Não deixe de conferir nosso Podcast!

Lista | Tudo que precisa saber sobre o Esmaga-Átomo

Saiba mais sobre o personagem da DC Comics, Esmaga-Átomo que participará do filme solo do Adão Negro
Esmaga-Átomo
Reprodução

Saiba mais sobre o personagem da DC Comics, Esmaga-Átomo que participará do filme solo do Adão Negro

O ator Noah Centineo, conhecido pelo papel no filme Para todos garotos que já amei, vai interpretar o herói Esmaga-Átomo no filme Adão Negro. O longa, que é derivado da história de Shazam!, terá Dwayne Johnson como protagonista.

Como é um dos personagens poucos conhecidos do público, resolvi escrever uma pequena lista contando um pouco dele e sua importância na DC Comics. Criado em 1983 por Roy Thomas, Jerry Ordway e Mike Machlan, isso é tudo que você precisa saber sobre o Esmaga-Átomo.

Origem

Nuklon
Albert ainda como Nuklon (DC Comics)

As primeiras lembranças do jovem e judeu Albert Julian Rothstein eram de uma criança que gostava de esportes, principalmente basquete, um pai morto na guerra do Vietnã e problemas na escola por ser um garoto que resolvia tudo no punho e violência.

Criado pela sua mãe, Terri, uma cientista da NASA e seu tio, Al Pratt (o primeiro Átomo da DC). Al passa diversos anos aprendemos mais sobre o pai e que seu tio era um super herói da Sociedade da Justiça da América. Nesta época ele vai morar uma temporada morando na Mansão da SJA.

Quando ele chega à mansão, é apresentado a Lyta Trevor (Fúria), Hector Hall (Senhor Destino) e Rick Tyler (Homem-Hora). Eles são todos filhos de heróis famosos do universo DC, Lyta, por exemplo, é filha da Mulher-Maravilha da Terra-2 com Steve Trevor. No entanto, eles ficam mais impressionados com o fato de a mãe de Albert trabalhar para a NASA.

O quarteto passa bastante tempos juntos por alguns anos, Albert se tornam um jovem forte e inteligente, nesse ínterim, ele acaba descobrindo que seu avó, pai de sua mãe e seu tio Al, era o vilão, Terry Curtis, o Ciclotron e que seu pai era inimigo mortal dele. Ciclotron usou seus filhos, Terri e Al numa experiência com o mineral Tório e que ele, Albert, tinha os genes modificados por causa disso.

Al Pratt acaba se tornando padrinho de Albert. Explica que seu poderes vem do elemento químico Tório da experiência que seu pai fez, porém Albert se interessa menos por ciência e mais por esportes, até se tornar um jogador de basquete de sua escola. Foi por essa época que acontece seu Bar Mitzvá (filho do mandamento) que é a cerimônia que insere o jovem judeu como um membro maduro na comunidade judaica. Iniciado como uma cerimônia folclórica, agora é parte universal do judaísmo oficial, tendo acabado como parte da lei escrita.

Ele fica surpreso ao ver seus amigos da SJA Rick, Hector e Lyta presentes. E foi nesse evento que Albert começa a se interessar pela pesquisa de sua mãe e pela ciência louca de seu padrinho. O tempo passa e ele entra na Universidade, onde foi tutorado pelo Almirante Trevor e pelo Dr. Meia-Noite, além de desenvolver seus poderes.

E assim mais ou menos, que, começa a vida Albert Julian Rothstein no universo da Sociedade da Justiça da América.

História

1983 – Crise e Pós-Crise

O Esmaga-Átomo só aparece de fato no quadrinho Corporação Infinito #1 – selo da DC Comics que abordava as aventuras dos filhos dos heróis da SJA – quando ele estava tentando ingressar na SJA. Durante esse período usava o codinome Nuklon e era um dos líderes da equipe. A série Corporação Infinito terminou após cerca de 50 edições, mas a DC não encerrou a equipe após a Crise nas Infinitas Terras (1985). Nuklon, Jade, Manto Negro, Doutor Destino e Fúria entraram numa linha do tempo diferente pós-crise.

Logo após, Nuklon finalmente vira membro da SJA, e sua única habilidade especial na época, era possuir superforça. Durante a primeira aventura dos Infinitores (uma SJA que foi afetado pelo fluxo da crueldade), Al aparentemente é morto pelo Átomo do Mal. Foi neste evento que também é revelado que sua estrutura molecular reduziu a densidade e permitiu que ataque do Átomo do Mal passasse por ele. É aqui que ele descobre que poderia mudar sua estrutura molecular e aumentar/diminuir de tamanho.

Anos 90 e Atualmente

Esmaga-Átomo sempre foi fiel ao Adão Negro (DC Comics)

Durante o início dos anos 90, Nuklon apareceu nos quadrinhos Liga da Justiça finalmente. Sua história de origem foi mudada um pouco e ele surgiu como um judeu muito religioso quando a heroína brasileira Fogo lhe segredou os sentimentos por ele. Albert utilizou sua religião para dar uma fora. O papel mais notável nesta época foi quando seu melhor amigo Manto Negro (Todd Rice) lhe disse que ele era gay e que o amava. Albert não sabia o que fazer, já que estava atirando suas asas para a Nevasca (Ice Maiden), mas ela lhe revelou que era bissexual; mas logo, Alber aceitaria o amor de Manto Negro.

Quando a Liga da Justiça voltou às suas origens, em 95, Nuklon desapareceu até o 96, quando retornou por um tempo nas páginas da Sociedade da Justiça da América. Ele mudou seu codinome finalmente para Esmaga-Átomo e vestiu o traje com o qual estamos mais familiarizados nos tempos modernos.

Esmaga-Átomo só teria uma participação maior apenas em 2005, no arco Reino Sombrio. Nessa época, Albet não estava mais com desejo de ser um herói, ele indagou os aspectos do que realmente faz um herói. Vendo essa fraqueza, Adão Negro que estava recrutando novos membros para sua causa, conseguiu levar o Esmaga-Átomo para lado negro da força.

O grupo do Adão Negro incluía os membros da Corporação Infinito, os vilões Brainwave, Nemesis e Alex Montez, que agora controlavam o demônio Eclipso, ganharam o controle do Reino Khandaq. Após uma breve briga com a SJA, Gavião Negro autoriza Adão Negro a ser o governante daquele país; contanto que eles não tentassem assumir qualquer outra região do mundo.

O último grande evento que o Esmaga-Átomo apareceu foi na Vingança Sombria. Nele, o grupo que originalmente ajudou a libertar Khandaq é derrotado pelo agora livre Eclipso e nada menos que o Espectro – o ser mais poderoso de todos os universos que existem da DC. Esmaga Átomo cresce até a altura do Espectro, mas ele acaba morrendo no embate.

Adão Negro vendo o que estava acontecendo correu para socorrer Esmaga-Átomo gritando: “Shazam”! E o trovão que caiu sobre ele o retornou do mundo dos mortos. Depois disso ainda cumpriu pena na prisão de Belle Reve.

Estamos em 2011, Novos 52 é a nova cara da DC Comics, Esmaga Átomo retorna e Amanda Waller diz para ele formar uma equipe. Mas isso acontece apenas na minissérie de sete capítulos do quadrinho do Adão Negro. Nesta pequena aventura, ele novamente se envolve com as paradas erradas e ainda envolve a esposa do Adão Negro, Ísis. Leia mais sobre a Isis aqui.

Ele também apareceu em Contagem Regressiva #35, mas como membro da Sociedade da Justiça da América.

Poderes e Habilidades

Esmaga-Átomo
DC Comics

Devido à energia atômica do elemento químico Tório que corre no seu DNA, Albert desenvolveu um corpo poderoso ainda na puberdade como dito acima. Quando começou a compreender melhor esse seu lado, ele passou a ser considerado um dos heróis mais poderosos da Terra, seu corpo é basicamente um blindado vivo, ele enfrentou adversários de peso como Solomon Grundy, Commander Steel e Robotman.

Durante uma batalha com seu “tio” Al Pratt (o átomo original) enquanto estava sob a influência do fluxo de crueldade, Al absorveu ainda mais energia nuclear, o que resultou em alguns poderes adicionais.

Ela pode aumentar de tamanho (o que aumenta sua força), alterar a densidade molecular, passar pelas coisas e aumentar sua densidade para se tornar indestrutível.

Com golpes poderosos que já derrubaram o Superman, Albert também é um piloto experiente.

Apesar de parecer imbatível, Esmaga Átomo tem uma fraqueza, alterar sua densidade molecular cobra muito caro para seu corpo, por isso, ele sofre bastante fazendo isso por muito tempo.

Fora dos quadrinhos:

Esmaga Átomo já apareceu na Liga da Justiça Sem Limites, Injustice: Gods Among Us, na série The Flash (2015)

Os detalhes sobre a trama do filme solo do Adão Negro ainda estão sendo mantidos em segredo. O que se sabe é que “Adão Negro” acompanha o personagem da DC apresentado inicialmente como o arqui-inimigo do Shazam. Quem escreveu o roteiro foi Adam Szytkiel.

O longa é estrelado por The Rock e dirigido por Jaume Collet-Serra. O projeto, vale lembrar, está previsto para 2021. Até lá, a gente segue de olho nas novidades!

Lista | Tudo que precisa saber sobre a Zatanna

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.