De acordo o New York Times, fãs de K-pop e usuários do TikTok incentivaram os seguidores a se inscreverem e não comparecerem ao evento do presidente Trump
Jovens usuários do TikTok e fãs de K-Pop se dizem os responsáveis pelo ginásio em Tulsa ter ficado vazio, sábado (20/06). O local, que tem capacidade para 19 mil pessoas sentadas, recebeu o primeiro comício da campanha de reeleição de Donald Trump.
Segundo reportagem do “New York Times”, os adolescentes reservaram potencialmente centenas de milhares de ingressos para o evento e não compareceram.
A fuller view of stadium as program begins pic.twitter.com/xGdqTpwi1L
— Steadman™ (@AsteadWesley) June 20, 2020
As reservas eram ilimitadas, mas a ação gerou uma expectativa enorme na campanha (que chegou a divulgar a previsão de quase 1 milhão de pessoas presentes). O que atrapalhou o planejamento e aumentou o vexame dos organizadores do evento e do próprio presidente dos Estados Unidos.
No Twitter, o esforço para privar o comício de Trump de receber uma multidão se espalhou e os usuários brincaram com isso. “Adolescentes no TikTok e fãs de K-pop se juntam para arruinar o comício de Trump em Tulsa”, postou um internauta.
zoomers, teens on tiktok, and kpop stans coming together to ruin trump’s tulsa rally pic.twitter.com/wYyHw65LMJ
— emma (@ptrickjane) June 21, 2020
Os fãs de K-pop também foram responsáveis por derrubar no dia 31 de maio passado do Departamento Policial da Cidade de Dallas – um aplicativo, onde pediam para enviar denúncias com a localização e “atividades ilegais” em protestos em prol do Black Lives Matter e Justiça para George Floyd e suas imediações. O aplicativo em questão, chamado iWatch Dallas, funcionaria através de vídeos enviados por usuários, mas os fãs de KPOP acabaram derrubando o aplicativo, ao fazer o upload de uma enxurrada de fancams.
Fancams, para quem não está acostumado com o termo, são vídeos curtos de ídolos feitos por fãs. A tendência se espalhou por todos os tipos de artistas depois da popularização do seu uso por kpoppers.
Resposta
Neste domingo, em nota divulgada para a impressa, os organizadores do evento explicaram que eles, constantemente, eliminam números falsos, como fizeram com dezenas de milhares no comício de Tulsa. Alegaram, ainda, que “todo comício é de admissão geral, a entrada é feita por ordem de chegada e o registro prévio não é necessário”.
O gerente da campanha de Trump, Brad Parscale, também fez uma crítica aos repórteres que escreveram sobre a estratégia dos usuários do TikTok e fãs de Kpop, mas não contataram a equipe da campanha para um uma reposta. “Os repórteres que escreveram alegremente sobre os fãs de TikTok e K-Pop – sem entrar em contato com a campanha para obter um comentário – se comportaram de maneira não profissional”, afirmou.
Na nota, Parscale voltou a ressaltar que o que realmente influenciou a ausência do público esperado foram as “fake news” sobre a covid-19 e os protestos que afastaram as pessoas do comício.
Fãs de K-pop nunca critiquei. Não duvidem da força que tem e nunca se calem.
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