Não deixe de conferir nosso Podcast!

Coletânea inédita reúne contos de Neil Gaiman escritos de 1984 a 2018

Coletânea inédita reúne contos e trechos emblemáticos da obra de um dos autores mais inventivos do nosso tempo

Um dos maiores mestres da literatura contemporânea, Neil Gaiman sempre navegou por inúmeros gêneros e formatos. É o que comprova Neil Gaiman: histórias selecionadas, que chega às livrarias brasileiras em abril pela Intrínseca. Nesta que é uma das antologias mais abrangentes do autor dos aclamados O oceano no fim do caminho e Deuses americanos, os leitores terão a oportunidade de fazer uma verdadeira retrospectiva literária da carreira de Gaiman, com textos que vão de 1984 a 2018.

Ao todo são 52 textos, escolhidos pelos leitores em uma votação on-line. Alguns deles já foram publicados em antologias como Coisas frágeis e Alerta de risco, ou em romances como Deuses americanos, Os filhos de Anansi, Lugar Nenhum e O oceano no fim do caminho. Outros chegam pela primeira vez ao Brasil.

“As histórias neste livro estão organizadas por ordem de publicação — não por ordem de quantas pessoas gostaram delas —, começando pelas mais antigas. Você vai me ver tentando entender quem sou como escritor, experimentando chapéus e óculos de outras pessoas para saber se cabem em mim, até, com o tempo, descobrir quem eu era desde o início. Quero que você explore. Comece por onde quiser, leia qualquer história que lhe dê na telha”, afirma Gaiman.

São histórias de terror, humor, amor, fantasma, fantasia e mistério — tramas que transbordam seres fantásticos, pessoas comuns com poderes esquisitos, pessoas esquisitas com problemas comuns, mundos maravilhosos e terríveis, e o mundo real, que não é tão real quanto você talvez imagine.

Com apresentação de Marlon James, autor do premiado Breve história de sete assassinatos, Neil Gaiman: histórias selecionadas é ao mesmo tempo uma porta de entrada para a obra de um dos escritores mais versáteis e renomados das últimas décadas e um tesouro literário ao qual leitores novos e antigos retornarão muitas e muitas vezes.

LEIA TAMBÉM:  Bastien Vivès e Seus Comparsas Fazem de "A Grande Odalisca" Uma Grande Orgia dos Sentidos

“Esta é uma iniciação que faz você mergulhar de cabeça e aborda tudo que selou a reputação de Gaiman como um dos nossos mestres da fantasia. Mesmo assim, até para alguém que já leu um bocado da obra dele, ainda tem muita coisa para se descobrir, inclusive nos materiais antigos. Como eu disse, algumas pessoas têm todos os álbuns e ainda compram as coletâneas de sucessos, e não é por nostalgia”, avalia James.

Neil Gaiman: histórias selecionadas é um testemunho do brilhantismo, da criatividade e do talento único do autor para construir tramas e universos singulares. “Adoro ser escritor porque, quando escrevo, posso fazer o que quiser. Não existem regras. Não existem sequer guias. Posso escrever coisas engraçadas e tristes, histórias grandes e pequenas. Posso escrever para deixar você feliz, ou posso escrever para gelar seu sangue”, conclui Gaiman.

 

O autor

NEIL GAIMAN tem mais de vinte livros publicados para leitores de todas as idades e já recebeu diversos prêmios literários, incluindo o Hugo, o Bram Stoker e a Newbery Medal. Começou a carreira como jornalista, mas logo enveredou pelo mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, e, depois, para a ficção adulta e a infantojuvenil. Pela Intrínseca, publicou também Deuses americanos, Coraline, Mitologia nórdica, O oceano no fim do caminho, Coisas frágeis, Alerta de risco, Biblioteca Gaiman, entre muitos outros.

 

NEIL GAIMAN: HISTÓRIAS SELECIONADAS, de Neil Gaiman

Tradução: Leonardo Alves, Augusto Calil, Edmundo Barreiros, Fábio Barreto e Renata Pettengill

Páginas: 656

Editora: Intrínseca

Livro impresso: R$ 119,90

E-book: R$ 84,90

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.