Kentaro Miura, criador do conceito Dark Fantasy do mangá Berserk, morreu aos 54 anos.
A informação foi compartilhada pelo perfil no twitter Berserk Project:
【三浦建太郎先生 ご逝去の報】
『ベルセルク』の作者である三浦建太郎先生が、2021年5月6日、急性大動脈解離のため、ご逝去されました。三浦先生の画業に最大の敬意と感謝を表しますとともに、心よりご冥福をお祈りいたします。
2021年5月20日 株式会社白泉社 ヤングアニマル編集部 pic.twitter.com/baBBo4J2kL— ベルセルク公式ツイッター (@berserk_project) May 20, 2021
Traduzindo “ Kentaro Miura Sensei, o autor de ‘Berserk’, faleceu em 6 de maio de 2021 devido a uma dissecção aguda da aorta. Gostaríamos de expressar nosso maior respeito e gratidão ao trabalho e desenhos do Sensei Miura e orar por sua alma. ”
Kentaru já desenhava e escrevia mangás desde os 10 anos de idade para seus colegas de classe. Esse impulso artístico o acompanhou pelo resto de sua vida, fazendo com que ele se tornasse o artista reconhecido por todo o globo graças ao seu mangá Berserk.
Miura, que escreveu e desenhou tudo que lançou, começou sua vida profissional de mangaká (desenhista de mangá profissional no Japão) pela primeira vez em 1989 e nunca mais parou.
Berseker é uma história sombria situada em uma Europa medieval de fantasia que narra a vida mercenário Guts e Griffith, líder do grupo mercenário Bando do Falcão. Guts tem a “Estigma do Sacrifício” na nuca, que atrai fantasmas e demônios famintos para devorá-lo. No entanto, ele tem uma espada colossal nas costas que continua maior do que ele, pois ele possui uma maturidade e um peso maiores do que o de pessoas normais, já que não possui mais família ou qualquer vínculo afetivo, além de ter que lidar com seu passado traumático.
A série é conhecida por causa de sua arte única, violência, tons sombrios intercalados com humor, otimismo e amor. De acordo com a editora japonesa de Berserk, Hakusensha, seus 40 volumes tiveram “35 milhões de cópias vendidas em todo o mundo”.
De acordo com o The Guardian, Chris Warner, o editor de Berserk na Dark Horse, descreveu a série como “uma fantasia sombria angustiante de profundidade, complexidade e audácia monumentais” que tinha um “visual surpreendente como nada mais na ficção gráfica … Enquanto o terror e a violência às vezes é perturbadora e inquestionavelmente adulta, Miura ainda consegue produzir emoção genuína e muito humor. ”
No Brasil, Berserk era lançado pela editora Panini, mas até o fim desse texto, ela não havia qualquer nota sobre a morte do autor.
Eu conheci Berserk pelo anime, como todos os meus amigos que ainda curtem anime/mangá no começo dos anos 2000 (vídeo acima). O vilão da série, Griffith, sempre esteve no topo da lista de vilões definitivos de todos os tempos para mim, e o próprio Guts era um personagem cativante, interessantíssimo e extremamente profundo. Muito além daquela fachada de “fodão” que suas lutas apresentam, e muito além do simples “homem sofredor” que vários o imputam. E além deles, havia Casca, uma mulher negra no centro de enredo que não foi ofuscada por personagens brancos.
Berserk pode estar inacabado, mas acho que, em vez de vê-lo como incompleto, é melhor ver o que temos como o legado vivo de um homem que passou a vida inteira crescendo como artista e escritor.
Miura foi enterrado em uma cerimônia privada com sua família.
Leave a Reply