Robson Carlos é mais conhecido como o “Mestre Bob” da capoeira e é um cliente das antigas aqui na livraria Quinta Capa. Claro que não é só a pilha de gibis que ele adquire aqui que o torna memorável, ele também é pedagogo e Doutor em História da Educação Brasileira. O “Doutor Bob” é também um dos coordenadores Núcleo de Pesquisa em História Cultural, Sociedades e História da Educação Brasileira (Nupheb) da Universidade Estadual do Piauí e está à frente do projeto Escritos Periféricos, uma iniciativa para reunir, publicar e divulgar artigos científicos sobre cultura pop, especialmente quadrinhos.
A ideia do projeto é “relacionar essa cultura com questões como gênero feminino, etnia negra, capoeira, infância, processos pedagógicos não formais e sociedades pós-modernas”, quer dizer, estudar as influencias do amplo prisma da cultura pop dentro das sociedades minoritárias ou produções culturais marginais.
Segundo Robson Carlos, “os estudantes desenvolvem três competências essenciais: produção de projeto de pesquisa, elaboração, organização e efetivação de práticas de investigação acadêmica. Além disso, a pesquisa desenvolve a inquietação, a habilidade e a capacidade da aluna na busca por conhecimentos rigorosos que sustentarão sua prática docente no futuro”.
O coordenador nos informou ainda que qualquer pesquisador, mesmo de fora da UESPI, pode mandar textos para serem publicados no site.
Para mais informações, acesse o site aqui a notícia no portal da UESPI (que inclusive foi a fonte desta pequena coluna).
Leave a Reply