Não deixe de conferir nosso Podcast!

Cartunista Jota A inicia pré-venda de livro com a temática Covid 19

Está no ar no site do Catarse a pré-venda do mais novo livro do cartunista Jota A – 100 Covid. São 100 desenhos, entre cartuns, charges, e histórias em quadrinhos com o tema coronavírus e a pandemia. Para apoiar o projeto e garantir o livro antecipadamente basta acessar: https://www.catarse.me/100_covid_uma_centena_de_cartuns_charges_e_hq?ref=ctrse_explore_pgsearch

Para essa obra o artista selecionou 100 trabalhos que tiveram como “alvo” a Covid-19. “É um tema complicado, sem dúvida! Afinal de contas é uma das maiores tragédias vividas no mundo, mas é nosso papel oferecer um pouco de humor para ajudar a passar momentos difíceis como esse. “Nós, humoristas, temos que trabalhar justamente nas crises”, diz o artista.

José Antônio Costa, o Jota A, nasceu no Maranhão. Ainda criança se mudou para o Piauí com a família. Na adolescência descobriu o desenho de humor através de artistas como Angeli, Laerte e Glauco, e logo depois transformou a paixão pelo desenho em profissão tornando se um dos cartunistas mais premiado do Brasil, com títulos conquistados até mesmo em outros países, como Portugal e Turquia.

É dele a arte do cartaz do Salão de Humor de Piracicaba 2022, o mais respeitado evento brasileiro nesta área. Este é o oitavo livro lançado e o terceiro produzido pelo artista através de uma parceria com a Quinta Capa editora e os amigos editores Bernardo Aurélio e Marcelo Costa. Três desses livros já estão esgotados, mas os outros três ainda podem ser adquiridos através do mesmo link do Catarse. São eles: “As Premiadas do Jota A”, “100 Eco cartuns” e “As Tirinhas do Jota A”.

A modalidade deste projeto é definido como “Tudo ou Nada”, ou seja, o livro somente será impresso se for batida a meta determinada para o apoio. “Por isso é muito importante que além de apoiarem, todos compartilhem essa informação”, destacou.

O Autor
Jota A é cartunista, jornalista-ilustrador, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) em 2014.

É cartunista do Jornal O Dia desde 1988. Possui mais de 160 prêmios em salões de humor e 3 em concurso de artes plásticas. Colaborou ainda com os jornais carioca O Pasquim21, Jornal do Brasil e os piauienses Correio Corisco e A Voz de Teresina, além das revistas Presença, Revestrés e Cadernos de Teresina. Participou do projeto MSP+50, Maurício de Sousa por mais 50 artistas, desenhando o Chico Bento.

É curador do Salão de Caricaturas do Teresina Shopping há 3 anos e do Salão de Humor Medplan/Humana Saúde há 12. Lançou em 1997 o livro de cartuns Humor Todo o Dia, em 2005 Cara e Coroa, em 2012 Traço e Riso, em 2020 As Premiadas do Jota A, Tirinhas do Jota A, em 2021 100 Eco cartuns e As Premiadas do Jota A: charge, cartuns, caricaturas.

Marcelo Costa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.