Não deixe de conferir nosso Podcast!

Adão Negro | Conheça Ísis, deusa, esposa, rainha e heroína

Isis de Inna-Vjuzhanina
Imagem: Inna-Vjuzhanina

Novembro foi interessante para DC no cinema. Parece que o Snider Cut existe, Henry Cavill confirmando que ainda é o Superman, o Batman do Matt Reeves fechando com um elenco incrivelmente talentoso; para completar o saldo positivo, novas informações sobre o filme do Adão Negro dão conta que a Sociedade da Justiça da América terá um papel fundamental na trama do filme.

Essa informação vem diretamente do Dwayne ‘The Rock’ Johnson, ele comenta que demorou dez anos acreditarem no filme. O plano original era apresentar seu anti-herói no filme Shazam! como rival de longa data do herói mágico, mas agenda lotada, roteiro e mudanças na produção, escolheram dar um filme solo á Adão Negro do que perder a oportunidade de usar ator e o personagem, mesmo sem Shazam. Sobre o Adão Negro, eu já havia escrito um roteiro para vídeo sobre o personagem que é um dos melhores da internet, diga-se de passagem.

 

 

 

Além disso, foi confirmada a participação de Ísis e do Doutor Destino no filme. Dois personagens que usam magia dentro do universo da DC e que são importantíssimo para a história da editora.

Pensando nisso, já que pouca gente sabe quem é Ísis ou Doutor Destino, eu vou fazer uma lista de cada personagem para alegria de vocês. A primeira lista é sobre ela, Adrianna Tomaz, que originalmente foi oferecida quase como uma oferenda ao Adão Negro, mas que acabou virando um dos momentos mais românticos da DC Comics, além de virar uma heroína graças aos poderes do Shazam. Já morreu, virou estátua, ela foi libertada e hoje conheceremos um pouco mais sobre, A Poderosa Isis!

 

Origem

Adrianna Tomaz era cidadã de Kahndaq, era famosa por combater o regime corrupto do país antes do anti-herói, Adão Negro, assumir o controle do país. No começo era para ser escravizada, mas acabou se tornando amiga e depois esposa. Ele concedeu parte de seus superpoderes para que ela pudesse ajudá-lo na criação de uma nova ordem mundial. A origem da personagem na era de prata é um pouco diferente, era uma professora que encontrou um pingente mágico que lhe concedeu poderes quando falava “Oh, poderosa Ísis!”.

Ísis foi um dos casos raros de uma personagem que foi criada para a TV para depois ir para os quadrinhos. Ela havia aparecido no arco final da série do Shazam, chamada “Hora do Shazam / Isis” e depois ganhando sua própria série “The Secrets of Isis” nos anos 70, passou no Brasil entre 1975 e 1976. Acabou ganhando sua versão nos quadrinhos, onde apareceu pela primeira vez no gibi Shazam #25 em 1976. Mesmo com a série e aparecimento nos quadrinhos, ela não conseguiu manter um número significativo de fãs e ficou na galedeira da editora por décadas. Reinventada novamente nos no reboot “Novos 52”, onde ela seria a consorte de Adão Negro e governaria com ele Kahndaq. Sua primeira aparição foi na edição # 3 como Adrianna e na edição # 12 como A Poderosa Ísis .

 

A Poderosa Ísis
DC Comics

 

Sua Evolução

A Ísis da era de prata, da série e depois nos novos 52 não tem uma relação direta. Crise nas Infinitas Terras também reiniciou a personagem. Assim, ela tem dois períodos distintos dentro da cronologia da editorial da DC Comics. A versão era de prata foi atormentada pelos mesmos problemas que muitos outros personagens daquela época, total e marginalizada com participações medíocres nos quadrinhos. Nos novos 52, ele também não progrediu, mas por razões muito mais próximas das necessidades do enredo da série. Adão Negro já não era pura maldade neste momento da DC, então Ísis estava ali mais para ensinar compaixão para ele. Talvez o único ponto que posso falar da Ísis nos dois momentos históricos da DC é que ela realmente era uma pessoa boa.

 

Ísis e Adão Negro
DC Comics

 

Melhores Arcos

Como na maioria dos personagens da era da prata, sua revista durou apenas nove edições. O arco mais significativo da Ísis foi nos Novos 52. Ela tinha todo um pano de fundo de libertação dos cativos e oprimidos e isso foi que chamou atenção do Adão Negro, o governante de Kahndaq. Depois de discutir com ela, ele decide ajudá-la a encontrar o irmão desaparecido, que havia sido sequestrado pelos vilões da Intergang. Eles acabam casando e durante esse processo, um ataque ao reino é salvo impedido graças a Vic Sage e Renee Montoya, criando ali ums amizade poderosa para o casal real. A tarefa de defender o país, acompanhado de a criação de uma nova ordem mundial, ocupa a maior parte do tempo até o país ser atacado pelos Quatro Cavaleiros de Apokolips. No final, Ísis e seu irmão são assassinados, causando ao Adão Negro uma terrível perda e sua queda por vingança.

Ísis também tem um belo papel no arco “Contagem Regressiva para a Crise Final” quando é ressuscitada no Poço de Lázaro pelo Adão Negro que estava sendo manipulado pelo vilão Felix Faust para conseguir sair da prisão na Torre do Destino (explico isso com mais calma, já que isso pode ser usado no filme). Ísis e Adão acabam na Rocha da Eternidade. Uma consequência ruim para a Sociedade de Justiça da América, já que Isis voltou louca de sua morte. No final, Shazam retorna e transforma os dois em estátuas como punição por suas ações.

Já durante o arco “O Dia Mais Claro”, seu irmão retorna a vida em Kahndaq. O Deus Osíris decide matá-lo novamente para que Ísis retorne como uma punição por brincar com a vida e a morte. Como esta personagem já foi ressuscitada por várias vezes, ela começou a desenvolver alguns efeitos secundários.

Por vezes o seu senso de humor e a sua personalidade mudam rapidamente, ficando ela com atitudes e impulsos semelhantes aos de alguns vilões da DC Comics.

 

Isis no Poço de Lázaro
DC Comics

 

No filme

 

O roteiro do filme será baseada no arco: Adão Negro, A Era Negra. Na história, Adrianna é uma ativista dos direitos civis que luta contra o atual regime opressivo de Kandaq, governado pelo representante dos EUA, Ibac. Seu irmão mais novo, Amon, é um agente e defensor secreto do grupo de resistência chamado Filhos de Adão.

Depois de saber que seu irmão está nesse grupo para ressuscitar um herói morto há muito tempo para libertar sua terra natal, Adrianna tenta convencer que as marchas de paz contra o atual governo são o melhor caminho do que travar uma guerra que não se pode vencer. Mas acaba acontecendo o pior e uma guerra civil violenta explode naquele país. Seu irmão se torna alvo chave para os homens de Ibac, eles espalham que o grupo para a libertação de Kandaq é uma célula terrorista. Adrianna estava longe durantes esses acontecimentos e fica sabendo por um informante que seu irmão se tornou alvo de uma manobra política. Ela chega apenas momentos antes de Amon ser baleado, enquanto ela tentava avisá-lo. Por causa disso, Adriana acaba se envolvendo com o renascimento do Adão Negro e isso mudaria a história do seu país para sempre.

 

Poderes e Habilidades

 

Lá no começo, ainda fazendo parte do universo do Shazam (quando era chamado de Capitão Marvel na editora Fawcett Comics), Ísis, obteve seus poderes do Amuleto de Hatsheput. O Amuleto lhe concedia poderes semelhantes ao do Shazam, embora com uma ênfase na cura e fertilidade, já que a Deusa Ísis no Panteão Egípcio tem essa responsabilidade.

No “Novos 52”, Ísis recebe os poderes dos deuses egípcios diretamente do Adão negro. Quando ela fala “Shazam!”, é transformada no avatar dos deuses egípcios conhecidos como “Ísis”.

S é o vigor de Shu: Shu concedeu à Isis proteção contra ataques físicos extremos. Shu também concede a Isis a capacidade de sobreviver sem ter que comer, respirar ou dormir.

H é a rapidez de Heru: Heru concede a Isis a capacidade de voar e se mover em velocidades incríveis. Enquanto na atmosfera da Terra, Isis é capaz de atingir velocidades de Mach 10.

A é a força do Amon: Amon, o mais forte dos deuses. Isis ganha com uma força sobre-humana quase ilimitada de Amon, que é frequentemente comparada ao Superman.

Z é a sabedoria de Zheuti: A sabedoria de Zheuti dá a Isis um grande conhecimento, além de uma memória fotográfica. Zheuti também conversa com ela durantes momentos de dificuldade. A sabedoria de Zheuti dá a habilidade onilíngue e faz de Ísis mestre na arte da guerra.

A é o poder de Aton: Aton, o mais poderoso dos deuses. Isso concede a Isis resistência mágica e acesso ao raio místico que a transforma. É desse poder que ela lança o destruidor raio “Ira de Aton”. Até o Superman corre longe rs

M é a coragem de Mehen: o que lhe confere uma força e confiança interior para qualquer perigo.

Se Ísis misturar seus poderes, ela ganha quase um cartel infinito de outros novos poderes. Os heróis do universo do Shazam são muito poderosos de um jeito que fica complicado comparar com os outros heróis da DC, essa é a grande verdade.

 

Ísis, Poderes
DC

Por enquanto, isso já suficiente para você ficar empolgado com o aparecimento desta incrível heroína. E em alguns dias sai uma lista sobre o misterioso Doutor Destino!

Saiba mais sobre a DC Comics!

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.