Domingo, 22 De Julho De 2018

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Quem é o Homem de Aço moderno? Parte 01 РJohn Byrne, Mark Waid e Leinil Francis Yu

Desde 1938 as hist√≥rias do √ļltimo filho de Kripton s√£o publicadas no mercado americano sem interrup√ß√£o. No anivers√°rio de 80 anos do Homem de A√ßo dos quadrinhos muitas origens foram contadas sobre Kal-El, seu nome no planeta Kripton, e suas aventuras para defender a liberdade e justi√ßa no planeta terra e no universo. Mas, para o f√£ moderno, quais seriam as origens mais marcantes do Superman nos √ļltimos 30 anos? E quais influenciam o personagem at√© hoje?
Obs: A presente an√°lise n√£o √© centrada em debater todas as origens do personagem desde sua cria√ß√£o por Joe Shuster e Jerry Siegel, em 1938, mas, sim, destacar o que foi feito com o Superman nos √ļltimos 30 anos e que influ√™ncia as muitas origens tem at√© os dias atuais. A ordem de apresenta√ß√£o das origens do personagem n√£o est√£o classificadas da melhor para a pior, sendo a apresenta√ß√£o feita pela ordem cronol√≥gica dos lan√ßamentos.
01 РO Homem de Aço, por John Byrne. (1986)

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Propriedade DC Comics. Arte de John Byrne.

Após os eventos que reiniciaram seu universo em CRISE NAS INFINITAS TERRAS, obra de Marv Wolfman e George Perez, a DC Comics decidiu, também, reiniciar as histórias de seus principais personagens. Dessa forma,  Batman ficou a cargo de Frank Miller, Mulher-Maravilha teve sua origem contada pro George Perez e Len Wein, e o Superman ficou a cargo do maior desenhista dos quadrinhos americanos na década de 1980, o homem que revolucionou os X-men da editora rival Marvel Comics junto com Chris Claremont, o canadense John Byrne.
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Propriedade DC Comics. Arte de John Byrne.

Talvez, a origem mais aceita pelos f√£s e a que mais durou do ponto de vista editorial, j√° que perdurou por quase duas d√©cadas. Byrne nos apresenta um Clark Kent t√£o relevante quanto o homem que carrega o S no peito. Em Homem de A√ßo, miniss√©rie em 06 partes lan√ßada em 1986, a narrativa se divide em fases da vida do personagem e o leitor pode acompanhar novas interpreta√ß√Ķes de diversos acontecimentos por um ponto de vista atualizado, para a √©poca, e mais p√© no ch√£o, levando em considera√ß√£o fatos cient√≠ficos.
Dessa forma, temos Kripton já a beira do colapso que a levará à destruição, sendo um mundo frio e sem sentimentos, ao contrário do planeta vivo e alegre que nos era mostrado em fases anteriores do personagem; o próprio Kal-El é colocado na nave que o salvará ainda como feto, sendo que seu nascimento verdadeiro só ocorrerá na terra; os super poderes vão se desenvolvendo aos poucos, não sendo mais o Superboy ultra poderoso que dividia aventuras com a Legião dos Super-heróis; e Lex Luthor mais parece um rei do crime da DC Comics do que o cientista louco de antigamente. Até a origem do vilão galhofa Bizarro tem uma explicação científica, sendo um clone defeituoso do Superman por ordens de Luthor.
√Č no transcorrer da hist√≥ria que nos √© apresentado a rela√ß√£o com Lois Lane (afiad√≠ssima personagem que rouba a cena a cada quadro), o emprego no Planeta Di√°rio, a conviv√™ncia com Luthor e seu dom√≠nio sobre Metr√≥polis, e o primeiro encontro com Batman. Tudo de uma forma bem natural e que serve √† narrativa da origem que est√° sendo contada.
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Propriedade DC Comics. Arte de John Byrne.

Apesar de o Homem de Aço hoje ter diversos detratores, que afirmam que o Superman de Byrne não é um estrangeiro, e, sim, um americano 100%, ou que falam que o autor suprimiu muitas das características interessantes do personagem, como o passado como Superboy ou até mesmo a beleza que Kripton tinha anteriormente, essa ainda é uma das melhores origens para conhecer o Superman, já que o fator humano é muito presente e os fatos que levam ao desenvolvimento do personagem são contados de forma muito fluida.
Homem de A√ßo foi recentemente republicado na cole√ß√£o DC GRAPHICS NOVELS N¬ļ 08.
02 – O Legado das Estrelas, por Mark Waid e Leinil Francis Yu (2003)
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Propriedade DC Comcis. Arte de Leinil Francis Yu.

Com o intuito de revitalizar a origem do Superman, e acompanhar o sucesso da série Smallville, que contava as histórias do jovem Clark Kent, a DC Comics decidiu convocar um dos maiores apaixonados pelo personagem no mundo dos quadrinhos, Mark Waid.
Contando com os desenhos de Leinil Francis Yu, a dupla reconta a origem do √ļltimo filho de Kripton, atualizando muitos fatos da passagem de John Byrne. Aqui, o mundo de Kripton tem um design bem diferente do que foi mostrado por Byrne na d√©cada de 1980, n√£o sendo mais um mundo frio e ass√©ptico. Kripton √© um planeta que teve seu apogeu, dominando as estrelas e outros mundos no passado, mas, na √©poca de sua explos√£o, √© um planeta condenado que orbita um sol vermelho. Ou seja, o filme de Zack Snyder (O Homem de A√ßo) bebeu mais da hist√≥ria de Waid do que da de Byrne.
O beb√™ Kal-El √© mandado √† Terra j√° nascido, e, n√£o, um feto ainda em desenvolvimento. A trama em si j√° come√ßa com Clark Kent viajando pelo mundo, em especial, √† √Āfrica, para conhecer seu planeta adotivo e trabalhar em reportagens importantes. Ou seja, o ponto crucial da saga em 12 partes √© que o Superman √© um cidad√£o do mundo, n√£o s√≥ dos EUA.
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Propriedade DC Comcis. Arte de Leinil Francis Yu.

Por√©m, a narrativa n√£o tarda em mostrar sua chegada √† Metr√≥polis e seu impacto no mundo como Superman. Waid n√£o parece preocupado em alargar os horizontes do personagem dentro do universo DC, j√° que a hist√≥ria trata tudo dentro da pr√≥pria cidade de Metr√≥polis, e da rivalidade entre Superman e o astr√īnomo e empres√°rio famoso Lex Luthor. N√£o existem participa√ß√Ķes especiais de outros her√≥is, s√≥ meras cita√ß√Ķes a Batman e Besouro Azul, quando √© falado o nome das empresas dos dois e s√≥.
A relação de amizade e inimizade entre os dois é muito destacada, o que também era feito no seriado Smallville, mas Luthor mais parece o cientista louco de antigamente do que empresário inescrupuloso da fase Byrne. Waid destaca bem a presença de Clark Kent, sendo ele o disfarce trabalhão e covarde do Superman, não aquele repórter espirituoso e corajoso de Byrne.
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Propriedade DC Comics. Arte de Leinil Francis Yu.

As cenas de a√ß√£o caem bem no tra√ßo de Yu, mas muito se perde pela insist√™ncia do desenhista em n√£o trabalhar cen√°rios de fundo para a hist√≥ria, fazendo algumas p√°ginas parecerem mais capas de edi√ß√Ķes do que quadros da narrativa contada.
Infelizmente, Legado das Estrelas (Superman Birthright, no original) empalidece frente a outras origens do Superman, tendo seus efeitos inclusive sido esquecidos pela própria editora ao levar em conta os rumos do personagem, mas deixa uma boa lembrança nos leitores que tiveram a oportunidade de ter a obra em mãos.
Legado das Estrelas foi recentemente republicado em duas partes na cole√ß√£o DC GRAPHICS NOVELS Ns¬ļ 57 e 58.

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