Não deixe de conferir nosso Podcast!

Adão Negro | Conheça o Senhor Destino, o mago supremo da DC Comics

Conheça o mago supremo da DC que participará no filme solo do Adão Negro!
Senhor Destino
DC Comics

Esse artigo começou anteriormente falando de Ísis, esposa, deusa, esposa e rainha do Adão Negro e que fará um papel fundamental na trama do filme solo do anti-herói, como prometido, hoje irão conhecer o mago supremo da DC, Senhor Destino!

Embora o Senhor Destino seja um personagem de longa data nos quadrinhos, ele não é tão conhecido quanto seus outros colegas da DC. Na verdade, muitos leitores e fãs da DC também não sabe muita coisa sobre este herói. O que é uma vergonha, pois o Senhor Destino (Doctor Fate) é um personagem com uma história bastante interessante e funcionou como um grande pilar de apoio a muitos membros do universo da DC ao longo dos anos. Para que não fiquem se perguntando quem é esse herói, vamos falar alguns fatos sobre o maior feiticeiro do Universo DC e que aparecerá no filme solo do Adão Negro.

O SENHOR DA MAGIA

 

Senhor Destino
Reprodução

Kent Nelson era apenas um menino quando ele fez uma escavação arqueológica com seu pai Sven. Os dois descobriram um ser imortal chamado Nabu dentro de um Elmo Dourado e o libertaram de seu sono que era para ser eterno. Isso causou a morte acidental de Sven e a entidade Nabu passou a treinar Kent como um meio de fortalecê-lo e transformá-lo em guerreiro. O imortal queria usar o corpo de Nelson para que este recebesse seu poder para lutar como um Agente da Ordem.

As origens do Senhor Destino não são complexas de entender, mas são confusas porque teve algumas alterações durante todas essas décadas de existência, além disso, a pessoa que recebe o poder fica em possessão espiritual e muita gente achou isso satanista demais na época. Nabu tem a capacidade de manter o controle total de uma pessoa quando ela coloca seu elmo, se assim o desejar. Então, assumir a personalidade do Senhor Destino é muito mais uma responsabilidade do que apenas vestir uma fantasia elegante; é um compromisso vitalício (se não mais longo) com um poder sobrenatural já que a pessoa terá a posse do maior poder mágico que existe na Terra.

O ELMO É SEU PODER

 

Elmo do Destino
DC Comics

 

Para o usuário aceitar o elmo, ele precisa fazer um acordo. Nabu se canaliza através do Elmo do Destino. Uma vez colocado, Nabu se torna parte do usuário, assim transferindo sua magia para o agente. Isso inclui a capacidade de criar barreiras mágicas, ressuscitar os mortos, curar pessoas e construir coisas com energia apenas para citar alguns. Junto com esse conjunto de poderes muito bacanas, o vasto conhecimento de feitiçaria e experiência de milhares de anos de Nabu pode ser canalizado para o usuário.

Usar o Elmo do Destino traz muitas vantagens para o herói, mas com um grande custo. Em algumas iterações, Nabu já dominou completamente o corpo do usuário e isso não foi uma coisa muito boa para ambos, para os heróis que estavam próximos e para a humanidade. Mas é mais comum o Senhor da Ordem permanecer como um guia espiritual, mesmo que isso possa as vezes, parecer opressivo aos seus agentes escolhidos. Pode parecer um bom negócio no papel, mas usar o Elmo não é um dos melhores poderes para se escolher.

UM AGENTE DA ORDEM

Senhores da Ordem
DC Comics

A outra metade de “ser Senhor Destino”, por assim dizer, é ser um agente para os Senhores da Ordem. Nabu, a entidade mágica que usa o Elmo do Destino como um receptor de seu poder, é um desses Senhores que contribui para manter o equilíbrio cósmico de todas as coisas. Os inimigos juramentados do conclave são os chamados Lordes do Caos, que procuram melhorar o equilíbrio e lutam contra a Ordem há eras.

Existem numerosos Senhores da Ordem e do Caos, mas ambos os grupos permaneceram bastante sombrios em suas relações. Ninguém sabe de fato quantos agentes vivem na Terra ou nas outras realidades. A Ordem, em particular, funcionou como observadores do universo, mas ambos os lados utilizam receptores ou possuem seres humanos para realizar seus objetivos pessoalmente. Ao longo dos anos, o Senhor Destino enfrentou seres capacitados pelos Senhores do Caos, como os vilões Weaver e Kestrel. Os Senhores da Ordem também têm vários agentes, mas em grande parte cabe ao Senhor Destino manter o equilíbrio cósmico sob controle.

ELE É UM LEGADO PARA A HUMANIDADE

Senhor Destino
DC Comics

Semelhante aos anéis dos Lanternas que escolhem usuários diferentes ao longo dos anos, o Elmo de Nabu não ficou com uma única pessoa. Kent Nelson foi o primeiro a libertar Nabu e usar seus poderes, mas após sua morte, o Senhor da Ordem escolheu Eric e Linda Strauss para se tornar os próximos receptores, fundindo-se quando necessário. Mais tarde, o Elmo foi encontrado por um contrabandista chamado Jared Stevens, que teve um curto e terrível período como Destino, depois Hector Hall e até Kent V. Nelson (sobrinho de Kent Nelson). Khalid Nassour, até onde sabemos, é o humano que está usando o Elmo do Destino.

Isso sem contar o número de iterações do Senhor Destino nas diferentes terras e séries animadas. O ponto é que o Elmo de Nabu teve vários usuários ao longo dos anos. Como os deveres do personagem permaneceram praticamente os mesmos, mantendo o equilíbrio cósmico contra os Lords do Caos, era imperativo que o manto continuasse sendo repassado para garantir esse equilíbrio.

SENHOR DESTINO NAS ANIMAÇÕES e ARROWVERSE

 

Justiça Jovem
Warners Bros.
DC Comics

O Senhor Destino teve algumas incursões substanciais nos desenhos animados. Ele foi destaque em “Justiça Jovem”, onde Zatanna usava o elmo e ficou presa a Nabu. O imortal foi convencido a deixar a maga ir e usar seu pai, Giovanni Zatara, como um receptor. O Senhor Destino também foi destaque na série animada do Superman, Liga da Justiça e Batman. Ele sempre serviu como uma poderosa ponte de apoio quando se trata de coisas mágicas.

O que é muito valioso nas animações é que ele é realmente bem retratado. Ele não é apenas um personagem descartável ou uma aparição sem voz, mas um herói que realmente contribui para a história em questão. O Destino também foi dublado por vários atores incríveis, incluindo Ed Asner e Oded Fehr, que apenas tornam suas aparições animadas ainda mais divertidas de assistir.

Agora que “Constantine” está tecnicamente vinculado a universo “Arrow”, o Elmo do Destino que estava guardado na casa secreta e segura de John, faz parte desse universo da TV. O Elmo também aparece em “Legends of Tomorrow”.

Senhor Destino
NBCUniversal

ELE APARECEU NOS QUADRINHOS EM 1940

 

Docto Fate
DC Comics

Como muitos personagens da DC, o Senhor Destino tem uma longa história nos quadrinhos. Ele estreou na década de 1940 na More Fun Comics, uma antologia de vários contos de super-heróis. Mais tarde, a empresa evoluiu para a DC Comics. O próprio Destino estreou com uma curta aventura em que seu maior vilão, Wotan, tentou matar uma mulher chamada Inza para atingir o herói.

A Era de Ouro para o Senhor Destino era semelhante à de outros heróis, cheia de aventuras rápidas e sem peso dramático. O feiticeiro existiu em grande parte como personagem de apoio, só depois de anos, a DC deu uma origem digna para ele. Curiosamente, porém, ele começou como um herói com ideias e itens mais científicos do que mágicas. Depois a DC percebeu que estava vacilando e deixou o herói baseado na magia. A DC também sabe errar, não é?

ELE VIVE NUMA TORRE

 

Torre do Destino
DC Comics

 

O Senhor Destino geralmente reside em uma torre mística chamada (você deve ter adivinhado) a Torre do Destino. Embora não seja o maior dos nomes, é um local difícil de superar quando falamos de uma base secreta. Essa torre existe inteiramente fora do tempo e espaço. Funciona em grande parte como um local seguro para o usuário do Elmo do Destino e é muito maior por dentro do que sua aparência externa sugere.

A Torre do Destino é provavelmente um dos covis mais legais de super-heróis dos quadrinhos devido à sua natureza sobrenatural. O Senhor Destino abriga vários artefatos antigos e poderosos dentro de suas paredes e eles também funcionam como vigilantes do local. Está carregado de feitiços e energia mágica que podem desviar, aprisionar ou impedir outros invasores. Esgueirar-se para dentro da torre é quase impossível, e planejar um ataque a ela é simplesmente pedir problemas.

ELE TEM UMA ESPOSA

 

Inza Nelson
DC Comics

Como dito foi acima, o Destino resgatou uma adorável senhorita chamada Inza durante sua estreia nos quadrinhos. Acontece que ela seria o amor da vida dele por algum tempo nos quadrinhos. Inza Nelson era a esposa de Kent Nelson no Era de Ouro, mas tornou-se muito mais com o passar dos anos. Ela e o marido tiveram que se fundir para se tornarem o Senhor Destino. Mais tarde, ela usaria o Elmo de Nabu sozinha, mas sua inexperiência com o poder não foi agradável. Mas logo depois, ela foi capaz de se fundir novamente com o marido e ressurgir como o Senhor Destino original.

ELE TEM RELAÇÃO COM O ESPECTRO

Espectro
DC Comics

O Senhor Destino e Espectro são personagens altamente místicos e sobrenaturais, eles compartilham muito em comum. O Senhor Destino apareceu a pela primeira vez no quadrinho que estava focado em um grande arco do Espectro. Os dois se encontraram muito no passado e até brigaram algumas vezes. As lutas foram especialmente interessantes, uma vez que era uma maneira de ver quão poderosos eram os dois praticantes de magia mais poderosos da DC. Seus embates sempre foram fantásticos, mas muitas vezes Destino foi o perdedor (afinal, Espectro é o ser mais poderoso de TODO o UNIVERSO DC).

Na verdade, sempre é importante deixar o Espectro fora das coisas no universo de heróis da DC, o cara humilha demais. Uma vez ele, graças ao Senhor Destino, desceu o cacete nos Senhores da Ordem. Nabu em um ponto dos quadrinhos foi destruído por Espectro (usando a Força Espectral). O Senhor Destino não é tão poderoso quanto Espectro, já que ninguém é, mas está disposto a lutar com ele, se necessário, diante de probabilidades impossíveis.

SEU ARSENAL VEM DA MAGIA

 

Warner Games
Warner Games

 

O Senhor Destino utiliza muitas coisas para combater seus vários inimigos sobrenaturais. Além do poder que ele recebe enquanto utiliza o Elmo do Destino, o herói também tem a Capa do Destino, que lhe dá a capacidade de voar e superforça. Um terceiro item-chave para o personagem é o Amuleto de Anúbis, outro presente de Nabu. O amuleto tem uma variedade de usos, ele é uma dimensão em miniatura ou emiti um super-raio de energia mágica. Quando o Senhor Destino utiliza esses três objetos juntos, é melhor não estar por perto.

O herói também tem vários artefatos especiais dentro da Torre do Destino à sua disposição. Uma dessas peças é o Orbe de Nabu, que permite ao usuário ver eventos passados, atuais e futuros. Quando o usuário está fora de seu traje, acaba se tornando um feiticeiro formidável, Nelson Kent que diga, no entanto, uma vez que ele veste todos os seus acessórios místicos, ele é uma potência absoluta.

WOTAN FOI SEU PRIMEIRO INIMIGO

 

Wotan
DC Comics

 

Embora o Senhor Destino tenha mudado seu foco de manter o equilíbrio cósmico para seres praticamente invencíveis, como os Senhores do Caos, ou o Espectro, seus conflitos com Wotan foram os primeiros. Wotan era um vilão que tinha uma aparência de demônio com pele esverdeada e barba horrível; ele também usava uma capa. Wotan era um feiticeiro com a intenção de destruir a terra ou tentar assassinar Destino e sua esposa Inza. Muito parecido com seu inimigo, Wotan contava com armas avançadas e também com magia nos primeiros dias, antes de confiar mais no último.

O personagem foi reintroduzido nos novos 52, na “Terra-2”, mas seu ódio pelo Senhor Destino não havia mudado. Pelo contrário, tornou-se cada vez mais arrogante, pois suas conspirações pretendiam tirar o poder diretamente do próprio Senhor da Ordem Nabu. Wotan pode não parecer muito no papel, mas ele é um feiticeiro incrivelmente poderoso que representa uma grande ameaça para o equilibrador do cosmos.

