Quinta, 31 De Janeiro De 2019

LOJA QUINTA CAPA

Tudo que aconteceu no Universo Cinematográfico da Marvel nos anos 90

No primeiro trailer da Capitã Marvel, Carol Danvers cai direto em um Blockbuster* – o que é mais dos anos 90 para os americanos do que isso?

Abrindo o leque de opções sobre o que escrever para dar mais força e forma aos eventos do filme da Capitã Marvel, fizemos conexões com outros eventos do UCM que aconteceram durante este período temporal. A maior parte dos acontecimentos da linha do tempo da Marvel acontece nos dias atuais, mas por causa dos flashbacks, explicações e diálogos foi possível fazer o impossível. Escrever este artigo.

Marvel Studios

Não sabemos exatamente quando, nos anos 90, A Capitã Marvel acontece exatamente, mas a década foi muito importante para o que aconteceria no futuro, coisas acontecendo tanto na Terra como no Espaço. Considerando que os eventos da Capitã Marvel passarão entre o espaço e a terra, conseguimos fazer as ligações com quase todos os principais eventos, sendo tudo em sua maioria, especulação. Então, o que aconteceu no universo cinematográfico da Marvel durante os anos 90? Leia e descubra porque essa lista deu um trabalho colossal.

Uma nota: Não estamos considerando as séries de TV (Sony, Marvel e Netflix), algumas coisas servirão apenas como pano de fundo ou para tapar buracos que ficaram quando foi se montando e elaborando todas essas hipóteses.

O NASCIMENTO DOS GÊMEOS MAXIMOFF (1990)

 

Marvel Studios/Disney

Pietro e Wanda Maximoff nasceram em 1990, no pequeno país da Europa Oriental chamado Sokovia. Ao contrário de suas contrapartes nos quadrinhos, os gêmeos do UCM Maximoff não são ligados a Magneto ou que tenham nascidos com poderes, é provável que nesta década, Pietro e Wanda eram apenas dois garotos comuns em Sokovia.

Sua data de nascimento não é exatamente especificada nos filmes, mas a julgar pela idade dos atores em Era de Ultron e graças uma equação criada por fãs, ficou bastante simples identificar a idade média dos personagens, principalmente se você pegar em conta que foi na mesma época da queda da União Soviética.

O TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE CAPTURA IMAGENS DOS NOVE REINOS (1990)

 

Marvel Studios

 

Em nosso universo real, o Hubble foi lançado da Terra em abril de 1990. Sabiam disso? Claro que não! rs Mas dentro do UCM, foi nessa mesma época que ele captura as primeiras imagens dos Nove Reinos, o sistema de planetas que Asgard pertence.

PETER QUILL GANHA A MILANO (1991)

Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, Peter Quill afirma que ele está pilotando sua nave, a Milano, desde que ele tinha 10 anos de idade. É fato que Quill nasceu em 1981, isso significa ele recebeu a nave e aprendeu a pilotá-la em 1991.

HOWARD E MARIA STARK SÃO ASSASSINADOS (1991)

 

Marvel Studios

A história trágica de Tony Stark envolve a morte prematura de seus pais (assim como muitas histórias trágicas de super-heróis). No decorrer dos filmes do Capitão América, ficamos sabendo que a morte prematura de Stark Pai foi orquestrada pela Hydra para capturar o Soro do Super Soldado, ela também começou a infiltrar seu pessoal dentro do governo americano nesta época. O produtor do filme da Capitã Marvel Jonathan Schwartz diz em entrevista que, embora a Capitã não tenha coisas que a liguem, a Hydra está “definitivamente lá”.

Feito para parecer um acidente de carro enquanto os Starks estavam a caminho do Pentágono – deixando um jovem Tony em idade escolar em casa – Howard e Maria foram assassinados pelo Soldado Invernal.

Edwin Jarvis se apresentou como uma figura paterna para Tony, que nunca chegou a se despedir de seu próprio pai. Obadiah Stane assumiu o papel de CEO interino da Stark Industries até que Tony assumiu o cargo mais tarde.

O PRÍNCIPE N’JOBU É ASSASSINADO (1992)

Marvel Studios

Os anos 90, aparentemente, foram feitos para ocorrer assassinatos importantes dentro UCM (e isso sem contar o assassinato do pai de Matt Murdock). N´jobu, o irmão do rei Tchaka, estava em Oakland, Califórnia, como espião wakandano. Lá, ele conheceu e se apaixonou por uma mulher americana, eventualmente tendo um filho com ela. Ele também testemunhou o sofrimento do povo afro-americano nos Estados Unidos e se ressentiu com a política de isolamento de Wakanda, assim, elaborou um plano para colocar o vibranium nas mãos da comunidade afro-americana, mesmo que isso significasse trair a localização de Wakanda para o traficante de armas Ulysses Klaue.

Informado da traição de N’jobu, o rei Tchaka viajou para Oakland para confrontá-lo, só que a conversa terminou quando T’Chaka matou N’jobu para salvar a vida de seu amigo, esfaqueando-o com suas garras de Pantera Negra.

