Não deixe de conferir nosso Podcast!

RPG & HQ | Novo projeto de Caio Oliveira terá história em Tormenta (Holy Avenger)

Novo projeto de Caio Oliveira no Catarse traz história em quadrinhos com Sandro, um dos protagonistas de Holy Avenger, famoso quadrinho brasileiro que se passa no mundo de Arton, cenário do RPG Tormenta

Novo projeto de Caio Oliveira no Catarse traz história em quadrinhos com Sandro, um dos protagonistas de Holy Avenger, famoso quadrinho brasileiro que se passa no mundo de Arton, cenário do RPG Tormenta.

Capa provisória (mas que muito provavelmente será definitiva, do quadrinho “Curtinhas do Caio”, que está no Catarse até dia 20 de setembro.

Caio Oliveira é autor de quadrinhos que circulam pelas redes sociais, a maioria são de humor e giram em torno de sátiras e referências a quadrinhos e games. O Cantinho do Caio, no facebook, é sua principal vitrine, com quase 75mil seguidores e é por onde dialoga com quem curte e segue meu trabalho.

O autor já teve vários projetos de publicações bem-sucedidas na plataforma do Catarse, que funciona como um site de financiamento coletivo, onde qualquer pessoa pode apoiar projetos para que eles se tornem reais, o mais recente deles foi o Cantinho do Caiô, que teve mais de 400 apoiadores e que permitiu que Caio Oliveira fizesse um gibi extra (Jesus Sama) através de uma meta estendida que foi alcançada.

A nova campanha no Catarse, o “Curtinhas do Caio”, será um quadrinho de 96 páginas, que terá algumas pequenas histórias de temáticas e estilos variados.

Algumas das HQs que selecionadas para o “Curtinhas do Caio” já são conhecidas do público que segue seu trabaho na página no facebook, mas a maioria dos trabalhos ali reunidos pode ser considerada inédita.

Três das HQs que selecionei já foram publicadas numa antiga revista da editora Escala (Desenhe e Publique Mangá) e se chamavam “Pedaços de Papel”, “Sobre a ponte” e “Um dragão em minha vida”. Um resgate que está sendo retirando da gaveta e publicado, juntas, pela primeira vez.

 

Mas a grande novidade deste projeto é a inclusão de “Histórias que os bardos não cantam“, escrita e desenhada por Caio Oliveira, com o personagem Sandro Galtran, criado por Marcelo Cassaro na famosa série em quadrinhos Holy Avenger.

Pode ser um desenho animado de 2 pessoas

Segundo o autor: “Eu fiz essa história muitos anos atrás, para o gibi “Defensores de Tóquio”, mas ela nunca foi publicada. Para incluir essa minha história em meu novo projeto eu tinha duas opções: 1) descaracterizar Arton e os personagens que aparecem na HQ ou 2)conseguir a autorização do autor, Marcelo Cassaro! Trocamos duas palavras com ele e o Cassaro autorizou! Que feliz! Muito obrigado, Cassaro! Então, o Sandro estará em nossa nova “Curtinhas do Caio”.

Caio Oliveira fez, entretanto, duas ressalvas: “1) é uma hq curta, apenas 8 páginas, então não se empolguem! Quer dizer, se empolguem e apoiem e divulguem meu projeto no Catarse! A ressalva 2) é que Cassaro me lembrou da Iniciativa T20, um site para autopublicação de material livre e aberto para qualquer autor utilizar o mundo de Tormenta à vontade (pra quem não sabe do que tou falando, Tormenta é o universo onde se passa a história de Holy Avenger)”

(Se quiser saber mais sobre a Iniciativa T20, veja essa live)

A Iniciativa T20 é muito interessante onde qualquer pessoa pode criar conteúdo utilizando o cenário daquele universo, vender no site do projeto deles e ganhar 60% de royalties. Caio prometeu que “Histórias que os bardos não cantam” e outras histórias inéditas dele deverão acontecer via Iniciativa T20!

Bernardo Aurélio
Sou desenhista, criador do Máscara de Ferro e autor do quadrinhos Foices & Facões. Sou formado em história e gerente da livraria Quinta Capa Quadrinhos