Não deixe de conferir nosso Podcast!

Cartunista Jota A inicia pré-venda de livro com a temática Covid 19

Está no ar no site do Catarse a pré-venda do mais novo livro do cartunista Jota A – 100 Covid. São 100 desenhos, entre cartuns, charges, e histórias em quadrinhos com o tema coronavírus e a pandemia. Para apoiar o projeto e garantir o livro antecipadamente basta acessar: https://www.catarse.me/100_covid_uma_centena_de_cartuns_charges_e_hq?ref=ctrse_explore_pgsearch

Para essa obra o artista selecionou 100 trabalhos que tiveram como “alvo” a Covid-19. “É um tema complicado, sem dúvida! Afinal de contas é uma das maiores tragédias vividas no mundo, mas é nosso papel oferecer um pouco de humor para ajudar a passar momentos difíceis como esse. “Nós, humoristas, temos que trabalhar justamente nas crises”, diz o artista.

José Antônio Costa, o Jota A, nasceu no Maranhão. Ainda criança se mudou para o Piauí com a família. Na adolescência descobriu o desenho de humor através de artistas como Angeli, Laerte e Glauco, e logo depois transformou a paixão pelo desenho em profissão tornando se um dos cartunistas mais premiado do Brasil, com títulos conquistados até mesmo em outros países, como Portugal e Turquia.

É dele a arte do cartaz do Salão de Humor de Piracicaba 2022, o mais respeitado evento brasileiro nesta área. Este é o oitavo livro lançado e o terceiro produzido pelo artista através de uma parceria com a Quinta Capa editora e os amigos editores Bernardo Aurélio e Marcelo Costa. Três desses livros já estão esgotados, mas os outros três ainda podem ser adquiridos através do mesmo link do Catarse. São eles: “As Premiadas do Jota A”, “100 Eco cartuns” e “As Tirinhas do Jota A”.

A modalidade deste projeto é definido como “Tudo ou Nada”, ou seja, o livro somente será impresso se for batida a meta determinada para o apoio. “Por isso é muito importante que além de apoiarem, todos compartilhem essa informação”, destacou.

LEIA TAMBÉM:  Xbox Game Pass - O que foi anunciado na conferência X019

O Autor
Jota A é cartunista, jornalista-ilustrador, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) em 2014.

É cartunista do Jornal O Dia desde 1988. Possui mais de 160 prêmios em salões de humor e 3 em concurso de artes plásticas. Colaborou ainda com os jornais carioca O Pasquim21, Jornal do Brasil e os piauienses Correio Corisco e A Voz de Teresina, além das revistas Presença, Revestrés e Cadernos de Teresina. Participou do projeto MSP+50, Maurício de Sousa por mais 50 artistas, desenhando o Chico Bento.

É curador do Salão de Caricaturas do Teresina Shopping há 3 anos e do Salão de Humor Medplan/Humana Saúde há 12. Lançou em 1997 o livro de cartuns Humor Todo o Dia, em 2005 Cara e Coroa, em 2012 Traço e Riso, em 2020 As Premiadas do Jota A, Tirinhas do Jota A, em 2021 100 Eco cartuns e As Premiadas do Jota A: charge, cartuns, caricaturas.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.