A FASE DO DESTINO DESTINO QUE PODEMOS ESQUECER

 

Jared Stevens
DC Comics

 

Os anos 90 não foram bons para ninguém. Sobrou até para o Senhor Destino. Jared Stevens foi contratado para recuperar os artefatos de Nabu, mas ele tentou usar as relíquias para combater um demônio e gostando do que havia acabado de acontecer, resolveu derreter o Elmo (como ele fez isso?), transformou o amuleto em uma faca e enrolou a capa no braço estilo Cable. E alguma forma colocou a marca a mística do ankh nos olhos. Agora ele era o dono da quebra, Destino.

Como muitos outros personagens nos anos 90, o Destino não estava imune às tentativas generalizadas das editoras de tornar os heróis antigos mais reais. Stevens é um personagem muito difamado dentro dos heróis que usaram o Elmo do Destino. Ele é antipático, a ideia da DC, era fazer um anti-herói, mas o tiro saiu pela culatra. Foi um fracasso. Leitores não queriam ler suas histórias, roteiristas pedindo para sair do projeto, desenhistas alucinados com o rumo que a editora estava indo. Aliás, não foi apenas a DC que teve essas ideias ruins, a Marvel também.

ELE ERA UM MEDICO DE VERDADE

 

Khalid Nassaur
DC Comics

 

O nome original do Senhor Destino é Doctor Fate, como dito acima, mas como existe um vilão da Marvel chamado Doutor Destino, a tradução brasileira resolver escolher Senhor Destino. Kent Nelson era apenas uma criança quando assumiu a personalidade do Senhor Destino, mas isso não significava que ele abandonou completamente seus aspectos de carreira depois disso. Em sua série de quadrinhos, Nelson se tornou um médico de verdade, com Inza se tornando uma enfermeira trabalhando ao lado dele. Esse tema dos agentes de Nabu sendo médicos de algum tipo nunca foi consistente, mas foi utilizado com o mais novo Senhor Destino, Khalid Nassour, onde ele é ainda um estudante de medicina.

Embora muitos heróis tenham assumido o título de DOCTOR sem, na verdade, ser um, o Senhor Destino foi um civil bem-sucedido. Além de se tornar um médico de sucesso, Nelson tornou-se arqueólogo em período integral após um breve período de aposentadoria. Certamente não é uma situação em que o personagem esteja abrindo uma clínica para super-heróis, mas se Kent estivesse sem acesso à sua magia de uma forma ou de outra, ele, pelo menos, seria capaz de cuidar de si mesmo se conseguisse.

QUANDO ELE FOI O STRANGEFATE

 

Strangerfate
DC/Marvel Comics

 

Existe um ambiente chamando “Universo Amálgama”. Uma mistura cósmica dos mundos da Marvel e da DC Comics, lá o Senhor Destino se fundiu com o Doutor Estranho e Charles

Xavier.

Sério.

Dessa junção, nasceu o Dr. Strangefate, o ser mais poderoso da realidade do amálgama. Ele dominou o universo e fez tudo o que pôde para impedir que ele se separasse novamente. Ele não teve sucesso em seus esforços e os dois universos voltaram às suas próprias realidades. O guardião dessa criatura é o Doutor Estranho, mas isso fica para outra vez.

Com certeza esse arco foi mais divertido que o Senhor Destino dos anos 90, apesar de ter um período relativamente curto nos quadrinhos. Ter algumas das mentes e forças de magia mais poderosas reunidas em um ser singular era uma perspectiva incrível. O problema que ficou poderoso demais e sem sentido.

SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE DA JUSTIÇA DA AMÉRICA

 

Sociedade da Justiça
DC Comics

 

A Sociedade da Justiça da América foi um mergulho precoce nas grandes equipes de super-heróis. Eles foram o primeiro supergrupo a surgir nas histórias em quadrinhos. O Senhor Destino (Kent Nelson) meio que se interessou pela Sociedade quando eles enfrentaram Espectro, acabou se tornando um membro fundador do grupo. Houve uma época que Nelson perdeu o Elmo do Destino e ele se afastou da Sociedade da Justiça, mas retornou algumas décadas depois nos anos 60. Durante a existência do grupo, o Senhor Destino serviu como conselheiro e guerreiro sobrenatural.

Ele também teve um papel importantíssimo na Liga da Justiça. Mesmo quando Nabu se tornou mais opressivo através do Elmo do Destino, Kent permaneceu um membro sólido da equipe.

Gostaram do Senhor Destino e da Ísis? Espero que sim, isso deu trabalho. Quando for saindo mais informações sobre os heróis da Sociedade participarão do filme do Adão Negro, eu retorno.

Os site CBR e Comivine me ajudaram nesses artigos.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.