Não deixe de conferir nosso Podcast!

Série DOM mostra drama familiar, chegada da cocaína no Rio e faz pensar

A série brasileira, dirigida por Breno Silva, está disponível do Amazon Prime Video

A série DOM, disponível na Amazon Prime Vídeo, aos desavisados pode parecer “mais um” daqueles dramas cheios de violência e sexo. Mas, na verdade, a produção tem tudo isso, mas não é o destaque da produção. O maior atrativo é a qualidade da história, de como ela contada, da interpretação dos atores e da direção.

DOM é inspirada da história real de Pedro Dantas (interpretado por Gabriel Leone), um rapaz que começou a consumir cocaína ainda na infância, no Rio de Janeiro, e acabou se tornando um líder de uma quadrilha que realizava roubos em condomínios de luxo no início dos anos 2000.

Para contar essa história, o diretor Breno Silva faz transições de tempo de forma espetacular, sem ter quebras de ritmos e muito menos deixar furos na trama. Ao contrário, a cada ida ao passado, o roteiro apresenta situações que ajudam a explicar os próximos passos dos personagens.

O pai de Dom, Victor Dantas, vivido por Felipe Bragança quando jovem, na década de 1970, é um mergulhador que acaba se transformando em integrante do serviço secreto da polícia após uma descoberta. Ele acredita que suas ações vão impedir a entrada e proliferação da cocaína no Rio de Janeiro. Só que, obviamente, sua luta foi em vão. E sua frustração só aumenta quando descobre que seu próprio filho foi mais uma das milhares de vítimas do pó e do mundo do crime.

Foram várias as tentativas de Victor tentar salvar Dom da cocaína. Onde ele errou?

Um dos pontos mais importantes, no entanto, são as várias reflexões deixadas durante os oito episódios da série. A separação do casal pode ter contribuído para o “descaminho” do filho? O maior pecado são as má companhias, ou ainda, quem foi má companhia pra quem? Onde os pais falharam? Alguma medida que eles tivessem tomado poderia ter proporcionado um futuro diferente para o Dom?

Em um dos momentos da série, Victor opta em deixar que o filho pague pelo seu erro, mesmo sob forte apelo contrário da mãe. Foi um erro?

Exceto pela declaração final de Victor, provavelmente uma das poucas falhas da série, o roteiro não tenta fazer apologias ou apontar caminhos, apenas conta a história, deixando o público tirar suas próprias conclusões.

Vale destacar que para quem é pai essa série causa sensações bem mais impactantes. Isso porque trata de situações bem reais, e não só em grandes cidades como o Rio de Janeiro. Muitos pais, infelizmente, já tiveram que passar por situações bem parecidas, e outros tantos ainda vão sofrer. Justamente por uma das situações mostradas na série e que é incontestável: o combate as drogas é uma luta que vai muito além de ações policiais, que envolve muitos poderosos, o que acaba deixando poucas esperanças de mudança.

Dom liderou um “bonde” que roubava apartamentos em condomínios de luxo

 

Elenco:

DOM – Gabriel Loene

Victor Dantas – Flávio Tolezani

Victor jovem – Felipe Bragança

Jasmin – Raquel Villar

Lico – Ramon Francisco

Lico pré-adolescente – MC Caverinha

Marcelo Costa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.