Não deixe de conferir nosso Podcast!

ViradaGeek convoca desenhistas e lojistas para evento

virada geek
virada geek

No dia 14 de setembro acontecerá o Virada Geek Comunidade. O evento promove o encontro de várias tribos relacionados ao consumo e produção de tecnologia e cultura pop.

A ViradaGeek na COMUNIDADE acontecerá no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do bairro Santa Maria da CODIPI e irá mostrar outras formas de empreender, investindo em experiências, em educação, entretenimento e negócios, com oficinas, debates, exposição e muito mais atividades inseridas na programação desta edição.

Você pode, inclusive, criar uma atividade para participar do evento, como organizador também. Acesse o site aqui e veja como.

Uma das novidades do evento é a abertura de um “Beco dos Artistas” (mais conhecido pelo termo em inglês “artists alley“), espaço reservado para quadrinistas e ilustradores venderem seus trabalhos. A ideia é incentivar esse tipo de atividade muito comum em grandes eventos como a Comic Con Experience (CCXP), SANA ou Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), onde os participates levam seu material autoral para a venda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Detalhes do Evento

1) Espaço reservado para quadrinistas e ilustradores venderem seus trabalhos;
2) Espaço reservado para lojistas venderem bonecos, camisas, cardgames ou jogos de tabuleiro e outros itens relacionados a produtos “geek” ou “nerd”.

PARA OS ARTISTAS/AUTORES:
A ideia é incentivar esse tipo de atividade muito comum em grandes eventos como a Comic Con Experience (CCXP), SANA ou Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), onde os participantes levam seu material autoral para a venda.

Estamos selecionando 10 ilustradores para participar gratuitamente do espaço.

Os interessados devem enviar 10 ilustrações de sua autoria (em jpeg ou pdf, com 300dpi), até dia 31 de agosto, para os e-mails: bernardohq@hotmail.com, com cópia para quintacapa@gmail.com, informando o assunto “virada geek”.

Os 10 selecionados receberão 6 (seis) cópias de cada ilustração (ou seja, um total de 60 ilustrações impressas) para vender durante o evento pelo preço sugerido de R$10 cada unidade. A ideia é, justamente, iniciar este tipo de comércio que normalmente não tem acontecido na cidade, apesar de seus grandes talentos.

Cada desenhista/autor terá 1 mesa (220x60cm) cedidas pelo evento para expor seu material.

Para maiores informações sobre a participação dos quadrinhos na Virada Geek, ligue para (86) 99819-3178.

Obs: a organização ficará com 4 ilustrações de cada imagem selecionada para também vender na lojinha do evento.

PARA OS LOJISTAS:
O evento está selecionando até 10 lojistas.
Cada vendedor/lojista terá 1 mesa (220x60cm) cedidas pelo evento para expor seu material.
Caso o vendedor/lojista queira levar sua própria estrutura para montar no eveto, poderá fazer desde que não ocupe mais que 4x4m.
O vendedor/lojista doará R$100 em produtos que serão oferecidos para as premiações que acontecerão no Virada Geek.

Os interessados devem enviar 3 ou 4 fotos de sua loja/produto (em jpeg, com 300dpi), até dia 31 de agosto, para os e-mails: bernardohq@hotmail.com, com cópia para quintacapa@gmail.com, informando o assunto “virada geek loja”.

 

A organização do evento, que conta com a participação de Bernardo Aurélio, um dos realizadores da Feira HQ (evento que teve 13 edições até 2014 e que reunia e incentivava a produção de quadrinhos no Piauí) e dono da livraria Quinta Capa Quadrinhos, está selecionando 10 ilustradores para participar gratuitamente do espaço.

Para maiores informações sobre a participação dos quadrinhos na Virada Geek, ligue para (86) 99819-3178.

 

É importante avisar que o Virada Geek é um evento com uma vasta programação e o Beco dos Artistas é apenas parte dela. Segue a proposta de atividades do dia no evento:

ESPAÇO PAIS (DEBATES E PALESTRAS) – Teremos palestras, debates focado para os pais, mães, educadores e outros adultos da comunidade, mostrando o seu papel e as oportunidades para os jovens na Inovação e Empreendedorismo através das diversas áreas, seja Games, Quadrinhos, robótica, tecnologia e suas novas formas de comunicação, youtubers, influencers, vamos conversar sobre o papel fundamental dos pais no letramento digital dos filhos.
Temáticas como

“Família e tecnologia: virando o jogo!

“O futuro do trabalho e o mundo dos nossos filhos”

Enquanto as crianças estiverem participando de atividades específicas, os adultos poderão debater com especialistas em um ambiente feito especialmente para eles.

GAMES / CAMPEONATO – Just Dance, Cubo mágico, Copa de games – futebol digital

MESAS DE DEBATE PARA JOVENS – Convidados especiais debatendo temas diversos que estão em voga no universo geek, nerd e pop.

OFICINAS – Teremos oficinas realizadas durante todo o dia de programação e todas gratuitas;

CONCURSO DE COSPLAY – Teremos um concurso de cosplayers, que será julgado por júri técnico e popular e iram fazer a alegria de crianças e adultos.

BANDAS –A ViradaGeek sempre abre espaços para os jovens artistas mostrarem seu trabalho para o público,  e na comunidade não seria diferente , iremos abrir espaço para todas as expressões artísticas da comunidade ou que queria se apresentar .

REALIDADE VIRTUAL – Levaremos para a Comunidade a experiência de realidade virtual

GAMES ANTIGOS – Exposição de Games antigos.

EXPOSIÇÃO DE STARTUPS – Iremos levar pra comunidade Startups do Piauí que com pouco recursos estão inovando no seu setor.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO NA ÁREA DE TECNOLOGIA – Exposição de oportunidades de emprego e negócios na área de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

ESPAÇO YOUTUBER – Standup e bate papo com os novos influenciadores. Nesta oficina o aluno aprenderá como montar um estúdio e gravar seus vídeos podendo escolher o fundo que lhe for preferível. OFICINA DE YOUTUBER PARA CRIANÇAS

FEIRA QUADRINHOS- Teremos 10 artistas expondo e vendendo suas artes, além de feita de quadrinhos com artistas locais e exposição de material, beco dos artistas QUADRINHOS EXPOSIÇÃO

OFICINA DE ROBÓTICA PARA PAIS E FILHOS – um espaço para geeks, nerds e criativos, a viradageek leva para a comunidade o mundo dos geeks e dos criativos com as ferramentas que estão aí para revolucionar: circuitos, chips, sensores e impressoras 3D. Cada vez mais baratos, esses equipamentos permitem a qualquer um tirar sua ideia do papel e transformá-la em um produto que pode vir a mudar a vida de milhões.

OFICINA DE IMPRESSÃO 3D – Oficina de impressão 3D para pequenos grandes makers

PIAUINDIE – FEIRA DE GAMES – A Feira de Games reúne estandes com desenvolvedores independentes, que contam apenas com recursos próprios para criarem, testarem e distribuírem seus jogos. Uma oportunidade para os desenvolvedores mostrarem suas produções para o público gamer e geral, trocarem experiências com outros “GEEKS”.

OFICINA GRATUITA DE PROGRAMAÇÃO – Programação para mulheres, Parceria com a Secretária da Mulher para capacitação de jovens mulheres na área de tecnologia da informação.

OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGENS – Está é uma atividade para crianças explorarem seu potencial e aprimorarem sua capacidade de colaboração e expressão através da arte.

HACKATHON – Possibilitar aos moradores discutir e achar solução para um problema da COMUNIDADE utilizando as mesmas técnicas que as Startups usam para inovar, e pode apresentar aos Gestores Publicos seus projetos seja através softwares, makers ou Aplicativos.

JOGOS RECREATIVOS – Skate, ciclismo, jogos de tabuleiro, através da parceria com a SEMJUV e SEMEL

PREMIAÇÃO – em cada modalidade de competição ocorrerá a premiação do primeiro colocado.

A Entidade conveniada formará uma equipe composta de 03 pessoas para estruturar, articular  e operacionalizar o evento, com o acompanhamento e supervisão da Secretaria Municipal da Economia Solidária.

Bernardo Aurélio
Sou desenhista, criador do Máscara de Ferro e autor do quadrinhos Foices & Facões. Sou formado em história e gerente da livraria Quinta Capa Quadrinhos