Não deixe de conferir nosso Podcast!

Site Universo HQ vai deixar de ser atualizado

Sidney Gusman e Samir Naliato postaram um vídeo neste domingo, 5, para comemorar o aniversário e anuncia a paralisação do site

A maior referência do país na produção de notícias sobre o mundo das histórias em quadrinhos, o Universo HQ vai deixar de ser atualizado. O anúncio foi feito neste domingo, dia 5, no aniversário de 25 anos do site. Sidney Gusman e Samir Naliato, dois dos editores, postaram um vídeo Youtube para fazer o anúncio e explicar os motivos.

O Universo HQ surgiu em 5 de janeiro de 2000, quando a internet no Brasil ainda era “discada”, através de uma iniciativa dos quatro amigos: Sidney Gusman, Samir Naliato, Marcelo Naranjo e Sérgio Codespoti (que hoje mora em Luxemburgo, na Europa).

Durante esses 25 anos foram milhares de matérias, resenhas e outros “filhos” surgiram, como podcast “Confins do Universo”, certamente o mais ouvido no Brasil nesta área. Além disso, a grande maioria dos youtubers, influencers e jornalistas ligados às histórias em quadrinhos no país reconhecem a forte influência que o Universo HQ sempre teve.

Segundo lembra Sidney Gusman, o maior motivo para essa paralisação é a falta de condições de conseguir manter mais essa missão entra tantas outras que cada um dos integrantes possui. O próprio Gusman, por exemplo, é editor-chefe da Mauricio de Sousa Produções. “Não vamos tirar o site do ar, e, esporadicamente, quando surgir uma notícia importante, podemos publicar. Só não conseguimos mais é manter uma produção constante, como fazíamos antes”, explicou.

Além de HQs, o espaço trata também de outros assuntos afins, como cinema, desenhos animados, cartum, charge, caricatura, ilustração e brinquedos. Foi vencedor por dez vezes (2000 a 2007, 2009 e 2010), na categoria Site sobre História em Quadrinhos, do Troféu HQ Mix, a principal premiação brasileira deste mercado.

Opinião

Apesar de toda essa qualificação e premiações, durante muito tempo o site não gerou nenhum resultado financeiro aos seus editores, como eles mesmos destacam. Aliás, se não fosse o financiamento recorrente através do Catarse, essa interrupção já teria acontecido há alguns anos.

LEIA TAMBÉM:  Mais Polêmicas com a edição nacional de D&D?

Isso é bem importante que se diga para que o público entenda o quão é fundamental todo o tipo de apoio. Não é “contar vantagem” quando esses profissionais dizem que desenvolvem esse tipo de trabalho pelo amor aos quadrinhos. E felizes são aqueles que conseguem transformar essa atividade em seu meio de vida, algo que é muito raro.

É bom que se diga também que o trabalho desenvolvido pelo pessoal do Universo HQ tem sido um dos mais importantes alimentos para manter vivo tudo que vemos hoje acontecendo por vários estados do país no tocante aos quadrinhos, seja pela internet ou através de eventos.

Portanto, a notícia nos causa um misto de tristeza pela importância histórica do site, mas não podemos deixar de fazer reverência as pessoas que nunca deixaram o mundo das hqs de lado mesmo com milhões de outras tarefas, o que prova o quanto esse tipo de arte é apaixonante e envolvente.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.