No nono volume da edição histórica da Mythos do personagem criado por Mike Mignola, podemos acompanhar histórias desenhadas, como Hellboy Krampusnacht, e escritas por outros autores, como em Temperamento Difícil. Repleto de ótimas tramas curtas, esse volume ainda é o que traz mais extras para os fãs da cria do inferno.
Quem conhece Hellboy, criado por Mike Mignola em 1993, já deve ter entendido o principal charme das suas tramas. Nelas, encontramos o detetive do Boreau de Pesquisas e Defesa Paranormal – BPDP em excelentes histórias curtas, tendo que lidar com o sobrenatural, muito focadas em mitos do folclore do nosso mundo.
Ao longo dos anos, essas curtas passagens criaram uma trama maior, sempre enriquecendo a mitologia do personagem, que chegou até mesmo a sair do BPDP. Tudo isso levou ao seu fatídico fim, que seria a decisão de destruir ou não o mundo, tarefa para a qual nasceu.
Mas a publicação de Hellboy nunca foi linear, já que suas histórias curtas se fechavam em si e se passavam em diversos períodos da vida do personagem. Dessa forma, seu criador teve liberdade para abordar diferentes passagens em diferentes momentos históricos, sempre com as tramas sobre o controle de Mike Mignola.
Porém, em Hellboy – Edição Histórica. Vol. 09 (Krampusnacht e outras histórias) Mignola deixa o controle total sobre as histórias, onde cuida do roteiro e da arte, e passa a responsabilidade para outros desenhistas e, em uma pequena trama, para a roteirista Chelsea Cain.
O resultado não poderia ser mais satisfatório para quem gosta de Hellboy. Abrindo o volume com a edição que rendeu o 13º Eisner ao personagem, Hellboy Krampusnacht, vemos o desenhista Adam Hughes (normalmente associado a desenhos de lindas mulheres) desenhar a trama onde Hellboy terá que lidar com um demônio natalino. O roteiro é direto (como quase sempre), apresentando seus elementos de forma clara. Porém, o grande destaque é a arte de Hughes com as cores de Dave Stewart. Com contornos grossos, e usando de muitas sombras e luzes nos momentos certos, realmente, merece os elogios e prêmios que recebeu.
Mas o volume 09 não perde seu brilho ao termino de Hellboy Krampusnacht. As tramas a seguir contam com uma verdadeira sequência de bons contos. Temos Temperamento Difícil, com roteiro de Chelsea Cain e arte de Michael Avon Oeming; Casulos Partidos, com roteiro de Mike Mignola e Scott Allie e arte de Tim Sale; Ser Humano, de Mignola com arte de Richard Corben; e Mar Silencioso, de Mignola e roteiro e arte de Gary Gianni.
Quase todas as histórias seguindo a mesma fórmula já citada: roteiro direito e fechado, onde o personagem lida com o sobrenatural. Mas não são todas assim, já que Casulos Partidos (a mais fraca desse volume) não traz Hellboy como personagem principal, tratando de acontecimentos na pré-história desse universo.
Mar Silencioso é uma continuação de outra conto (Hellboy – A Ilha), lançada no vol. 07 da Mythos. Mas, apesar de ser uma continuação, Mar Silencioso funciona dentro da sua proposta, que faz muitas alusões ao livro Moby Dick,
A qualidade dos roteiros e os desenhos desse volume 09 é muito elevada, fazendo o leitor ficar satisfeito com a leitura, apesar do elevado preço de capa da edição da Mythos.
Um destaque desse novo volume de Hellboy não é só a qualidade de seu texto e arte, mas a edição em si, repleta de extras (capas alternativas, artes originais), entrevistas com Adam Hughes, Mike Mignola e Gary Gianni, editorial situando as histórias, o tradicional glossário e um essencial guia de publicação da Mythos, explicando a cronologia e ordem de leitura do personagem.
Nem parece a editora Mythos, que não coloca nem mesmo uma bibliografia dos autores em obras de luxo como Orks e Blue Note, mostrando que Hellboy está em boas mãos editoriais.
O volume 09 de Hellboy – Edição Histórica está repleto de boas histórias, com renomados autores, que trabalham ao lado do criador do personagem, fazendo com que essas tramas curtas e fechadas sejam um deleite para os fãs do personagem. Tudo isso em um volume repleto de lindos e essenciais extras, que explicam o processo de criação das histórias e esclarecem muito a cronologia do personagem.
Ficha Técnica
- Capa dura, com 180 páginas;
- Editora Mythos;
- Lançamento em novembro de 2018;
- Preço de capa: R$ 74,90;
- Tamanho: 26,6 x 17,6 x 1,2 cm.
1 Comment