As redes sociais nos possibilita entrar em contato com diversos artistas, conheci a página dos Malditos Quadrinhos e quis relatar as minhas impressões para vocês. O endereço é fácil de encontrar basta acessar http://www.malditosquadrinhos.com.br/ Ela oferece as abas “Home – Sobre – Histórias Curtas – O Colecionador – Contato) . A página é prática e atrativa mas senti falta de mais informações sobre os autores, assim como a proposta do site poderia ter sido explicada com maiores detalhes, além de mais informações sobre o quadrinho físico, além das 5 páginas disponíveis. Porém o que eu quero mesmo falar é sobre as histórias disponíveis no site gratuitamente.
São cinco histórias curtas e completas que são facilmente visualizadas. “A história de Neimar” que trata de uma crítica social de forma sutil com desenhos com muito movimento de fuga e de medo, situações vividas pelo personagem. As histórias “Banquete” e “Reflexão” nos leva a entrar no clima bem ambientado e conta com surpreendentes finais. A história “Exílio” é uma ficção científica que conta com um diálogo entre máquinas fazendo uma reflexão objetiva sobre a sociedade.
Bernardo e Rafael Bianchini são os autores dos quadrinhos e eles se revezam na produção seja nos desenhos ou nos argumentos. A proposta é trazer histórias reflexivas mas que não necessariamente deixe a página abarrotada de textos. Eles conseguem trazer boas ideias explorando as sutilizas. A maioria delas, são situações cotidianas com personagens comuns mas que traz uma temática versátil, isso foi exatamente o que me chamou a atenção, em poucas páginas, os Bianchini conseguem trabalhar uma boa ideia por completo. As histórias versam sobre momentos de personagens e não tem a proposta de contar o antes e o depois, mas trazem exatamente a situação a ser mostrada.
Os desenhos são carregados de movimento e emoções, neles estão presentes uma ambientação sombria e tanto o terror quanto a violência estão presentes de uma maneira discreta, diferente do que se encontra habitualmente em outros quadrinhos do gênero, é isso o que mostra a personalidade na narrativa utilizada. Não tem como não ressaltar a habilidade dos autores com a paleta de cores que traz um tom bem adequado pra história e até mesmo pra visualização online.
Uma oportunidade aos leitores que estão se interessando pela nona arte e que ainda não compram quadrinhos físicos, para aqueles que preferem a leitura online ou para aqueles como eu que praticamente ler quadrinhos físicos mas aqui e acolá se esbarra com outras mídias. Eu vou continuar seguindo a página e torcendo por ler mais materiais do Bernardo e Rafael Bianchini.
Leave a Reply