Não deixe de conferir nosso Podcast!

Steve Ditko | Três Criações Que Tornaram Watchmen Possível

Ontem foi um dia triste não só para o Brasil, mas também para a indústria do entretenimento: após a eliminação da copa, logo depois saía a notícia do falecimento de Steve Ditko. Embora Stan Lee seja a face mais associada aos personagens da Marvel no cinema, o fã de quadrinhos sabe da importância dos artistas para esses personagens tão amados.

Resultado de imagem para steve ditko
R.I.P,

Ditko é mais conhecido pelos leitores por ser o co-criador do Homem-Aranha e, em menor escala, por também ter co-criado o Doutor Estranho. Mas o artista não só não ficou limitado a estes personagens, como também tem muitas criações fora da editora. A DC e a Charlton Comics(que mais tarde seria adquirida pela DC) também foi o lar de algumas de suas criações… e sem elas, o universo dos quadrinhos perderia sua obra mais aclamada.

Resultado de imagem para watchmen
Adivinhem…

A influência do autor foi tamanha que sem ele, não teríamos Watchmen. Inicialmente, Alan Moore queria que seu magnum opus contasse com os personagens da Charlton; porém, como a DC tinha planos para os personagens, Moore foi obrigado a criar novos, baseados nos antigos. E vários destes personagens haviam sido concebidos por Ditko antes.

Conheça agora a lista de personagens criados por Ditko e que inspiraram Watchmen.

1. Capitão Átomo

Resultado de imagem para captain atom

Paralelamente ao seu trabalho com a Atlas Comics(atual Marvel), Steve Ditko costumava fazer trabalhos para a Charlton Comics. Em 1960, em parceria com o escritor Joe Gill, ele criaria o Capitão Átomo. Piloto da força aérea americana, Allen Adam trabalhava em um foguete experimental quando o mesmo explodiu na atmosfera durante um lançamento experimental. Seu corpo foi irradiado e desintegrado; porém, Adam foi capaz de reformar seu corpo e voltou à Terra, cuja única diferença foram os seus cabelos terem mudado para branco. Desde então, passou a usar seus poderes como Capitão Átomo.

Resultado de imagem para captain atom origin
A origem do personagem.

O personagem era praticamente um deus, podendo voar à velocidades incríveis, era superforte, quase invulnerável, tinha super sentidos, era capaz de ficar intangível, de disparar rajadas atômicas, provocar explosões de 100 megatons, rearranjar átomos, não precisava de alimento ou ar e era capaz de criar campos de força.

Dois uniformes já usados pelo personagem.

Achou apelão? O personagem que ele inspirou 26 anos depois levou isso às últimas consequências. O Dr. Manhattan, à semelhança do original, defendeu seu país das mais variadas ameaças. O curioso foi a diferença: enquanto o Capitão Átomo era militar(e ainda manteve a patente no nome), Dr. Manhattan era um cientista(que também manteve o título no nome).

Dr. Manhattan chooses his symbol
Doutor Manhattan.

2. Besouro Azul

 

Resultado de imagem para blue beetle ted kord

Em 1966, nas páginas de Capitão Átomo, surgiria Ted Kord, o Besouro Azul. Ele não foi o primeiro personagem a usar este nome: o primeiro Besouro Azul surgiu dois anos antes e era um arqueólogo cujos poderes vinham de um artefato mistico descoberto no Egito. Ted, um cientista brilhante e atleta nato, foi aluno de Dan Garrett(o Besouro ogirinal) e, quando ambos investigavam o tio de Ted, uma batalha contra andróides acaba matando Dan.

Dan Garrett, o Besouro Azul original.

Antes de morrer, Dan pediu que Ted continuasse o legado; porém não pôde lhe passar o escaravelho que lhe dava poderes. Este fato fez com que este desenvolvesse tecnologia para ajuda-lo a combater o crime. E era exatamente o que Ditko queria: um personagem normal que contasse com suas habilidades e inteligência, ao invés de superpoderes.

Ambos os personagens foram retratados em Watchmen como Coruja I e II, com a passagem do legado sendo transmitido de forma menos dramática. A exemplo de Ted Kord, o segundo Coruja contava não só com suas habilidades físicas mas também com teconologia de ponta.

Imagem relacionada
O Coruja

Outra semelhança que Watchmen respeitou foi o fato de que o Besouro também viveu aventuras em parceria com outro personagem, que também foi criado por Ditko…

3. Questão

 

Resultado de imagem para the question ditko

Victor Sage era um jornalista que investigava as atividades ilegais do Doutor Arby Twain. O cientista tencionava vender um tecido experimental para ser usado em bandagens e vender para países em desenvolvimento; o problema era que o tecido tinha um efeito tóxico agudo quando aplicado em ferimentos e mesmo ciente disso, o Doutor Twain planejava levar o plano adiante. Utilizando o mesmo tecido com a ajuda do ex-parceiro do Doutro Twain, Aristotle Rodor, Sage confeccionou uma máscara sem feições para esconder sua identidade enquanto ele combatia o inescrupuloso cientista. Nascia então o Questão.

Vic Sage becomes... ? Steve Ditko page from Mysterious Suspense #1 (1968).
Vic colocando seu disfarce.

O personagem surgiu das páginas da revista do Besouro Azul em 1967 e não demorou para ambos viverem várias aventuras juntos. O personagem também não tardaria a ganhar seu próprio título.

Imagem relacionada
Parceiros.

O Questão é peculiar por representar o máximo das crenças filósoficas e ética de Ditko. O Questão representava muito do artista em termos de integridade e de racionalidade. Vic Sage não se importava com as crenças de quem o cercava, desde que se mantivessem íntegros ainda que discordassem dele.

http://www.comicsbulletin.com/main/sites/default/files/soapbox/images/creeper/Question2.jpg
“Se eu suspeitasse de obediência cega de qualquer um de vocês, eu os teria demitido! Ninguém aqui me deve nada! Qualquer um que queira os melhores ficariam gratos de trabalhar com qualquer um de vocês!”

O personagem podia ser implacável. Em suas antigas histórias, após um conflito com criminosos nos esgotos de Hub City(cidade do personagem), eles caem e ao invés de resgata-los, o Questão se recusa a faze-lo alegando que eles trouxeram isso para si mesmos.

Hardcore!

Ainda assim nem chega perto de sua versão mais extrema, o Roscharch. No entanto, ambos mantém em comum a firmeza em seus princípios, exemplificado por Roscharch ter se recusado a parar de combater o crime quando o vigilantismo foi proibido por lei no quadrinho.

Resultado de imagem para rorschach
Mas ele vai comer o seu café da manhã. Facínora!

Steve Ditko foi uma poderosa força criativa e suas criações não se encontram limitadas ao exposto neste artigo. Não percam o próximo artigo, onde vamos explorar outras de suas criações, agora na DC Comics.

Erico Campos
Formado em administração e radiologia, professor por vocação e geek de coração!