Não deixe de conferir nosso Podcast!

Lista | Tudo que precisa saber sobre a Zatanna

Conheça Zatanna, uma das magas mais poderosas do universo DC e que pode ganhar um filme solo!
Zatanna
Reprodução (DC Comics)

Conheça Zatanna, uma das magas mais poderosas do universo DC e que pode ganhar um filme solo!

Parece que a DC acordou para vida só após a pandemia. Com diversos projetos da DC Films atualmente em desenvolvimento, as novidades sobre outros títulos que podem acontecer também não param de surgir. E agora, a mais recente delas envolve a personagem Zatanna.

Segundo informações do site Deadline, a Warner Bros. Pictures e a DC estão atualmente trabalhando não apenas em filmes sobre a Supergirl e a Batgirl, mas também em um protagonizado pela personagem que é membro também da Liga da Justiça Sombria.

Vendo que a Zatanna não está entre as mais queridas heroínas dos brasileiros, quase não existem textos sobre ela na internet, resolvi contar um pouco sobre sua história nesta pequena lista.

Origem

Zatanna
Reprodução (DC Comics)

Zatanna é a filha do aventureiro/mágico/herói John Zatara e com sua esposa Sindella, membro da raça mística de feiticeiros chamada Hidden Ones ou Homo Magi. Zatanna herdou a capacidade da mãe de manipular a magia e as aptidões do pai para o heroísmo. Apesar de ser uma mãe exemplar, Sindella fingiu sua própria morte para voltar para seu povo oculto na Turquia, deixando sua filha sob os cuidados de John Zatara.

Zatara viajou pelo mundo com sua filha e a ensinou a maximizar suas habilidades mágicas. Mais tarde, seu pai acaba se envolvendo com seitas ocultas e uma dessas líderes do mal, uma bruxa chamada Allura, acaba por amaldiçoar Zatanna a não conseguir mais encontrar seus pais biológicos.

Apesar da solidão, Zatanna encontrou o diário de apresentações mágicas de seu pai e criou uma persona de palco para si mesma. Nessa busca pelo pai, ela acaba cruzando com John Constantine e vez por outra, os dois acabam tendo relacionamentos temporários. Mais tarde, com a ajuda da Liga da Justiça da América, Zatanna conseguiu anular por um tempo a maldição de Allura e se reunir com o pai e, mais tarde, com a mãe. Tragicamente, Sindella morreu resgatando sua filha da cidade dos Ocultos, enquanto seu pai morreu salvando-a das dimensões espirituais da Grande Besta do Mal.

Como um membro de longa data da JLA, Zatanna lutou contra inúmeros super-vilões e ameaças místicas. Após a morte de seu pai, no entanto, ela se aposentou da vida de heroína e se tornou uma civil morando na sua antiga casa em Shadowcrest, Nova York. Mesmo tentando viver normalmente, Zatanna preserva o equilíbrio da comunidade mística de luz e escuridão da Terra. Nesse papel, ela serve como uma das Sentinelas da Magia.

Criação

Zatanna
Primeira aparição da Zatanna nos quadrinhos (Gavião Negro – DC Comics)

Zatanna foi criada em 1964 pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Murphy Anderson quando foi decidido que a DC precisava de uma heroína que usasse magia. Para dar à personagem um senso de história, Zatanna foi feita filha do lendário mago da Era de Ouro John Zatara. Anderson imaginou que Zatanna estava vestida de maneira semelhante ao pai e deu a ela uma roupa de mago tradicional completa com uma cartola e tudo mais. Embora ela tenha mudado de roupas várias vezes ao longo de sua história, essa roupa provou ser o visual mais icônico e popular de Zatanna, em todas as primeiras aparições nos quadrinhos, Zatanna sempre foi escrita e desenhada em busca de seu pai perdido.

