeça de Musk. Para ele, Marte a partir do lançamento perfeito do Falcon Heavy cria uma nova maneira de se chegar lá, ou seja, com o surgimento de novos motores e novas tecnologias de lançamento e de reentrada na atmosfera podemos colocar um ser humano no planeta vermelho até 2020.
Starman e o veiculo Tesla Roadster

Musk projetou para levar ao espaço a partir do Falcon Heavy apenas um manequim, com o novo traje espacial desenvolvido pela empresa capaz de suportar a radiação e promover a ambição e o sonho de um futuro que quaisquer humanos poderão observar as estrelas fora da Terra. Tal qual o manequim foi apelidado de Starman (em referência à música “Starman” do cantor David Bowie e que está em loop infinito tocando de dentro do carro. No painel do carro está sendo exibido a mensagem “Don’t Panic” -Não entre em Pânico – referência básica de quaisquer nerd do Guia do Mochileiro das Galáxias.
Starman está indo em direção a Marte, chegando por volta da órbita do planeta vermelho até o final do ano, permanecendo por milhares de anos e possibilitando uma visão surreal deste planeta ainda pouco conhecido entre nós.
 

Mas nem tudo são flores, já dizia o velho ditado.  Há ainda de se considerar diversos desafios aqui no nosso planeta azul, tais como financiamentos entre o governo americano e a comunidade internacional para que haja uma cooperação sem precedentes e que possamos olhar para as estrelas e ver um outro local para sonhar.
 
See you Space Cowboy…

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: