O Cabeça de Cuia de Ednaldo Carvalho é o melhor quadrinho de terror já produzido no Piauí e vai muito, muito mais além do que apenas apresentar a famosa lenda do Piauí , apresentando um verdadeiro conto de horror psicológico sobre a fome, o desamor e a loucura.
Certo dia, durante um desses encontros anuais da Feira HQ, o desenhista Ednaldo Carvalho me procurou dizendo que tinha um trabalho um pouco maior e que não poderia participar com ele em nenhum evento de exposição devido ao seu volume de páginas, já que nesses eventos havia um limite máximo de 6 ou 8 páginas por história selecionada.
“Deixa eu ver!”, pedi, meio descrente. Ele me entregou um álbum com mais de 80 páginas de quadrinhos e ilustrações. Um livro completo. Incrivelmente pronto como raríssimas vezes pude ver em nosso Estado. Eu pedi que ele me permitisse fazer um projeto e captar recursos para imprimir seu quadrinho. Eu precisava fazer isso.
O Cabeça de Cuia, por algum motivo mórbido, é um dos principais personagens da cultura popular piauiense. A lenda do Crispim, filho ingrato que agride a mãe e é amaldiçoado por ela pouco antes da sua morte, transformando-o numa criatura monstruosa, é contada de norte a sul do Piauí, percorrendo, principalmente, todas as curvas do rio Parnaíba, que teria se tornado o refúgio da criatura.
Os pescadores do Piauí contam histórias de suas aparições, atrapalhando suas pescarias ou perseguindo moças virgens na tentativa de devorá-las e, assim, acabar com a maldição que caiu sobre ele. O personagem é forte na literatura de cordel, no teatro, na música e, inclusive, como ponto turístico da capital, no encontro dos rios, onde o Parnaíba se junta ao Poty e há uma grande estátua do monstro. Entretanto, faltava uma obra que abordasse toda a dramaticidade que o personagem exigia e que fosse criada numa arte mais acessível à população em geral, faltava uma literatura que valorizasse o personagem de forma mais densa e, ao mesmo tempo, de leitura mais atraente, como só as histórias em quadrinhos podem oferecer.
Ednaldo criou uma obra mais extensa, um romance gráfico, tenso, que narra a lenda do Cabeça de Cuia de maneira original e horripilante, atualizando, contextualizando e humanizando o personagem, mas a obra não se limita a apresentar o Crispim apenas como o assassino da própria mãe, há o estudo da loucura, há a preocupação social de tentar justificar o injustificável. Há o jovem que sofre o preconceito dos vizinhos. Há o jovem apaixonado que não recebe um olhar da mulher amada. Há uma certa poesia narrativa e a preocupação de revelar nossos cenários, mostrar nossa cidade. Uma obra indispensável para a cultura piauiense, que precisa ser apresentada e estudada. Uma revalorização de nossas origens culturais, de nossos mitos, monstros, heróis e vilões.
Tenho orgulho de participar da edição deste livro e a mais absoluta certeza de que nossa lenda ganhou muito mais força graças ao trabalho de Ednaldo Carvalho.
Caso queira adquirir este quadrinhos, pode comprar diretamente com a livraria Quinta Capa (86 99819-3178) ou através da campanha no catarse clicando aqui.
Leave a Reply