Zatanna foi uma exceção notável para muitos heróis reinventados da Era de Prata na época. A Era de Ouro se concentrou mais no ocultismo do que na ciência para origens de super-heróis, e quando esses personagens foram reiniciados na Era da Prata, seus antecedentes eram frequentemente alterados para se basearem na ciência. Como personagem mágica, as habilidades de Zatanna contraria as mudanças editoriais da Era de Prata, como por exemplo, o personagem principal da série em que ela apareceu (Gavião Negro) teve sua ficção científica reiniciada apenas três anos antes. Por outro lado, era comum encontrar personagens da Era de Ouro nos anos 60 e 70 e dar-lhes uma nova perspectiva ou design, e como uma atualização de Zatara, isso era consistente com outros desenvolvimentos na Era de Prata.

Ainda sobre suas primeiras aparições nos quadrinhos, Zatanna – e todas as heroínas nas primeiras décadas dos quadrinhos também – passou um tempo servindo apenas de suporte para os heróis masculinos da DC. Mas isso ficará para outro texto.

Era de Ouro e Prata ainda é meio confuso para algumas pessoas, por isso leia isso.

Evolução

Era de Prata/Bronze: Terra Um

Zatanna
Primeira aparição da Zatanna na Liga da Justiça da América (DC Comics)

Em 1964, Zatanna fez sua estreia em quadrinhos no volume # 4 do Gavião Negro, como personagem principal de uma história chamada The Girl Who Split in Two. Como dito acima, ela procurava por seu pai perdido, o renomado mágico Zatara, depois ganhou participações em outros títulos da DC, como heróis como Batman e Robin, Lanterna Verde, todos ajudando em sua busca. Zatanna finalmente encontrou com seu pai na Liga da Justiça vol. # 51 (1967).

Na Era de Prata, as histórias não eram serializadas como na Era de Ouro, existiam muitos títulos no mercado, então a busca de Zatanna por seu pai, passou batido por diversos leitores de quadrinhos naquela época.

Independentemente disso, um tratamento mais genérico da Zatanna continuou durante toda a Era da Prata, com pouco desenvolvimento de personagem além de certos aspectos de seu passado. Muitas dessas histórias ocorreram como um recurso de backup na série Supergirl, e que durou apenas dez edições e da qual Zatanna nem sempre fazia parte. Ela também era um recurso de backup comum na Adventure Comics (selo da DC para lançar novos heróis antes de irem paras revistas principais, durou de 1935 até 1983), embora isso também fosse por pouco tempo.

Posteriormente, ela continuou a fazer aparições regulares na JLA, apesar de não se tornar um membro oficial até mais de uma década depois. Zatanna com o tempo largou a roupa clássica de mágica e lançou moda com uma roupa que consistia em meia-calça preta, uma capa vermelha e um longo rabo de cavalo. O visual não era popular entre os fãs masculinos, mas foi com esse traje que Zatanna foi finalmente eleita para ser membro do JLA (Liga da Justiça da América) vol. #161 (1978), conquistando uma posição de prestígio no panteão de heróis da DC.

Essa aparição serviu como uma reintrodução a personagem que apenas apareceu para um arco de história com a Liga nas 110 edições anteriores. A história reintroduziu seu único inimigo, The Warlock of Ys, e permitiu recontar sua história de origem. Após sua eleição para o status de membro da Liga, ela foi apresentada com mais frequência e destaque nas edições seguintes. A resolução das perguntas relativas à mãe também foi revelada, como Zatanna a encontrou no norte da Turquia, e pela primeira vez descobriu que era membro da raça Homo Magi.

Durante esse período, Zatanna também era frequentemente utilizada simbolicamente em histórias que exigiam magia como um dispositivo de enredo, mesmo que os personagens não fossem mágicos. Ela estava literalmente tapando buracos. Por exemplo, inúmeras histórias lidam com Superman investigando sua fraqueza em magia e Zatanna acaba coestrelando para fornecer algumas respostas ou soluções fáceis.

No entanto, o nível de poder de Zatanna começou a diminuir logo depois, a ponto de sua mágica apenas lhe dar um controle limitado sobre os quatro elementos básicos: da terra, ar, fogo e água. Ela também mudou de figurino novamente, para uma roupa azul e preta com mangas largas e uma capa branca. Eventualmente, todo o poder mágico de Zatanna foi restaurado na década de 1980 (World’s Finest Comics #277). Durante esse período, ela também atuou como presidente da Liga da Justiça da América por um curto período, sendo o primeiro membro não fundadora a fazê-lo.

