Quinta, 21 De Fevereiro De 2019

LOJA QUINTA CAPA

Tudo o que você precisa saber sobre o Fusca mais amado do mundo!

O fusca é um automóvel muito icônico no Brasil. Ainda hoje há entusiastas deste resistente e peculiar carro. Ganhou notoriedade no início da década de 1990 com a admiração do presidente em exercício, Itamar Franco, pela máquina. Mas o fusca não é icônico apenas no Brasil: em Portugal foi conhecido como Carocha; conhecido em inglês como Beetle ou Bug(besouro ou bicho); Type 1 é seu nome oficial, mas informalmente conhecido como Käfer(besouro) na Alemanha(o carro é da Volkswagen); e 1302 na Dinamarca. Não importa o seu nome: nada muda o fato de que foi o carro mais vendido da história. Afinal era o carro do povo e era famoso por ser acessível e quase indestruítvel.

E não demorou muito para virasse cultura pop e ganhasse personalidade. E por anos, houve um Fusca que trouxe muita alegria aos jovens de todo o mundo, que passavam boa parte de seu tempo em frente a uma TV.

Resultado de imagem para herbie
Não, H.E.R.B.I.E. Não estamos falando de você.

 

Embora o Herbie tenha sido popular na sessão da tarde, nem passou perto deste fusca que já deu muita alegria à garotada da década de 80 e voltou em outra forma, popularizada por uma canção sertaneja ostentadora.

Conseguem adivinhar daqui?

 

Sim, estamos falando do Bumblebee. O autobot se destacou na produção cinematográfica de 2007 pelo seu elo com o protagonista, Sam Witwicky. Cinco anos depois, viraria esta canção pois no filme este herói robótico se transformava num camaro amarelo. Mas o que fusca tem a ver com camaro? Nada… exceto Bumblebee.

 

Resultado de imagem para bumblebee beetle
Achou que ele sempre foi um camaro? Achou errado, otário!

E neste artigo, aproveitando que o mesmo vai ganhar um filme próprio em dezembro deste ano, vamos conhecer melhor este Transformer que conquista corações há mais de trinta anos.

 

O início

 

Os Transformers são uma franquia que datam da década de oitenta e foi uma iniciativa similar ao quadrinho U.S. 1, que falamos neste artigo aqui. Consistia também em promover uma nova linha de brinquedos, mas que seria acompanhada  de uma animação e  de uma série em quadrinhos.

 

Até o Homem-Aranha participou. Propriedade da Marvel Comics.

O que antes seria apenas uma minissérie em quatro edições, acabou virando uma mensal que durou OITENTA edições.

 

Bumblebee nos quadrinhos

 

Sendo da década de 80, é natural que as referências sejam mais da época: veículos, aeronaves e outros aparelhos são mais da época. Ao caírem na Terra , após uma batalha, a Arca(aeronave dos Autobots) se ativa e procura consertar todos os Transformers que estavam na nave, independente de serem Autobots ou Decepticons. Após escanear várias formas de tecnologia terrestre compatível com cada um deles, a Arca os conserta e revive. Agora cada um deles pode se transformar em alguma forma de tecnologia terrestre da época: caminhões, caças e até aparelhos de som e fitas cassete.

Resultado de imagem para soundwave transformers gif
Soundwave soltando Laserbeak e Ravage, respectivamente.

 

E Bumblebee não seria exceção. Na década de 1980, o fusca ainda era um carro bem acessível e popular, e o personagem foi criado especialmente para se adequar a estas características. Mais: ele precisava ser acessível e popular para o público alvo.

O Bumblebee dos quadrinhos era o típico personagem mais jovial, criado para causar identificação no público alvo. Por ser menor e mais jovem, era tratado meio que como o “mascote”do grupo; um rapaz com muito a provar, mas que devido ao seu tamanho podia fazer coisas que seus companheiros maiores e mais poderosos não eram capazes.

Resultado de imagem para bumblebee transformers marvel
Como caracterizado nos quadrinhos da época.

 

Animação

 

Ele não era tão diferente de sua contraparte dos quadrinhos. A amizade deste com o Spike Witwicky, o filho de Sparkplug Witwicky(aliado humano dos Autobots) foi aquele algo a mais da série e inspirou a mesma relação surgida entre o personagem e Sam no filme.

Resultado de imagem para bumblebee transformers animation 80s
Uma dupla dinâmica que fez a infância de muita gente

Em várias ocasiões esta dupla foi a responsável por salvar os Autobots da derrota certa. O tempo passou e Spike chegou a casar e ter um filho; porém a amizade e parceria entre Spike e seu Fusca falante continuou e o filho de Spike, Daniel, também chegou a se aventurar com os amigos da família.

 

Resultado de imagem para daniel hotrod
Daniel, ao lado dos Autobots.

Goldbug

Nos quadrinhos, houve um crossover entre os G.I. Joe e os Transformers (G.I. Joe and the Transformers, de 1986), onde Bumblebee foi destruído pelos Joes por acidente. Para se redimirem, os Joes o reconstroem com a ajuda de Ratchet(o médico dos Autobots). Ele foi aperfeiçoado no processo e renasceu como Goldbug.

Na série animada, Bumbleebee se tornaria Goldbug de forma similar, mas em circunstâncias diferentes. Na season finale da terceira temporada, este seria reconstruído por um Quintesson(criadores dos Transformers).

 

Resultado de imagem para goldbug bumblebee
Visual modificado de Bumblebee como Goldbug.

 

 

O filme de 2007

 

O filme de 2007, trouxe um Bumblebee mais durão, inclusive enfrentando um Decepticon cara a cara; porém seu papel, inicialmente, ainda era o de um espião. Disfarçado de um carro velho que ninguém nunca compra, é desta forma que o atual camaro amarelo se aproxima de Sam Witiwicky. E o que antes era algo para se aproximar de um elemento vital na guerra entre Autobots e Decepticons, acaba virando uma grande amizade.

Resultado de imagem para bumblebee
A versão mais atual do personagem.

 

Embora o camaro, diferente do fusca,  não seja exatamente um carro popular, foi interessante vê-lo inicialmente como um modelo muito antigo, praticamente uma lata velha; um modelo de segunda mão ideal para um jovem de 16 anos(idade em que os jovens norte-americanos podem começar a dirigir) ter como seu primeiro automóvel.

 

Resultado de imagem para bumblebee carro
Após um banho de loja.

 

O futuro… ou seria o passado?

 

Com Autubots e Decepticons rondaram a Terra durante muito tempo, o papel de Bumblebee como espião na década de 80 trará o personagem de volta à sua forma clássica. Em Bumblebee – O Filme, veremos o personagem em um ferro velho, sendo descoberto pela jovem Charlie (Hailee Steinfeld, indicada ao Oscar por Bravura Indômita). Esta o conserta e descobre que ele é mais do que os olhos revelam.

 

Resultado de imagem para more than meets the eye
É referência que chama.

O filme, previsto para estrear dia 21 de dezembro de 2018 e dirigido por Travis Knight(Kubo e as Cordas Mágicas), também trará outros nomes famosos para o elenco. O astro da luta livre John Cena, o comediante veterano Martin Short e Peter Cullen(que já esteve em três filmes da franquia),  são alguns dos nomes que compõem o elenco desta superprodução. Aguardemos mais referências oitentistas para esta superprodução que promete trazer novo fôlego à franquia que em breve ganhará um reboot.

Resultado de imagem para choque de cultura transformers
Só o Bumblebee pode unir os fãs novamente!
Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: