Segunda, 23 De Julho De 2018

Notícias sobre Filmes, Séries e Netflix

Dica de Leitura РQuem é o Pantera Negra? (Reginald Hudlin & John Romita Jr)

Com a estreia do mais novo sucesso de cr√≠tica e, possivelmente, de p√ļblico do universo Marvel nos cinemas (MCU), o p√ļblico poder√° finalmente saber quem √© o Pantera Negra, o rei africano de Wakanda que apareceu nas grandes telas pela primeira vez em Capit√£o Am√©rica – Guerra Civil (2016).
Mas os leitores de quadrinhos que conhecem a editora Marvel nos √ļltimos anos j√° tem ideia de quem √© T’Challa e o reino wakandano onde se localiza um dos metais mais famosos daquele universo, o vibranium. E tudo isso gra√ßas n√£o s√≥ ao trabalho de Stan Lee e Jack Kirby, quando criaram o personagem em 1965 (Fantastic Four 52), mas acima de tudo ao trabalho de Reginald Hudrlin e John Romita Jr.

Resultado de imagem para imagem primeira aparição do pantera negra
Em sua primeira apari√ß√£o o Pantera Negra mostra a que veio, derrotando o Quarteto Fant√°stico sozinho. Na edi√ß√£o 53 √© contada a sua origem e motiva√ß√Ķes.

Não me entendam mal. A fase Lee/Kirby estava muito a frente de seu tempo, trazendo não só o primeiro herói negro dos quadrinhos como tornando-o africano, dando um caráter global as histórias que estavam sendo contadas pela dupla que criou o universo Marvel. Porém, o conceito que temos hoje não só do personagem como do ambiente que o rodeia não é proveniente da dupla. Muito disso se deve a forma como eram contadas as histórias na década de 1960, pois, apesar da característica maior da Marvel foi ter humanizado os super heróis, o roteiro dos quadrinhos girava em torno do personagem principal.
Dessa forma, na d√©cada de 1960, Lee e Kirby conceberam Wakanda como o reino africano pac√≠fico que foi atacado pelo vil√£o Garra S√īnica, que buscava o mineral Vibranium. Desse ataque covarde, o jovem pr√≠ncipe T’Challa decide transformar Wakanda em um reino forte e avan√ßado. Ele viaja para outros pa√≠ses em busca de conhecimento que possa ser usado em benef√≠cio de seu pa√≠s. Ou seja, em 1965 Wakanda √© grande porque existe T’Challa, seu protetor Pantera Negra.
Apesar da evolução do personagem com os anos, com título próprio, participação nos Vingadores e uma fase muito elogiada pelo escritor Christopher Priest, a percepção que temos do Pantera Negra e Wakanda só veio a se formar de forma definitiva com a entrada do produtor Reginald Hudlin e do desenhista John Romita Jr no título do personagem em 2005.
Resultado de imagem para john romita jr black panther
O escritor e produtor n√£o se fez de rogado, partindo para definir quem e o qu√™ √© a figura n√£o s√≥ do Pantera, mas do mundo que o cerca, Wakanda. Dessa forma, nas palavras do pr√≥prio Hudlin, o Pantera Negra √© o s√≠mbolo m√°ximo de um pa√≠s, sua representa√ß√£o, seu verdadeiro Capit√£o Am√©rica negro. √Č exatamente esse conceito que personagens precisam quando querem almejar serem mais do que um simples uniforme, entrando no imagin√°rio do p√ļblico. Mas as ideias originais com o Pantera n√£o param por a√≠.
Saem a Wakanda dependente de T’Challa e entra a na√ß√£o que nunca dobrou os joelhos para nenhum invasor externo, repelindo-os violentamente enquanto as na√ß√Ķes vizinhas da √Āfrica sofriam com o imperialismo. √Č colocado de lado o rei por direito de nascen√ßa T’Challa e surge a disputa por merecimento pelo t√≠tulo de representante m√°ximo do deus pantera e leg√≠timo comandante de Wakanda. O teor pol√≠tico dessa s√©rie √© forte e escorre em cada p√°gina, em especial nas cenas que mostram os Estados Unidos n√£o sabendo lidar com uma na√ß√£o t√£o forte quanto Wakanda.
Resultado de imagem para john romita jr black panther
O Pantera Negra da década de 1940 expulsou o Capitão América que queria entrar em Wakanda para caçar nazistas fugitivos. Mal sabia o bandeiroso que os wakandanos já tinham matado os alemães.

O √°pice da passagem de Hudlin s√£o as 06 primeiras edi√ß√Ķes ao lado do veterano desenhista John Romita Jr. Colocando um ritmo r√°pido e flu√≠do nas p√°ginas, Romita Jr foi a escolha acertada para essa primeira parte da saga do Pantera, sendo digna de um filme (quem sabe no futuro?)
Resultado de imagem para john romita jr black panther
A trama gira em torno de uma invas√£o patrocinada por na√ß√Ķes hostis ao pa√≠s do Pantera Negra, nos mostrando dentro do enredo quem √© T’Challa, Wakanda e o vil√£o Garra S√īnica, que sempre esteve ligado ao personagem.
As seis edi√ß√Ķes da passagem de Reginald Hudlin e John Romita Jr foram lan√ßadas duas vezes no Brasil. Na primeira vez, foi lan√ßada em formato mensal na revista DEMOLIDOR, edi√ß√Ķes 29 a 33. Houve relan√ßamento em encadernado dessa fase, sendo ainda de f√°cil acesso ao leitor, pois a edi√ß√£o n¬ļ¬† 38 da cole√ß√£o capa dura da editora Salvat traz essa hist√≥ria em formato encadernado. Foi publicada em 2014, com 160 p√°ginas, tamanho 17 x 26 cm, capa dura. No site da editora ainda se pode adquirir esse volume.
Essa fase √© a oportunidade perfeita para o p√ļblico que conheceu o personagem pelas telas do cinema e quer saber como esse fant√°stico personagem e sua na√ß√£o se consolidaram como uma ideia que transcende a quest√£o do indiv√≠duo heroico, j√° que aqui temos a apresenta√ß√£o verdadeira de Wakanda como na√ß√£o e os costumes que o t√≠tulo Pantera Negar traz.
Resultado de imagem para pantera negra john romita jr

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: