O fusca é um automóvel muito icônico no Brasil. Ainda hoje há entusiastas deste resistente e peculiar carro. Ganhou notoriedade no início da década de 1990 com a admiração do presidente em exercício, Itamar Franco, pela máquina. Mas o fusca não é icônico apenas no Brasil: em Portugal foi conhecido como Carocha; conhecido em inglês como Beetle ou Bug(besouro ou bicho); Type 1 é seu nome oficial, mas informalmente conhecido como Käfer(besouro) na Alemanha(o carro é da Volkswagen); e 1302 na Dinamarca. Não importa o seu nome: nada muda o fato de que foi o carro mais vendido da história. Afinal era o carro do povo e era famoso por ser acessível e quase indestruítvel.
E não demorou muito para virasse cultura pop e ganhasse personalidade. E por anos, houve um Fusca que trouxe muita alegria aos jovens de todo o mundo, que passavam boa parte de seu tempo em frente a uma TV.
Embora o Herbie tenha sido popular na sessão da tarde, nem passou perto deste fusca que já deu muita alegria à garotada da década de 80 e voltou em outra forma, popularizada por uma canção sertaneja ostentadora.
Conseguem adivinhar daqui?
Sim, estamos falando do Bumblebee. O autobot se destacou na produção cinematográfica de 2007 pelo seu elo com o protagonista, Sam Witwicky. Cinco anos depois, viraria esta canção pois no filme este herói robótico se transformava num camaro amarelo. Mas o que fusca tem a ver com camaro? Nada… exceto Bumblebee.
E neste artigo, aproveitando que o mesmo vai ganhar um filme próprio em dezembro deste ano, vamos conhecer melhor este Transformer que conquista corações há mais de trinta anos.
O início
Os Transformers são uma franquia que datam da década de oitenta e foi uma iniciativa similar ao quadrinho U.S. 1, que falamos neste artigo aqui. Consistia também em promover uma nova linha de brinquedos, mas que seria acompanhada de uma animação e de uma série em quadrinhos.
O que antes seria apenas uma minissérie em quatro edições, acabou virando uma mensal que durou OITENTA edições.
Bumblebee nos quadrinhos
Sendo da década de 80, é natural que as referências sejam mais da época: veículos, aeronaves e outros aparelhos são mais da época. Ao caírem na Terra , após uma batalha, a Arca(aeronave dos Autobots) se ativa e procura consertar todos os Transformers que estavam na nave, independente de serem Autobots ou Decepticons. Após escanear várias formas de tecnologia terrestre compatível com cada um deles, a Arca os conserta e revive. Agora cada um deles pode se transformar em alguma forma de tecnologia terrestre da época: caminhões, caças e até aparelhos de som e fitas cassete.
E Bumblebee não seria exceção. Na década de 1980, o fusca ainda era um carro bem acessível e popular, e o personagem foi criado especialmente para se adequar a estas características. Mais: ele precisava ser acessível e popular para o público alvo.
O Bumblebee dos quadrinhos era o típico personagem mais jovial, criado para causar identificação no público alvo. Por ser menor e mais jovem, era tratado meio que como o “mascote”do grupo; um rapaz com muito a provar, mas que devido ao seu tamanho podia fazer coisas que seus companheiros maiores e mais poderosos não eram capazes.
Animação
Ele não era tão diferente de sua contraparte dos quadrinhos. A amizade deste com o Spike Witwicky, o filho de Sparkplug Witwicky(aliado humano dos Autobots) foi aquele algo a mais da série e inspirou a mesma relação surgida entre o personagem e Sam no filme.
Em várias ocasiões esta dupla foi a responsável por salvar os Autobots da derrota certa. O tempo passou e Spike chegou a casar e ter um filho; porém a amizade e parceria entre Spike e seu Fusca falante continuou e o filho de Spike, Daniel, também chegou a se aventurar com os amigos da família.
Goldbug
Nos quadrinhos, houve um crossover entre os G.I. Joe e os Transformers (G.I. Joe and the Transformers, de 1986), onde Bumblebee foi destruído pelos Joes por acidente. Para se redimirem, os Joes o reconstroem com a ajuda de Ratchet(o médico dos Autobots). Ele foi aperfeiçoado no processo e renasceu como Goldbug.
Na série animada, Bumbleebee se tornaria Goldbug de forma similar, mas em circunstâncias diferentes. Na season finale da terceira temporada, este seria reconstruído por um Quintesson(criadores dos Transformers).
O filme de 2007
O filme de 2007, trouxe um Bumblebee mais durão, inclusive enfrentando um Decepticon cara a cara; porém seu papel, inicialmente, ainda era o de um espião. Disfarçado de um carro velho que ninguém nunca compra, é desta forma que o atual camaro amarelo se aproxima de Sam Witiwicky. E o que antes era algo para se aproximar de um elemento vital na guerra entre Autobots e Decepticons, acaba virando uma grande amizade.
Embora o camaro, diferente do fusca, não seja exatamente um carro popular, foi interessante vê-lo inicialmente como um modelo muito antigo, praticamente uma lata velha; um modelo de segunda mão ideal para um jovem de 16 anos(idade em que os jovens norte-americanos podem começar a dirigir) ter como seu primeiro automóvel.
O futuro… ou seria o passado?
Com Autubots e Decepticons rondaram a Terra durante muito tempo, o papel de Bumblebee como espião na década de 80 trará o personagem de volta à sua forma clássica. Em Bumblebee – O Filme, veremos o personagem em um ferro velho, sendo descoberto pela jovem Charlie (Hailee Steinfeld, indicada ao Oscar por Bravura Indômita). Esta o conserta e descobre que ele é mais do que os olhos revelam.
O filme, previsto para estrear dia 21 de dezembro de 2018 e dirigido por Travis Knight(Kubo e as Cordas Mágicas), também trará outros nomes famosos para o elenco. O astro da luta livre John Cena, o comediante veterano Martin Short e Peter Cullen(que já esteve em três filmes da franquia), são alguns dos nomes que compõem o elenco desta superprodução. Aguardemos mais referências oitentistas para esta superprodução que promete trazer novo fôlego à franquia que em breve ganhará um reboot.
1 Comment