Em 1984, a indústria de quadrinhos passou a ser dominada pelas histórias dos X-Men da Marvel.

Para uma guerra perdida, a DC tinha apenas os Jovens Titãs, e, apesar do fato de que, na continuidade dos quadrinhos, a Liga da Justiça e todos os heróis solos mais antigos e populares, decidiu-se fazer um retcon de uma Liga um elenco mais jovem.

Isso significou a introdução dos novos personagens Vibe, Gypsy, Steel e Vixen (três dos quais foram introduzidos exclusivamente para o novo time de heróis). Como uma retração da geração anterior, haviam heróis sobrando para poucas revistas em quadrinhos, entre os quais Zatanna, embora ela não tenha sido um membro muito frequente da equipe. No começo do crossover Legends, a DC Comics, de novo, dissolve mais uma equipe da Liga, Zatanna foi para a gaveta depois disso.

Era Moderna: Nova Terra

Zatanna
Zatanna da Era Moderna ganhou mais cotornos sensuais (DC Comics)

Durante o crossover Legends, a DC Comics ainda estava tentando lidar com as repercussões de outro crossover maciço, Crise nas Infinitas Terras, que havia mudado a história de muitos heróis e reiniciado outros e história de Zatanna passou por grandes mudanças na Era Moderna. Nessa continuidade, ela é amiga íntima de Bruce Wayne desde a infância. Sua história foi recontada na linha Vertigo da DC, que fez de Zatanna parceira romântica de John Constantine e Timothy Hunter um de seus protegidos.

Em 2004, a reputação de Zatanna ficou manchada durante a crise de identidade, na qual ela realizou limpezas mentais mágicas nos supervilões, a fim de neutralizá-los.

A polêmica moral resultante sobre suas ações levou a vários relacionamentos prejudicados, principalmente com Batman. Zatanna então perdeu muita confiança em suas habilidades, retratada em sua minissérie dos Sete Soldados, na qual se juntou a um grupo de apoio de super-heróis e perdeu diversas de seus poderes. Ela finalmente recuperou a confiança perdida, reparou seu relacionamento com os colegas de equipe e voltou para a JLA por um tempo. Ela também voltou a usar a roupa de mágico clássico.

Ela fez algumas aparições nas histórias do Batman, principalmente Heart of Hush, e em 2010, Zatanna finalmente recebeu sua própria série escrita por Paul Dini, autor do quadrinho do Batman citado acima. Paul Dini disse que há muito tempo é fã da Zatanna. Durou 16 edições, mas acabou cancelada por causa dos Novos 52.

Pós-Ponto de Ignição: Terra Zero

Zatanna
DC Comics

Embora sua própria série tenha sido cancelada, Zatanna recebeu um papel principal na Liga da Justiça Sombria (Justice League Dark), um novo título que apresenta os heróis mais proeminentes da DC no ocultismo. Na série, Zatanna tem trabalhado para encontrar uma maneira de derrotar uma Feiticeira louca e poderosa com a ajuda do ex-amante John Constantine.

Como sabem, os Novos 52 foi reiniciado mais uma vez com o DC Rebirth, que combinou as histórias do New 52 com algumas anteriores do arco Ponto de Ignição. Essa reinicialização causou o cancelamento da Liga da Justiça Sombria.

Poderes e Habilidades

Magia

Zatanna
DC Comics

Zatanna é um membro da raça Homo Magi e é geneticamente dotada de grande talento mágico. Ela pode lançar um número incrível de feitiços, o que geralmente faz quando fala as palavras ao contrário como uma homenagem ao pai. No entanto, nem sempre é necessário falar assim para ela lançar feitiços. Zatanna demonstrou por todos esses anos que tem grande controle de sua habilidade mágica, que se estende a qualquer elemento da natureza que exista.

Como mágica, ela é considerada uma das mais poderosas e conhecedoras do mundo e muitas vezes trabalha ao lado dos mais poderosos usuários de mágica da Terra, incluindo Senhor Destino, Madame Xanadu e Shazam. No entanto, a extensão real de seus poderes não é totalmente conhecida. De acordo com Arqueiro Verde, ela é o membro mais poderoso da Liga da Justiça. De todos os mágicos e feiticeiros do planeta, os JLA sempre vão a Zatanna quando precisam de assistência mágica.

Fraqueza

Zatanna
DC Comics

Encantamento Mnemônico é o nome que se dá quando Zatanna lança seus feitiços dizendo as palavras de seus encantamentos ao contrário. Zatanna deve se concentrar em sua magia para se certificar de que está usando o feitiço adequado. É neste ponto que ela é mais vulnerável. O encantamento mnemônico é a mais complicada das artes místicas.

Parece que isso é bem conhecido por seus inimigos. Portanto, a confiança de Zatanna em sua voz muitas vezes a leva a ser amarrada e amordaçada por vilões, pois essa medida a torna “impotente”.

Em uma ocasião, o assassino Deathstroke (Slade) deu um golpe direto no fígado de Zatanna, iniciando uma reação de regurgitação. Em outra ocasião, o Coringa (disfarçado de mágico Loxias) atirou em Zatanna no pescoço, tornando sua mágica inútil.

Se não falar, Zatanna se torna uma mágica comum.

Conselho Místico

Independentemente de ela ser ou não um membro ativo da Liga da Justiça, Zatanna é altamente respeitada por seu conhecimento das artes mágicas. Como ela é uma ilusionista, ela também passa mais tempo no plano da Terra do que a maioria dos outros heróis mágicos. Isso a torna mais disponível do que os outros, e ela também é mais amigável do que a maioria.

Embora os eventos da crise de identidade possam ter prejudicado alguns de seus relacionamentos, ela ainda tem a confiança de seus aliados. Recentemente, ela ajudou o Super-Homem depois que ele procurou seu conselho sobre informações de Arion (Super-Homem). Mais recentemente, ela ajuda Mary Marvel (a irmã do Shazam) a aceitar seus novos poderes nas páginas dos quadrinhos Crise Final.

A contagem regressiva nº 37 destacou ainda mais o vasto repositório de conhecimento místico e artefatos poderosos à disposição de Zatanna. Sem o conhecimento de Zatanna, Mary estava sob a influência do vilão Eclipso, que fez com que Mary atacasse Zatanna na tentativa de apreender seus artefatos. Mesmo com o incrível poder de Shazam à sua disposição, Mary não era páreo para Zatanna, que rapidamente a expulsou de sua casa. Zatanna também ajudou Magog, apesar da tensão entre ele e a Sociedade da Justiça.

Combate desarmado

Embora a magia seja sua principal arma nas batalhas, Zatanna é uma habilidosa combatente corpo a corpo que consegue se manter surpreendentemente bem em uma luta física. Suas proezas de luta muitas vezes deixam seus oponentes surpresos, pois eles assumem erroneamente que ela é impotente se sua habilidade de lançar feitiços for neutralizada. Zatanna disse que tem uma faixa vermelha no kung fu marciano, um método de luta exótico com o qual poucos oponentes estão familiarizados, dando a ela uma vantagem adicional no combate. Ela também recebeu treinamento de combate com a Liga da Justiça e com o próprio Batman.

Aparições fora dos quadrinhos:

Certo, falou-se da Zatanna, mas todos os dados colhidos aqui vieram dos quadrinhos, por isso também vale lembrar que ela participou e participa bastante das outras mídias da DC Comics na TV, animações, Games…

Batman: The Animated Series, Liga da Justiça Ilimitada, Batman do Futuro, Batman: The Brave and the Bold, Gotham Girls, Cartoon Monoon, Justiça Jovem, Justiça Jovem: Invasão, Scooby-Doo! Wrestlemani Mystery, Liga da Justiça Sombroa, Liga da Justiça em Ação, DC Super Hero Girls, Jovens Titans: o Filme, Série Smallville, Justice League Heroes (Game), DC Universe Online…

Extra:

Aqui estão todas as revistas em quadrinhos que você pode ler e comprar sobre a Zatanna. Clica aqui.

Leia mais sobre a DC Comics clicando aqui.

Fonte: ComicVine

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.