A DC e a Warner Bros. estão numa fase diferente para o cinema. Ainda tentando encontrar o tom certo de seus personagens, estão apostando em filmes solos, baratos e com grande potencial. Dessa vez desenvolvendo seu primeiro filme de super-herói com protagonista latino! O longa vai contar a história de Jaime Reyes, o Besouro Azul.
Segundo essa fonte, o mexicano Gareth Dunnet-Alcocer, responsável pelo roteiro de Scarface, está confirmado como roteirista do longa.
Mas você conhece a história do Besouro Azul? Se não, venha comigo que tentarei explicar de uma forma breve e que não saia com dúvidas sobre esse herói tão legal do Universo DC!
O que você precisa saber por enquanto
O personagem apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 2006, na HQ Crise Infinita #5. Apenas dois meses depois, o herói ganhou sua publicação mensal própria.
O Besouro Azul é um super-herói que cruzou várias gerações, existindo três versões do mesmo personagem em diferentes épocas. Jaime Reyes, o atual e mais famoso Besouro Azul.
A peça Alien que caiu na Terra
Existe um peça de tecnologia alienígena, chamada Escaravelho. Ela é super poderosa e quando se une a um corpo humano confere poderes extraordinários ao seu portador. A raça extraterrestre Reach enviou este aparelho para vários planetas para tentar obter informações privilegiadas sobre esses locais.
Passando o bastão
Após a morte de Ted Kord (segundo Besouro Azul), o Escaravelho não pertencia a ninguém. Até que um garoto chamado Jaime Reyes, que vivia no Texas, encontra este incrível artefato. Mas o Escaravelho se fixou ao corpo de Jaime, arranjando assim um novo portador.
O bom coração de Jaime
A relação entre o Escaravelho e Jaime era excelente, e muito mais próxima daquela que o artefato tinha com Dan Garret (primeiro Besouro Azul). O Escaravelho permite que o corpo de Jaime fique protegido por uma espécie de armadura mecânica que lhe dá uma enorme variedade de poderes e habilidades.
Mas tudo que é bom não dura para sempre
O Batman acabou conseguindo encontrar o Besouro Azul, pois ele era o único que conseguiria destruir o Irmão Olho (a arma mais poderosa do projeto OMAC). Esse projeto foi criação do Batman, ele construiu sozinho um satélite espião para vigiar todos os meta-humanos do mundo e evitar que saiam da linha. O problema é que Batman perdeu o controle sobre o satélite.
Depois de ter destruído o Irmão Olho, o Besouro Azul acabou ficando preso entre várias dimensões paralelas durante um ano.
O Escaravelho é pacífico mas…
Esta poderosa arma inteligente é super pacífica e não reage violentamente contra nenhum tipo de seres vivos, a não ser que seja ameaçada. Mas os Lanternas Verdes não se relacionam bem com o Escaravelho, adotando uma posição de ataque sempre que o enfrentam, obrigado este a defender-se.
Jaime, o Besouro Azul mais poderoso!
O Escaravelho concede ao seu portador poderes incríveis e Jaime soube aproveitar o potencial desta arma alienígena da melhor forma possível. Graças ao relacionamento excelente entre os dois, Jaime é considerado o Besouro Azul mais poderoso de todos. Além da sua superarmadura a lista de poderes contempla habilidades como:
- Telepatia: Jaime e o Escaravelho conseguem se comunicar telepaticamente;
- Superforça: Consegue levantar mais de três toneladas com as próprias mãos;
- Superagilidade:
- Voar: Através de duas asas que saem da sua armadura ele consegue voar;
- Canhões de energia: Dispara raios de energia através de dois canhões que também estão incorporados no uniforme;
- Superinteligência: Consegue traduzir e falar qualquer tipo de dialeto;
- Fator de regeneração: É capaz de curar a si mesmo
Representatividade no mundo dos super-heróis
A representatividade do mundo dos super-heróis deu um salto gigantesco nos últimos dois anos, com a realização e o sucesso de filmes como Mulher-Maravilha e Pantera Negra (ambos com sequências vindo aí!).
Já não era sem tempo, portanto, que um herói latino ganhasse seu próprio filme (o momento político-social americano, inclusive, parece precisar de algo do gênero).
A DC já trouxe personagens latinos para seu universo cinematográfico, como é o caso de El Diablo, em Esquadrão Suicida, e como será o caso de Rennee Montoya, no futuro Aves de Rapina. Besouro Azul, porém, se confirmado, será o primeiro filme DC com um herói latino como protagonista.
Para entender a dimensão do público latino hoje apenas nos Estados Unidos, basta observar os dados do Motion Picture Association of America (MPAA). Segundo as informações, em 2017 a audiência hispânica/latina teve a maior participação per capita no cinema, indo ao cinema em média 4,5 vezes por ano.
Além disso, os latinos representam hoje 18% da população americana e compram 24% dos ingressos de cinema vendidos nos Estados Unidos. Segundo os dados da MPAA, 22% da audiência de Mulher-Maravilha e 21% da audiência de Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi formada por latinos.
Ainda não há detalhes sobre elenco ou direção.
Ainda não há previsão de estreia para o filme solo do Besouro Azul.
Leave a Reply