No início deste mês, o criador de Lupin III, Kazuhiko Kato, faleceu. Na última quarta-feria, 17 de Abril, Kazuo Koike, que criou mangás Lobo Solitário e Lady Snowblood, faleceu, por consequência de uma pneumonia, aos 82 anos de idade. A notícia foi confirmada por meio de sua conta oficial no Twitter.
かねてより入院療養中であった小池一夫は肺炎により4月17日永眠いたしました。
生前は多くの方々に小池一夫と小池一夫作品を愛していただき、心より感謝申し上げます。
なお故人の遺志により葬儀は親族のみで執り行いました。
皆様には大変お世話になり、ありがとうございました。— 小池一夫 (@koikekazuo) April 19, 2019
O mangá Lobo Solitário foi adaptado para filmes que fizeram bastante sucesso e entraram para a história do cinema japonês com a atuação de Tomisaburo Wakayama, já Lady Snowblood foi a grande influenciadora para o filme do Quentin Tarantino, Kill Bill,2004.
Os outros mangás famosos de Koike incluem Crying Freeman, que também teve uma versão cinematográfica e o mangá Mad Bull 34, entre muitos outros.
RIP Kazuo Koike, unbelievably prolific & influential #manga creator. Career highlights include Lone Wolf and Cub, Lady Snowblood, Crying Freeman, Mad Bull 34, and (personal fav) The Starving Man. He was 82. #小池一夫 https://t.co/SL56CHcpXh pic.twitter.com/61BXmmcczX
— Patrick Macias (@Patrick_Macias) April 19, 2019
Ao longo dos anos, Koike trabalhou com a Marvel algumas vezes, escrevendo Hulk: The Manga no início dos anos 70 e uma história no X-Men Unlimited em 2003. No ano seguinte, Koike entrou para o hall da fama do Prêmio Will Eisner.
O último twitter que ele escreveu foi sobre a morte do criador do mangá Kazuhiko Kato, dizendo que ele amava Lupin III e desejando-lhe o melhor no outro mundo.
Lobo Solitário, sua obra máxima e um dos mais importantes quadrinhos da história foi publicado de 1970 a 1976 no Japão, na revista semanal Manga Action, da editora Futabasha, contendo 28 volumes encadernados no total. A história se passa durante o período Edo japonês e aborda um ex-executor do xogum que foi falsamente acusado por um clã rival e condenado a cometer seppuku (tipo de suicídio ritualístico do bushido, o código de conduta dos samurais). Ao se recusar, ele se torna um assassino de aluguel e passa a vagar pelo Japão em busca de quem precise de seus serviços, levando consigo seu filho recém-nascido.
A história ganhou uma continuação, serializada na Shuukan Post, da Shogakukan, com roteiro do próprio Kazuo Koike e ilustrações de Hideki Mori (Kojima faleceu em 2000, aos 71 anos), com 11 volumes encadernados, conhecida no Brasil como Novo Lobo Solitário.
A obra original foi primeiramente lançada no Brasil em 1988 pela editora Cedibra e republicada em 1990 pela Nova Sampa, porém não na íntegra (em ambos casos). Em 2005, a editora Panini finalmente começou a publicar o mangá até o final e em, 2016, uma nova republicação foi iniciada pela editora (ainda em republicação e com reajuste de preço esse ano). Em 2017, a editora anunciou a publicação de Novo Lobo Solitário.
#KazuoKoike RIP pic.twitter.com/34OzTuogae
— Caio Oliveira (@caio_thiago) April 19, 2019
Nós, da Quinta Capa, deixamos nossas condolências aos familiares, amigos e fãs.
Leave a Reply