Não deixe de conferir nosso Podcast!

Livro retrata a carreira de Mendez, um mestre do humor gráfico

Levi Jucá é licenciado em História pela UFC, mestre em História e Culturas pela UECE e professor do Ensino Médio

Já está disponível a venda, através do selo “Ecomuseu de Pacoti”, a obra que conta a vida do caricaturista e pintor Mário de Oliveira Mendes (1907-1996), o “Mendez”. Dono de um traço identificável como uma impressão digital, foi um dos maiores artistas da história do humor gráfico brasileiro.

Cearense de Baturité e radicado no Rio de Janeiro, onde esteve em atividade entre as décadas de 1920 e 1990, marcou época como mestre da caricatura ao compartilhar seu método de observação e desenho por meio de célebres publicações. Pela primeira vez, desde a sua morte, a vida e a obra de Mendez são narradas e ilustradas em livro, para que sejam conhecidas – e jamais esquecidas – pelas novas gerações.

À frente da pesquisa e escrita do livro, o historiador cearense Levi Jucá, realizou levantamento de um considerável acervo iconográfico e documental, o qual compreende desenhos originais, jornais, revistas, desenhos, pinturas, livros autorais, livros ilustrados, anúncios, capas de discos, além de fotografias. A diversidade de dados e imagens viabilizaram a edição do livro biográfico e iconográfico que visa o reconhecimento e a valorização da carreira do cearense Mendez, cuja produção teve grande repercussão em território nacional. Vale destacar a parceria inédita estabelecida entre o pesquisador e a família de Mendez, na pessoa de suas filhas, principais parceiras e colaboradoras do projeto.

“Mendez” nasceu em Baturité, interior do Ceará, em 25 de dezembro de 1907

 

O autor

O autor Levi Jucá é licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor do Ensino Médio. Natural de Fortaleza – CE, mas com raízes familiares em Pacoti, na Serra de Baturité, onde reside e desenvolve pesquisas e projetos educativos para a divulgação e preservação do patrimônio cultural e ambiental.

É autor de Pacoti, História & Memória (2014), Um Século de Magia (2017), sobre a vida de Luiz Severiano Ribeiro, o “Rei do Cinema no Brasil”, e Filhos de Guaramiranga (2019).

 

Serviço

Acabamento: Capa dura

Páginas: 256

Formato: 21 x 27cm

Ano: 2021

Valor: R$ 50,00 *(sujeito à acréscimo da taxa de frete via Correios)

O Ecomuseu de Pacoti é uma instituição sem fins lucrativos. As vendas do livro serão utilizadas para ajudar a financiar os projetos do Ecomuseu de Pacoti.

 

Marcelo Costa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.