Não deixe de conferir nosso Podcast!

Evento neste fim de semana comemora os 75 anos de Tex Willer

O evento contará com várias atrações, como palestras, venda de quadrinhos, oficinas e mais

Acontece neste fim de semana, dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Porto Alegre (RS) a segunda edição de “Uma Tarde Bonelli” em comemoração aos 75 anos de Tex Willer, o maior herói do faroeste no mundo das histórias em quadrinhos. O local será a Gibiteca da Biblioteca Pública Estadual, localizada na Rua Riachuelo, 1190, no Centro de Porto Alegre (RS).  O horário será das 13h às 19h.  A entrada é gratuita. Tex Willer foi criado em 1948 por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini.

Haverá debates, oficinas e a presença de expositores que venderão produtos do estúdio Bonelli. Além disso, será apresentada uma seleção de trabalhos da 1ª a 3ª “Exposição Online Cavalgando com Tex”. Em seguida, a Liga Heróica realizará apresentações de cosplays de super-heróis, solicitando a doação de um quilo de alimento não perecível. O grupo Desenhando Juntos também participará do evento, realizando desenhos ao vivo com a temática faroeste.

Cerca de 30 desenhistas demonstrarão ao público a experiência do desenho ao vivo. Durante o evento, haverá uma mostra de desenhos selecionados para a terceira edição da exposição virtual “Cavalgando com Tex”.

O Coletive Arts organizará um bate-papo para relembrar como foram realizados debates e entrevistas virtuais sobre Tex durante a pandemia de covid-19. Também haverá um encontro com representantes do Tex Moto Grupo para falar sobre a experiência de divulgar os quadrinhos do Tex no Brasil.

 

Destaques

Entre os destaques do evento estão Gege Carsan, autor de quatro livros sobre Tex; Dorival Lopes, editor da Mythos, principal responsável pela publicação dos quadrinhos Bonelli no Brasil; Rafael Scavone, autor da HQ “Hailstone”; e Duda Falcão, criador de “O Estranho Oeste de Kane Blackmoon”, histórias que exploram o terror no faroeste.

LEIA TAMBÉM:  Liga Extraordinária 1898 - A edição que realmente vale R$ 230,00!

Na Gibiteca BPE, serão transmitidos filmes sobre Tex e Zagor, além de serem expostos cartazes de filmes clássicos de faroeste.

 

O personagem

Tex é um caubói que foi divulgado pela primeira vez em 30 de setembro de 1948, na Itália. Desde os anos 1950, as histórias do Tex chegaram ao Brasil em formato de tira, pelas editoras Vecchi, RGE, Globo e a atual, Mythos, além de passarem pela Panini, Opera Graphica, entre outras. O principal escritor de Tex na atualidade é Mauro Boselli, que leva cerca de três meses para escrever cada aventura de aproximadamente 300 páginas, desenhada por diversos artistas contratados pela Sergio Bonelli Editore.

As histórias de Tex contam as aventuras de Tex Willer, Kit Carson, Jack Tigre e Kit Willer, um quarteto de heróis que vive no velho oeste. As narrativas mais modernas também apresentam fatos verídicos da história americana, como os episódios da Guerra Civil, a colonização do território norte-americano e os conflitos com povos indígenas. Uma característica presente em Tex é a defesa dos povos indígenas. Mensalmente, há diversas coleções do Tex em circulação nas bancas, como Tex Gigante, Tex Ouro, Tex Platinum e Tex Coleção. Também há a publicação de um omnibus de Tex no Brasil, uma edição especial que reúne dezenas de histórias.

 

Confira a programação

30 de setembro

Horário: 14h – Mesa cavalgando com Tex. Com Paulo Kobielski, André Moraes e Ge Ge Carsan. Mediação de Jorge Luís Pereira

Horário: 15h – Mythos e Tex no Brasil. Com Dorival Lopes e Jesus Nabor. Mediação de Ge Ge Carsan

Horário: 16h – Intervalo

Horário: 16h30 – As melhores aventuras de Tex . Com Ge Ge Carsan, Leonardo Campos e Neimar Nunes. Mediação: Jesus Nabor1

LEIA TAMBÉM:  Panini confirma reimpressão da série Preacher pelo selo Black Label

Horário: 17h30 – 75 Anos de Tex, a história de um mito. Com Ricardo Elesbão e Leonardo Fraga (Confraria Bonelli). Mediação de Leandro Dóro

 

1º de outubro

Horário: 14h – Bonelli no Brasil. Com Dorival Lopes (Mythos), Flávio Soares (Tortuga), Leonardo Campos (85), Neimar Nunes (Saicã), Ricardo Elesbão (Lorobuono Fumetti) e Tiago Cunha (Skript). Mediação de Leonardo Fraga

 

Horário: 16h – Intervalo

Horário: 16h30 – Quadrinhos alternativos de faroeste. Com Rafael Scavone, Duda Falcão e Rodinério da Rosa. Mediação de Lu Vieira

Horário: 17h30 – Cinema de faroeste, uma trajetória – Clube do Faroeste de Porto Alegre. Com Celso Schoreder e Raul Estigarribia. Mediação de César Alcazar

 

Oficinas

Serão duas oficinas com inscrição gratuita

30 de setembro

Horário: 14h – Narrativa visual dos quadrinhos Bonelli, com Lu Vieira

 

1º de outubro

Horário: 14h – Oficina Desenho de Faroeste, com Moacir Martins

 

Serviço

“Uma tarde Bonelli” – Homenagem aos 75 anos de TEX

Data: 30/09 (sábado) e 1º/10 (domingo)

Horário: 13h às 19h

Local: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)

*Entrada gratuita

 

Reportagem conta com informações cedidas pela Secretaria de Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.