Não deixe de conferir nosso Podcast!

Aggretsuko | Conheça a prima furiosa da Hello Kitty!

Netflix

Aggretsuko é um perfeito exemplo de como não devemos julgar um livro pela capa.

Quem espera por um desenho de bichinhos fofinhos para assistir com as crianças, vai ficar bastante surpreso com o conteúdo desse anime. Aggretsuko, definitivamente, não foi feito para quem tem menos de 20 anos de idade!

Quando pensamos em adaptações de mangás ou animes originais, trazer uma personagem adorável da Sanrio – a companhia responsável por uma certa gatinha adorável chamada Hello Kitty – não estaria propriamente nos nossos planos. Ainda assim, é exatamente o que a Netflix nos apresenta com Aggretsuko!

Esta é a Retsuko, uma adorável panda-vermelha de 25 anos. De dia, Retsuko cumpre com as suas funções como contabilista numa empresa no Japão, aguentando todo o tipo de abusos verbais ou humilhações pelo seu chefe de departamento e dos seus colegas de trabalho. De noite, Retsuko afoga as suas mágoas e dissabores num espaço privado de karaoke. Poderia ser adorável… não fosse Retsuko investir no heavy metal!!!

Netflix

O MELHOR

O que salta logo à vista em Aggretsuko é o estilo visual. A série original da Netflix nunca se quis levar a sério no que toca ao realismo. Portanto, a série possui uma espécie de lufada de ar fresco num panorama cada vez mais maduro, mais adulto. O anime vive e sobrevive do seu humor clássico, repleto de momentos muito bem passados, dado o ridículo de algumas das situações que a jovem panda-vermelha enfrenta.

No entanto, tal como a sua faceta de heavy metal, Aggretsuko esconde um lado negro. Diz-se que o “humor por vezes esconde as duras verdades”. E de certa forma, é exatamente isso que testemunhamos ao longo de 10 episódios de 15 minutos cada. Vemos Retsuko a fazer o melhor que pode para poder poupar nas contas, tendo, para isso, que aguentar um chefe intragável e alguns colegas que abusam da sua boa vontade. De certa forma, a nossa protagonista adorável é a personificação não só do ambiente austero dentro de um escritório, repleto de indivíduos prontos a fazerem-nos a vida negra, mas também sobre o papel desfavorecido que a Mulher desempenha num ambiente profissional. Para o bem ou para o mal, Aggretsuko consegue trazer muitas similaridades com o que se passa no lado de cá do ecrã.

Netflix

 

 

O PIOR

Aggretsuko pode ser um daqueles animes do género feeling good com uma clara alusão aos tempos difíceis que ocorrem, mas fica a ideia de que podia ter sido melhor explorada. A série não tem receio de abordar temas contemporâneos, ainda que caia nos velhos estereótipos do costume. Infelizmente, estereótipos é o que podemos encontrar em demasia. Um dos exemplos disso é o Diretor Ton, o chefe de Retsuko que, além deter a forma física de um porco, age como um porco! Tal como outros personagens estereotipados, Ton revela algumas facetas ocultas, que lhe ajudam a desenvolver o seu personagem; no entanto, essas facetas são facilmente descartadas no momento a seguir.

Só podemos esperar que haja uma segunda temporada desse anime maravilhosamente estranho e comovente.

 

Dica dada pela Love Tripper

4

Resumo

Essa pérola está disponível na Netflix em 10 deliciosos episódios de 15 minutos cada. Se você ainda não assistiu, investir o seu tempo em Aggretsuko valerá muito!

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.