O jovem Erik Stevens – que mais tarde se tornaria o Killmonger – descobriu o corpo do pai mais tarde naquela noite.

A MORTE DA MÃE DO PHIL COULSON (1992)

 

Após a morte de sua mãe, Phil Coulson dedicaria sua vida apenas a SHIELD. Considerando que Coulson desempenha um papel fundamental em Capitã Marvel, podemos obter mais indicações do que aconteceu com Julie, sua mãe.

 

IVAN VANKO É PRESO (1993)

 

O vilão em Homem de Ferro 2 foi preso por vender armas soviéticas ao Paquistão. Anteriormente, seu pai Anton havia trabalhado com Howard Stark, mas foi deportado de volta para a União Soviética após ser acusado de espionagem. Enquanto Ivan estava na prisão, seu pai morreu doente e pobre.

YONDU UDONTA É BANIDO DOS RAVAGERS (1995)

 

O pai adotivo de Peter Quill (e ex-escravo Kree) Yondu Undonta foi atacado pelo sindicato do crime Ravager por contrabandear crianças para o Celestial EGO. Yondu não tinha ideia de que Ego estava matando aquelas crianças até que ele conhecesse Peter Quill. Em vez de entregar Quill, Yondu o salva e criança o menino. Mas o líder dos Ravagers, Stakar Ogord, acabou descobrindo e exila Yondu e sua companhia do sindicato. Ele só saberia dos motivos nobres e reais de Yondu décadas depois nos acontecimentos de Os Guardiões da Galáxia II.

 

BRUCE BANNER CONHECE BETTY ROSS (1995)

 

Bruce conheceu o amor de sua vida quando estudavam na Universidade de Harvard, eles até deram uns pegas, mas nada que fosse sério. Algum tempo depois, eles estavam trabalhando juntos em experimentos para uma nova droga. Não lembra disso? Ora, assiste o Incrível Hulk que tá tudo lá. E para quem não lembra, o UCM começou neste filme.

 

O MASSACRE DE ZEHOBEREI (1995)

 

Marvel Studios

Com a ajuda da Ordem Negra, Thanos viajou para Zen-Whoberi, um planeta natal de uma raça de alienígenas de pele verde, e matou metade da população. Durante a divisão do povo, uma jovem Gamora ela levada pelo Titã Louco enquanto buscava sua mãe e acabou se perdendo.

Thanos a distraiu enquanto o massacre acontecia, de uma alguma forma, ele apiedou-se da criança e a levou como filha, pupila e herdeira para se tornar a maior assassina da Galáxia.

Após o massacre, os remanescentes da Zehoberei reconstruíram sua sociedade e começaram a prosperar, e seu sucesso é uma das justificativas que Thanos usa para suas ações extremas. Embora o foco da Capitã Marvel esteja na guerra de Kree e Skrull, pode muito bem haver referências sobre política que Thanos impõe no Universo.

KAECILIUS CONHECE O ANCIÃO (1995)

As origens do vilão do filme do Doutor Estranho realmente começaram com a morte de seu filho um ano antes, mas seu desespero aumentou quando sua esposa Adria morreu de um aneurisma cerebral no verão de 1995. Para lidar com as duas mortes, Kaecilius acabou procurando e encontrando o Ancião, que prometeu ajudá-lo a encontrar respostas. Ele acabou se juntando aos Mestres das Artes Místicas, mas sua obsessão em encontrar uma reposta para sua perda acabou o levando para o caminho das trevas.

 

NASCE LIZ TOOMES (1999)

Enquanto o jovem Peter Parker nasceu em 2001 (sim, todo mundo se sentiu velho quando ficamos sabendo sobre isso), sua colega de classe, crush e filha do abutre, Liz Toomes nascia em 1999, isso, claro, baseado no fato de que crianças em Nova York começam o jardim de infância em setembro quando completam cinco anos. Já que Liz é líder e mais velha da turma nos eventos do Homem-Aranha: De Volta ao Lar (que acontece em setembro de 2016), ela teria 17 anos.

 

RÉVEILLON DE 1999

 

Marvel Studios

Nos últimos momentos de 1999, Tony Stark participou de uma conferência científica na Suíça, realizada na véspera de Ano Novo. Esta festa serviu de introdução o horrendo Homem de Ferro 3, e introduziu Maya Hansen e eventual vilão Aldrich Killian.

Como percebeu, esse texto é começo do especial que estamos fazendo sobre a Capitã Marvel. É uma lista aleatória, mas eu tenho certeza que você gostou.

*: Quem cresceu na virada dos anos 1990 para os 2000 provavelmente entrou em uma Blockbuster, a gigante rede de locadoras de vídeos que dominou o mercado mundial na época. Com a popularização da internet e dos serviços de streaming, as locadoras de vídeo foram vítimas da evolução tecnológica e praticamente sumiram.

Esta lista foi baseada nos textos de Petrana RadulovicJOHN ORQUIOLA e reddit

Quem é PikachuSama

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.

 

  

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: