Os animes do Verão Japonês chegaram. Confira o que pode ser uma das melhores temporadas da história da indústria.
A temporada de animes do verão de 2025 (iniciada em julho) se desenha como um dos períodos mais densos e competitivos da história recente, pelo menos, desde da época que eu acompanho anime dessa forma. Lá se vai pelo menos uns 10 anos. Além do retorno de franquias de imenso sucesso mundial, criando um campo de batalha pela atenção do público. Para muitos fãs, especialmente aqueles que gostam de ação, fantasia e isekai, a temporada é promissora.
E deixando bem claro uma coisa, não tem como eu acompanhar tudo que tá saindo e alguns títulos ficaram fora dessa análise, alguns por capricho meu, outros porque a gente não tem tempo livre sobrando. Mas fiz o meu melhor. Espero que leiam e gostem.
O protagonismo inegável pertence às sequências. Títulos de peso como a segunda temporada de Dan Da Dan, a continuação de Kaiju No. 8 e o retorno de Sakamoto Days figuram no topo das listas de expectativas, estabelecendo um padrão elevado de qualidade e popularidade. Isso acaba gerando também um fenômeno de saturação. Com tantos animes “imperdíveis” competindo simultaneamente, até mesmo os espectadores mais dedicados enfrentam o desafio de acompanhar todos os lançamentos.
Essa abundância pode levar a uma “canibalização” da audiência, onde títulos de grande porte ofuscam estreias de nicho ou “joias escondidas” que, em um cenário menos competitivo, teriam mais espaço para prosperar. O sucesso nesta temporada, portanto, não dependerá apenas da qualidade intrínseca de uma obra, mas de sua capacidade de se destacar em meio a um ruído de marketing e hype sem precedentes.
Apesar do domínio das continuações, a temporada vem com algumas novidades surpreendentes. Estreias muito aguardadas como Gachiakuta e O Verão que Hikaru Morreu já geram discussões intensas, prometendo uma fascinante disputa entre o estabelecido e o novo. As plataformas de streaming desempenham um papel crucial nesse cenário, com a Crunchyroll se posicionando como dona da bola, oferecendo um catálogo robusto que inclui muitos dos títulos mais cobiçados, tanto novos quanto sequências. A Netflix também marca sua presença com exclusividades estratégicas, como Sakamoto Days e o original Leviathan, intensificando a competição pelo espectador global.
O Retorno dos Gigantes: Análise Detalhada das Sequências Mais Esperadas
A espinha dorsal da temporada de verão de 2025 é, sem dúvida, o retorno de várias franquias que definiram o cenário do anime nos últimos anos. Aqui começa a batalha dos Deuses:
Dan Da Dan Segunda Temporada
Considerado um dos retornos mais eletrizantes, a segunda temporada de Dan Da Dan promete intensificar a mistura caótica e viciante de ocultismo, ficção científica e comédia romântica que consagrou a série. A trama mergulha diretamente no “Arco da Casa Amaldiçoada” e no “Arco do Olho Maligno” do mangá, introduzindo Jiji, amigo de infância de Momo, e explorando os mistérios de sua casa assombrada. O primeiro episódio já estabelece o ritmo frenético, com o grupo enfrentando os perigos de uma cidade estranha e um verme da morte mongol.
Um dos maiores trunfos da série é a continuidade em sua produção. O aclamado estúdio Science SARU (Scott Pilgrim Takes Off, DEVILMAN crybaby) retorna para a animação, sob a direção de Fuga Yamashiro e Abel Gongora, com a trilha sonora pulsante de Kensuke Ushio (Chainsaw Man). Essa consistência na equipe técnica é um forte indicador de que a identidade visual única e a animação fluida, que foram marcas registradas da primeira temporada, serão mantidas, para o alívio e a alegria dos fãs. Baseado no popular mangá de Yukinobu Tatsu, serializado na Shonen Jump+, a expectativa da comunidade é altíssima, colocando Dan Da Dan S2 como um dos principais candidatos a destaque da temporada.
Kaiju No. 8 Season 2
Outro gigante da Shonen Jump+ que retorna após uma primeira temporada de grande impacto, Kaiju No. 8 continua a saga de Kafka Hibino e sua luta para equilibrar sua humanidade com seu poder monstruoso. A segunda temporada se aprofundará na integração de Kafka na Força de Defesa, adaptando os arcos “Kaiju Weapon” e “Compatible User” do mangá. A narrativa explorará sua dificuldade em controlar seus poderes de Kaiju enquanto enfrenta ameaças ainda mais temíveis e desvenda os segredos por trás dessas criaturas.
A produção continua nas mãos de uma combinação de elite: a animação principal é da Production I.G (Attack on Titan, Haikyuu!!), com o design dos imponentes Kaiju a cargo do Studio Khara (Evangelion). Essa parceria garante um padrão excepcional de qualidade para as cenas de ação, um elemento vital para a série. A primeira temporada foi um sucesso retumbante, alcançando uma pontuação perfeita de 100% dos críticos no Rotten Tomatoes e altas avaliações dos fãs. Embora o final do mangá original de Naoya Matsumoto seja considerado divisivo por uma parte da comunidade de leitores, a expectativa para a segunda temporada do anime permanece extremamente alta.
One-Punch Man Season 3
O retorno de One-Punch Man é, talvez, o mais complexo da temporada, envolto em uma nuvem de esperança e apreensão. Ele vai demorar mais um pouco, só terá sua estreia em Outubro. A sinopse oficial confirma a continuação da jornada de Saitama, o herói invencível que busca um desafio à sua altura. A temporada deve finalmente adaptar o arco da “Associação de Monstros”, um dos mais longos e repletos de ação do mangá de ONE e Yusuke Murata.
A principal fonte de preocupação para os fãs reside no estúdio de animação. A confirmação de que a J.C. Staff retornará para a terceira temporada gerou um sentimento de pessimismo generalizado na comunidade. A primeira temporada, animada pelo estúdio Madhouse, é reverenciada como uma obra-prima de animação de ação, estabelecendo um padrão quase inatingível. A segunda temporada, já sob a J.C. Staff, foi amplamente vista como uma queda drástica na qualidade visual e na direção das lutas. Esse sentimento negativo foi intensificado por um trailer de anúncio que muitos consideraram “apressado”, levantando temores de que a produção esteja operando com um cronograma apertado e recursos limitados. Consequentemente, One-Punch Man S3 enfrenta uma batalha única: não se trata apenas de entregar uma temporada “boa”, mas de superar o estigma deixado pela anterior e se aproximar do legado da primeira. Vamos aguardar e ver o que vai acontecer.
Dr. Stone: Science Future Part 2
A jornada científica de Senku Ishigami em direção ao clímax continua na segunda parte (cour) de sua temporada final, Science Future. Esta fase da história dá seguimento à expedição do Reino da Ciência à América, aprofundando o confronto intelectual e estratégico contra o Dr. Xeno, outro gênio científico com uma visão de mundo oposta. A corrida para desenvolver a tecnologia necessária para alcançar a lua torna-se o foco central, prometendo invenções ainda mais ambiciosas e desafios perigosos.
A animação continua a cargo da TMS Entertainment, que tem mantido um padrão de qualidade consistente e fiel ao material de origem ao longo da série. A recepção da primeira parte da temporada foi, em geral, positiva, embora alguns críticos tenham apontado um ritmo lento nos episódios iniciais. No entanto, o desenvolvimento do conflito entre Senku e Xeno foi amplamente elogiado, e os fãs permanecem engajados com a mistura única de educação científica, comédia e aventura que define a série.
Bem, agora vamos falar um poucos das sequências incríveis que também merecem nossa atenção.
- My Dress-Up Darling (Sono Bisque Doll wa Koi o Suru) S2: Um dos romances mais queridos dos últimos anos, a continuação das aventuras de Marin e Gojo sempre foi bastante aguardada. Produzido pela CloverWorks, promete mais momentos adoráveis, desenvolvimento do relacionamento e uma exploração aprofundada da cultura cosplay. Eu gosto muito desse anime e adoro o mangá.
- Call of the Night (Canções da Noite) S2: O romance sobrenatural com vampiros, elogiado por sua atmosfera noturna e estética visual única, retorna para mais passeios noturnos. A produção da LIDEN FILMS continua a cativar os fãs do mangá.
- Rascal Does Not Dream of Santa Claus: Dando continuidade à popular franquia de drama e mistério, esta nova fase adapta o volume homônimo da light novel, aprofundando os complexos fenômenos da “Síndrome da Adolescência”. A produção é da CloverWorks.
- Toilet-bound Hanako-kun S2 Part 2: Conhecido por seu estilo de arte distinto e cativante, a segunda parte da continuação do mistério sobrenatural da Academia Kamome está de volta, produzida pelo estúdio Lerche.
- Grand Blue Dreaming S2: A infame comédia sobre um clube de mergulho que passa mais tempo bebendo do que na água retorna para uma segunda temporada, muito aguardada pelos fãs do humor caótico do mangá. A produção é da Zero-G x Liber.
- Rent-a-Girlfriend S4 & A Couple of Cuckoos S2: Frequentemente chamados de “rom-coms de progresso lento” retornam com suas bases de fãs dedicadas, apesar das críticas sobre o ritmo de suas tramas. A comparação entre qual dos dois é o “lixo mais divertido” é um tópico recorrente nas redes sociais. São produzidos, respectivamente, pela TMS Entertainment e Okuruto Noboru.
As Estreias Mais Promissoras
Em meio a um mar de sequências, várias novas séries emergem com o potencial de não apenas competir, mas de se tornarem os grandes sucessos da temporada. A análise a seguir foca nas estreias com maior hype, baseando-se na força de seu material de origem, na reputação do estúdio e na expectativa pré-lançamento.
Gachiakuta
Provavelmente a estreia mais esperada da temporada, Gachiakuta está posicionado para ser o próximo grande fenômeno do gênero shonen de ação. A história segue Rudo, um jovem de uma favela que é injustamente acusado de um crime e banido para um abismo colossal usado como depósito de lixo da cidade flutuante acima. Nesse ambiente hostil, ele desperta o poder de dar vida a objetos descartados e se une a um grupo de renegados conhecidos como “Cleaners” para lutar contra monstros feitos de lixo e buscar vingança contra o sistema que o descartou. A trama explora temas profundos como divisão de classes, consumismo e justiça social.
O principal motor por trás do hype é o estúdio de animação: Bones (My Hero Academia, Fullmetal Alchemist: Brotherhood), um nome sinônimo de adaptações de ação de altíssima qualidade. A equipe de produção, que inclui o diretor Fumihiko Suganuma e o roteirista Hiroshi Seko (Attack on Titan, Chainsaw Man), eleva ainda mais as expectativas. Baseado no mangá premiado de Kei Urana e do grafiteiro Hideyoshi Andou, a comunidade otaka está extremamente otimista, considerando Gachiakuta um forte candidato a anime do ano.
O Verão que Hikaru Morreu (Hikaru ga Shinda Natsu)
Nos gêneros de terror psicológico e suspense, O Verão que Hikaru Morreu desponta como um dos títulos mais aguardados, carregando consigo uma base de fãs fervorosa do mangá. A trama acompanha Yoshiki, um adolescente que percebe que seu melhor amigo, Hikaru, que havia desaparecido e retornado meses depois, foi na verdade substituído por uma entidade sobrenatural. Apesar do medo e do luto, Yoshiki decide manter essa amizade distorcida, enquanto eventos sinistros e inexplicáveis começam a assolar sua pequena vila rural. A obra é um “terror de amadurecimento” que explora temas de identidade, perda e romance queer com uma sensibilidade única.
A animação está a cargo da CygamesPictures, um estúdio conhecido por suas produções visualmente polidas. Os trailers divulgados sugerem que a equipe conseguiu capturar a atmosfera “suave e inquietante” que é uma marca registrada do mangá aclamado pela crítica. A expectativa é altíssima, eu adorei o primeiro episódio, mas já aconteceram polêmicas com algumas traduções, mas a própria Netflix já consertou.
CITY THE ANIMATION
Esta comédia slice-of-life carrega um peso duplo de expectativas: é a mais nova obra do criador de Nichijou, Keiichi Arawi, e está sendo animada pelo reverenciado estúdio Kyoto Animation (KyoAni). A trama segue as desventuras de Midori Nagumo, uma estudante universitária sem um tostão no bolso, e suas interações caóticas com os habitantes excêntricos de sua cidade.
O nome Kyoto Animation por si só já funciona como um selo de qualidade excepcional, e a direção de Taichi Ishidate (Violet Evergarden) apenas reforça essa percepção.55 A comunidade de entusiastas da animação está em polvorosa, com os trailers exibindo uma “qualidade de animação 2D alucinante” e um estilo visual vibrante que evoca o espírito de Nichijou, mas com a assinatura de polimento da KyoAni. As expectativas são estratosféricas, não apenas como uma comédia, mas como uma proeza técnica. Para alguns analistas, CITY já é considerado o anime com o “melhor visual” da temporada, superando até mesmo os grandes nomes de ação em termos de pura arte e fluidez de animação.
Originais, Nichos e Joias Escondidas: O Que Não Se Pode Perder
Além dos holofotes dos grandes lançamentos, a temporada de verão de 2025 abriga uma série de títulos intrigantes que merecem atenção. De produções originais ambiciosas a comédias de nicho e fantasias com premissas únicas, estas são as joias que podem surpreender.
Produções Originais de Destaque
- Lazarus: Um dos projetos mais prestigiosos do ano, Lazarus é um anime original de ficção científica do lendário diretor Shinichirō Watanabe (Cowboy Bebop, Samurai Champloo) em colaboração com o estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, Chainsaw Man). A história se passa em 2052, em um mundo aparentemente utópico onde uma droga milagrosa eliminou a dor e a doença. No entanto, o criador da droga revela que ela tem um efeito colateral fatal que se manifestará em três anos, e uma força-tarefa especial é formada para encontrar uma cura.57 Com coreografia de luta supervisionada por Chad Stahelski, diretor da franquia
John Wick, e uma equipe de produção estelar, Lazarus promete ser uma experiência cinematográfica de alto calibre.
- Onmyo Kaiten Re:Birth Verse: Uma produção original do estúdio David Production (JoJo’s Bizarre Adventure), o que por si só já é um evento, dado o foco do estúdio em adaptações fiéis. A trama é uma mistura ambiciosa de gêneros: o delinquente Takeru é transportado para um universo paralelo onde precisa lutar em batalhas de onmyoji, pilotando mechas (shikigami) e utilizando viagens no tempo para salvar a garota que assombra seus sonhos. Essa combinação inusitada de isekai, mecha, romance e fantasia histórica promete uma série, no mínimo, imprevisível e interessante.
Comédias Românticas e Slice of Life que deveriam assistir
- Solo Camping for Two (Futari Solo Camp): A premissa segue Gen, um campista solitário de 34 anos que valoriza sua tranquilidade, e Shizuku, uma novata de 20 anos que, após um encontro inesperado, o convence a ensiná-la a acampar, criando um “acampamento solo para dois”. No entanto, a adaptação enfrenta um dilema significativo. No mangá original, a personagem Shizuku ameaça o protagonista com uma falsa acusação de estupro para forçá-lo a ser seu mentor. Este elemento da trama gerou forte reação negativa no ocidente. Porém, o assistir o primeiro episódio e acredito que essa cena polêmica não vai entrar na animação. Não faz nem sentido.
- Dealing with Mikadono Sisters Is a Breeze (Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi): Animado pela P.A. Works , este anime é uma comédia romântica no estilo harém. A história foca em Yuu, um garoto comum e sem talentos especiais, mas com uma habilidade excepcional para tarefas domésticas, que passa a viver com três irmãs prodígio: uma atriz, uma artista marcial e um gênio do xadrez. A série tem sido elogiada por seu protagonista masculino competente e solidário e por uma dinâmica familiar considerada “wholesome” (saudável e reconfortante).
- Honey Lemon Soda: Um romance shoujo produzido pela J.C. Staff, que segue Uka, uma garota tímida e que sofreu bullying, em sua jornada para se reinventar no ensino médio com a ajuda de Kai, um colega popular de cabelo loiro. A recepção inicial tem sido mista; enquanto alguns espectadores apreciam a doçura da história e o crescimento da protagonista, outros a consideram “brega” e repleta de clichês, gerando um sentimento de “cringe” (vergonha alheia). O anime já está passando, mas só agora peguei para assistir e como estou gostando muito meti ele aqui no meio da análise rs
Fantasias e Isekai que eu acho que vai dá bom
- Uglymug, Epicfighter (Busamen Gachi Fighter): Esta série busca subverter o tropo do isekai ao apresentar um protagonista considerado feio. Shigeru, um ex-vendedor, é transportado para um mundo de fantasia onde troca seus atributos de aparência por pontos de habilidade, tornando-se imensamente poderoso, mas com um rosto que aterroriza a todos. Produzido pela WHITE FOX , o anime tem uma premissa com grande potencial cômico e de comentário social, mas as primeiras impressões do anime que tive sugerem que a execução pode ser um tanto “branda”, não explorando totalmente as possibilidades de sua configuração única.
- Scooped Up by an S-Rank Adventurer!: Um conto de fantasia que foca em um personagem de suporte superpoderoso. Lloyd, um mago branco, é expulso de seu grupo de heróis por ser considerado “inútil”. Ele é então acolhido por um grupo de aventureiros de Rank-S, que rapidamente descobrem que seu poder de suporte é, na verdade, extraordinário e subestimado.A produção é do estúdio FelixFilm.
A análise foi baseada no site MyAnimeListe e minhas observações. Primeiramente, o poder da antecedência é inegável: sequências de animes bem-sucedidos como Solo Leveling que levou todos os prêmios esse ano e Dan Da Dan, e adaptações de mangás aclamados como Gachiakuta e O verão que Hikaru Morreu (The Summer Hikaru Died), dominam as expectativas, mas só o tempo dirá.
Em segundo lugar, a influência do estúdio é um fator preditivo crucial para a recepção. A confiança depositada na Kyoto Animation para CITY e na Bones para Gachiakuta gera avaliações iniciais estelares. Em contrapartida, a desconfiança na J.C. Staff para One-Punch Man S3 suprime o hype, mesmo para uma franquia tão poderosa, demonstrando que o “quem faz” é tão importante quanto “o que é feito”.
A temporada de verão de 2025 será, sem dúvida, lembrada como uma das mais fortes e densas dos últimos anos, marcada pela “Batalha dos Titãs”, onde sequências de peso competiram ferozmente pela supremacia. O sucesso, no entanto, será determinado apenas pela popularidade da franquia, mas por uma combinação complexa de fidelidade ao material de origem, a reputação do estúdio de animação e a capacidade de inovar dentro de gêneros estabelecidos.
No final, o grande vencedor foi o fã de anime, que se deparou com um banquete de opções de alta qualidade em praticamente todos os gêneros imagináveis.
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