Não deixe de conferir nosso Podcast!

Quando a série de TV de “Y – O Último Homem” foi quase extinto de verdade

Y O Último Homem
DC Comics/Vertigo

Com estreia para 13 de setembro de 2021, “Y – O Último Homem” viveu um pesadelo na produção de sua primeira temporada.

 

 

Muita gente não sabe, mas “Y – O Último Homem” é um dos projetos mais problemáticos que a FX ousou fazer em sua história como emissora de TV. A HQ Braian K. Vaughan é considerada uma das melhores obras literárias do século 20. E não sou eu que estou falando. Corre atrás dos prêmios e resenhas desse quadrinho e veja a mágica acontecer.

Pois bem, antes dessa versão que vai estrear  em setembro como foi anunciado no trailer de lançamento esta semana (veja acima), o canal FX já havia feito um episódio piloto de sua adaptação. Mas a coisa foi tão complicada com a equipe de produção, atores e o canal que eles quase desistiram do projeto para sempre. Eu não sei bem o que aconteceu já que as informações são bem vagas sobre esse episódio piloto de “Y – O Último Homem”, mas acabou que quase tudo saiu errado. Porém, a FX corrigiu em tempo recorde o que havia dado errado e apostou de novo no projeto.

Para aqueles que não têm acompanhado  as notícias sobre “Y – O Último Homem” ao longo dos anos, a produção foi atormentada por muitos inícios, pausas, atrasos e refilmagens. Ela foi encomendada em 2015! O negócio foi tão complicado e caro que foi trocado o showrunner da série, roteiro e atores. Saiba mais aqui

E estamos falando ainda do primeiro episódio. Apenas em 2020 que eles retornaram às gravações, mesmo o mundo vivendo a Pandemia e, pelo que parece, finalmente a FX gostou do resultado final de sua adaptação.

Pode ser uma surpresa, mas o papel do protagonista Yorick Brown foi todo refeito, já que o ator que estava interpretando ele, Barry Keoghan saiu da série no início de 2020. Além dele, saíram a atriz Imogen Poots que iria interpretar Hero Brown (irmã de Yorick) e a atriz Lashana Lynch que faria a Agente 355.

LEIA TAMBÉM:  Resenha: Renascimento DC Mulher-Maravilha.

Felizmente, os produtores da série foram capazes de preencher esses papéis com atores talvez até melhores que os originais, trazendo Ben Schnetzer (“Warcraft”) como Yorick, Olivia Thirlby (“Juno,” “Dredd”) como Hero e Ashley Romans (NOS4A2) fazendo a Agente 355.

Mas nem tudo foi tragédia no elenco original de “Y – O Último Homem”, do piloto original continuaram, a lenda das telas Diane Lane, que interpretará a mãe de Yorick e Hero, a congressista Jennifer Brown, junto com a conhecida rostos de Amber Tamblyn (“The Ring”), Marin Ireland (“The Umbrella Academy”) e Juliana Canfield (“Succession”).

Mas antes da gente assistir finalmente “Y – O Último Homem” na TV, primeiro vamos entender o que é de fato essa história que marcou os quadrinhos do século 20.

Se você está entre aqueles que ainda não mergulharam no mundo maravilhoso dos quadrinhos de “Y – O Último Homem” de Brian K. Vaughan, sua vida foi um erro até agora. A série durou apenas 60 edições e se for considerar os quadrinhos hoje, é bastante pequeno e rápido de ler.

Em 2002 a Terra mudou para sempre. Todas as criaturas com um cromossomo Y morreram instantaneamente ao redor do globo. Com a perda de mais da metade da população, a sociedade está à beira do colapso e cabe às mulheres o fardo de juntar os pedaços e tentar manter nossa civilização. Mas esse “generocídio” não foi tão completo assim. Por alguma misteriosa razão, Yorick e seu macaco de estimação foram poupados do extermínio. Do dia para a noite, esse desconhecido de vinte e poucos anos virou a pessoa mais importante do planeta e a chave para decifrar o mistério que varreu o sexo masculino do mapa. Só que para ele a pessoa mais importante do planeta é sua namorada, e ela está no outro hemisfério, na Austrália. E nada o impedirá de ir ao encontro dela. Nessa cruzada por um mundo pós-masculino, homem e macaco descobrirão quão valiosos se tornaram: um como prêmio, o outro como alvo. Y – O ÚLTIMO HOMEM, foi escrito como citado acima pelo roteirista Brian K. Vaughan e desenhado pela premiada artista Pia Guerra.

LEIA TAMBÉM:  ZDM Nº 01 - Terra de Ninguém (Wood & Burchielli)

 O título da DC Comics / Vertigo foi lançado pela primeira vez em 2002, mas já existem versões encadernadas para compra.

Enquanto a série FX sem dúvida vai adaptar a narrativa de Vaughan aqui e ali, os espectadores podem, sem dúvida, esperar uma viagem emocionante e instigante, retratando um mundo ao mesmo tempo que parece estar à beira da extinção e renascimento. O texto de “Y – O Último Homem” é sem dúvidas, um dos melhores já escrito nas últimas décadas na literatura sobre o tema e espero que tudo ocorra bem com sua versão da TV!

A estreia está marcada para 13 de setembro na seção “FX on Hulu”, dedicada a produções da FX lançadas diretamente em streaming.

Já seu destino no Brasil está em aberto, após a Starzplay entrar na Justiça e paralisar os planos da Disney para lançar a Star+ (Starplus), nome da “Hulu brasileira”, que deveria ser inaugurada em 31 de agosto. A série era aguardada nesta plataforma.

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.